O Livro dos Espíritos

126 – Crueldade


a) A crueldade é o que tem de pior no instinto de destruição. A destruição
constitui uma necessidade. Mas, o mesmo não se dá com a crueldade, que
é sempre resultado de uma natureza má.

b) Nos povos primitivos, a crueldade predomina, face à preponderância da
matéria sobre o espírito. Como não experimentam outras necessidades senão
as da matéria, o instinto de conservação os torna, em geral, cruéis. Além disso,
estes povos se conservam sob o império de espíritos igualmente pouco
evoluídos, que com eles se afinizam, até que venham se libertar dessa influência.

c) A crueldade é conseqüência do atraso no desenvolvimento do senso moral.
Tanto no homem cruel como nos selvagens, embora o possuam, o senso moral
se encontra em estado rudimentar. À medida que vão desenvolvendo este
senso, neutralizam os instintos materiais, tornando-se bons e humanos.

d) Kardec comenta que todas as faculdades existem no homem e se desenvolvem
conforme as circunstâncias. Porém, explica que o desenvolvimento excessivo de
umas detém ou neutraliza o das outras. Com a evolução do senso moral, o homem
enfraquece, pouco a pouco, as faculdades puramente animais.

e) No seio das civilizações mais adiantadas, pode-se encontrar espíritos tão cruéis
quanto os selvagens, que encarnam entre homens adiantados como meio de também
se adiantarem. Não conseguindo vencer a prova, deixam predominar a natureza
primitiva.

f) Com o progresso da humanidade, os espíritos em quem ainda domina o instinto
do mal irão desaparecendo gradualmente. Mas renascerão sob outros invólucros,
com mais experiência, que o farão compreender o bem e o mal. À exemplo das
plantas e dos animais, que o homem conseguiu aperfeiçoar, desenvolvendo neles
novas qualidades, estes espíritos também progredirão. Serão necessárias, contudo,
muitas gerações para que esse desenvolvimento se torne completo.


QUESTÕES PARA ESTUDO E PARTICIPAÇÃO

1) Pode-se justificar a crueldade como necessidade imposta pela Lei de Destruição?

2) Qual a explicação para o fato de a crueldade predominar nos povos primitivos?

3) Podemos dizer que o homem cruel não possui senso moral?

4) Por que Deus permite a existência de seres cruéis no seio de civilizações adiantadas?

5) É inevitável a crueldade no meio da sociedade?



Conclusão


1) Pode-se justificar a crueldade como necessidade imposta pela Lei de Destruição?

Não. Embora, algumas vezes, a destruição seja uma necessidade, a crueldade
jamais se justifica, resultando, sempre, de uma natureza má.

2) Qual a explicação para o fato de a crueldade predominar nos povos primitivos?

A preponderância da matéria sobre o espírito. Os povos ainda em estágio
primitivo entregam-se ao instinto bruto, pois não experimentam outras necessidades
que não a conservação do corpo físico. Além disso, por serem pouco evoluídos,
mantêm-se sob a influência dominadora de espíritos igualmente atrasados em sua
evolução, o que os torna cruéis.

3) Podemos dizer que o homem cruel não possui senso moral?

O homem cruel possui senso moral, como todos os outros, só que em estado
rudimentar, latente, pouco ou nada desenvolvido, . Com o desenvolvimento desse
senso moral, tornar-se-ão, mais tarde, seres bons e humanos.

4) Por que Deus permite a existência de seres cruéis no seio de civilizações adiantadas?

Deus o permite para lhes possibilitar que se adiantem, aproveitando a influência
de espíritos mais adiantados. Contudo, por vezes, não suportam o peso da prova e
sucumbem, deixando predominar a natureza primitiva.

5) É inevitável a crueldade no meio da sociedade?

À medida que progridem, esses homens, em quem o instinto do mal predomina e
que se acham deslocados entre pessoas de bem, desaparecerão do seio da humanidade,
renascendo, em outros corpos, com mais experiência e compreendendo melhor o bem
e o mal.