O Livro dos Espíritos

137 – Influencia do Espiritismo no Progresso


a) O Espiritismo por força de sua amplitude filosofica e moral será no futuro uma crença comum.

b) O Espiritismo explica ao ser humano a relação passado-presente-futuro e com isso diminui o apego a matéria

c) Os ensinamentos chegam até nós de uma forma lenta e gradual de acordo com nosso entendimento e o uso da razao

Conclusão


1) Como acontece a transformação das idéias? O que o Espiritismo será no futuro?

A transformação das idéias é lenta, assim como lenta é a nossa evolução. O espirito criado simples e ignorante, vai através de suas encarnações recebendo informações e vivências que farão com que ele vá formando sua personalidade e caráter, assim como expandindo sua mente para novas idéias e aquisições. É através dessas vivencias que as idéias vão se transformando e impondo na humanidade.
Quanto ao Espiritismo ele será no futuro aquilo que nós espiritas fizermos dele. Depende de nós sermos coerentes com a filosofia espirita, acompanharmos a ciencia como nos recomendou Kardec e seguirmos sempre as leis morais, para que com nosso exemplo o Espiritismo possa tambem se expandir como doutrina de amor ao proximo e libertacao de ideias

2) Como o espiritismo poderá destruir o materialismo?

Descortinando o passado e o futuro com o esclarecimento da reencarnação, da lei de causa e efeito, da comunicabilidade entre os mundos espiritual e material. Somente no dia que o ser humano tiver consciencia de que a vida existe alem da materia e o amor ao proximo e a solidariedade sao as chaves para a harmonia, o materialismo será destruido, pois nao haverá mais o meu, mas o nosso, nao haverao diferenças de cor, de raça ou classe social.

3) Por que os espiritos nos transmitem os ensinamentos em doses homeopáticas?

Somos ainda crianças espirituais e nao temos capacidade de apreender e reter todos os conhecimentos. Eles nos sao passados de acordo com nossas necessidades e capacidade de entendimento pois se tudo nos fosse passado de uma só vez, perderíamos a maior parte dos ensinamentos. Há que ter um tempo para que possamos parar, pensar e colocar em pratica o que aprendemos e entao estaremos prontos para novos conhecimentos.

4) Qual a influencia do Espiritismo no Progresso?

Exatamente a modificacao do ser humano para melhor fazendo com que o progresso seja feito de maneira harmonica e solidaria. O Espiritismo é uma filosofia progressista, pois nos mostra que o futuro está em nossas maos, somos nós que o contruimos com as nossas acoes e o mundo amanhã será o que fizermos dele hoje.