O Livro dos Espíritos

080 – Convulsionários

CENTRO VIRTUAL DE DIVULGAÇÃO E ESTUDO DO ESPIRITISMO - CVDEE
Sala LEspiritos - lespiritos@cvdee.org.br


Estudo nº LE 080-a

Parte II, Capítulo IX - Da intervenção dos espíritos no mundo corporal

Tema: Convulsionários (Questões 481 a 483)


R E S U M O

a) Os espíritos desempenham papel importante nos chamados convulsionários (aqueles que têm convulsões). O magnetismo, porém, é a causa originária de tais fenômenos, que têm sido explorado pelo charlatanismo. Os espíritos que provocam este tipo de fenômeno são sempre de condição evolutiva inferior, pois os espíritos superiores não se comprazem com semelhantes coisas.

b) Por efeito de simpatia, o estado anormal dos convulsionários pode se entender subitamente a toda uma população. As
disposições morais se comunicam mais facilmente em certos casos e, por efeitos magnéticos, alguns espíritos podem provocá-los.

Comentário de Allan Kardec: Entre as singulares faculdades que se notam nos convulsionários, algumas
facilmente se reconhecem, de que numerosos exemplos oferecem o sonambulismo e o magnetismo, tais como, além
de outras, a insensibilidade física, a leitura do pensamento, a transmissão das dores, por simpatia, etc. Não há, pois,
duvidar de que aqueles em quem tais crises se manifestam estejam numa espécie de sonambulismo desperto,
provocado pela influência que exercem uns sobre os outros. Eles são ao mesmo tempo magnetizadores e magnetizados,
inconscientemente.

c) A insensibilidade fisica que se observa em alguns convulsionarios é, exclusivamente, efeito do magnetismo, que atua sobre o sistema nervoso do mesmo modo que certas substancias. Em outros, a exaltação do pensamento embota a sensibilidade, como se a vida se retirasse do corpo para se concentrar toda no espírito. Quando o espírito está vivamente preocupado com uma coisa, o corpo nada sente, nada vê e nada ouve.

Comentário de Allan Kardec: A exaltação fanática e o entusiasmo hão proporcionado, em casos de suplícios,
múltiplos exemplos de uma calma e de um sangue frio que não seriam capazes de triunfar de uma dor aguda, senão
admitindo-se que a sensibilidade se acha neutralizada, como por efeito de um anestésico. Sabe-se que, no ardor da
batalha, combatentes há que não se apercebem de que estão gravemente feridos, ao passo que, em circunstâncias
ordinárias, uma simples arranhadura os poria trêmulos.

Visto que esses fenômenos dependem de uma causa física e da ação de certos Espíritos, lícito se torna perguntar como
há podido uma autoridade pública fazê-los cessar em alguns casos. Simples a razão. Meramente secundária é aqui a
ação dos Espíritos, que nada mais fazem do que aproveitar-se de uma disposição natural. A autoridade não suprimiu
essa disposição, mas a causa que a entretinha e exaltava. De ativa que era, passou esta a ser latente. E a autoridade
teve razão para assim proceder, porque do fato resultava abuso e escândalo. Sabe-se, demais, que semelhante intervenção
nenhum poder absolutamente tem, quando a ação dos Espíritos é direta e espontânea.

QUESTÕES PARA ESTUDO

1 - Qual a origem do fenômeno que atinge os chamados convulsionários?

2 - Como este fenômeno pode se manifestar nos convulsionários?

3 - Pode o convulsinário perder temporariamente a sensibilidade física?

4 - Como se pode fazer cessar a ocorrência deste fenômeno?

Conclusão

O N C L U S Ã O

1 - Qual a origem do fenômeno que atinge os chamados convulsionários?

R - Segundo os Espíritos, na resposta à questão 481, a causa originária de tais fenômenos, é o magnetismo. Allan Kardec, no comentário à questão 483, complementa informando que esses fenômenos dependem de uma causa física e da ação de certos espíritos. Podemos, assim, concluir que a origem desses fenômenos está numa causa física, que pode ser explorada por espíritos de natureza inferior, através do magnetismo, provocando a sua ocorrência, ou seja, a causa está na influência magnética de um espírito agindo sobre uma anomalia do organismo físico do encarnado.

Seria então, o espírito desencarnado, por estar vinculado psiquicamente ao encarnado, por afinidade de pensamentos, atuando magneticamente no organismo físico do encarnado, produzindo as convulsões.

Convulsão: Contração incoordenada e involuntária da musculatura, acompanhada, na maioria das vezes, de perda da consciência. Anormalidades neurológicas passageiras causadas por descargas elétricas descontroladas do cérebro como resultado de atividade elétrica anormal.

Dicionário Aurélio:
1. Ato ou efeito de convulsar; convulsionar, convelir.
2. Grande agitação ou transformação.
3. V. cataclismo (3).
4. Neur. Contração, ou série de contrações, súbitas e involuntárias, dos músculos voluntários.

Dicionário Michaelis:

convulsão-1. Ato ou efeito de convulsionar. 2. Med. Contração muscular brusca e involuntária.

convulsionar - Pôr em convulsão. 2. Excitar. 3. Revolucionar.

convulsivo - 1. Relativo a convulsão. 2. Em que há convulsão. 3. Semelhante a convulsão.

convulso - Em que há convulsão.


2 - Como este fenômeno pode se manifestar nos convulsionários?

R - Entre as singulares faculdades que se notam nos convulsionários, algumas facilmente se reconhecem, de que numerosos exemplos oferecem o sonambulismo e o magnetismo, tais como, além de outras, a insensibilidade física, a leitura do pensamento, a transmissão das dores, por simpatia, etc

3 - Pode o convulsionário perder temporariamente a sensibilidade física?

R - A insensibilidade física que se observa em alguns convulsionarios é, exclusivamente, efeito do magnetismo, que atua sobre o sistema nervoso do mesmo modo que certas substancias. Em outros, a exaltação do pensamento embota a sensibilidade, como se a vida se retirasse do corpo para se concentrar toda no espírito. Quando o espírito está vivamente preocupado com uma coisa, o corpo nada sente, nada vê e nada ouve.

Segundo explica Kardec, em "A Gênese", "a matéria inerte é insensível; o fluido perispiritual o é igualmente, mas transmite a sensação ao centro sensitivo que é o espírito. As lesões dolorosas do corpo repercutem, pois, no espírito, como um choque elétrico, por intermédio do fluido perispiritual, do qual os nervos parecem ser os fios condutores. É o influxo nervoso dos fisiologistas, que, não conhecendo as relações desse fluido com o princípio espiritual, não têm podido explicar todos os efeitos.


Essa interrupção pode ter lugar pela separação de um membro ou seccionamento de um nervo, mas também, parcialmente ou de modo geral, e sem nenhuma lesão, nos momentos de emancipação , de grande superexcitação, ou de preocupação do Espírito. Nesse estado, o espírito já não cuida mais do corpo, e em sua atividade febril, atrai, por assim dizer, a si, o fluido perispiritual, o qual, retirando-se de sua superfície, ali produz uma insensibilidade momentânea. Poderíamos ainda admitir que em certas circunstâncias, se produza no próprio fluido perispiritual uma modificação molecular que lhe retire temporariamente a propriedade de transmissão. É assim que, no ardor do combate, um militar não percebe ter sido ferido; que uma pessoa cuja atenção esteja concentrada em seu trabalho não ouve o ruído que se faz em seu derredor. É um efeito análogo, porém mais pronunciado que se realiza com certos sonâmbulos, na letargia e na catalepsia. Por fim, é assim que se pode explicar a insensibilidade dos convulsionários e de certos mártires."



4 - Como se pode fazer cessar a ocorrência deste fenômeno?

R - Como vimos, a atuação dos espíritos é secundária, pois nada mais fazem do que se aproveitarem de uma disposição do organismo físico do encarnado. Sendo assim, é possível neutralizar a sua ação através de um tratamento espiritual. O combate ao processo obsessivo varia de conformidade com o seu grau de intensidade. Nos casos mais simples, explica Kardec, ainda em "A Gênese", a transformação moral do obsediado é o necessário para afastar o obsessor. Porém, nos casos de obsessão grave, em que a ação do obsessor é mais intensa, a vítima fica impregnada de um fluido pernicioso com que o mau espírito a envolve, neutralizando os fluidos salutares. Para eliminar a ação de um mau fluido é preciso envolver o indivíduo com um fluido melhor, por meio da ação de um médium curador.

No entanto, continua o Codificador, nem sempre essa ação mecânica é suficiente. Muitas das vezes se faz necessário atuar sobre o espírito obsessor, falando-lhe com autoridade moral, de modo a levá-lo a renunciar seus maus desígnios e fazendo-o chegar ao arrependimento e despertando-lhe o desejo do bem. Conclui Kardec que, qualquer que seja o tipo de obsessão, "a prece é o mais poderoso meio de que se dispõe para demover de seus propósitos maléficos o obsessor."