O Livro dos Espíritos

068 – Visitas Espíritas entre Pessoas Vivas

Texto para estudo - LE

413. Do princípio da emancipação da alma parece decorrer que temos duas existências simultâneas: a do corpo, que nos permite a vida de relação ostensivas; e a da alma, que nos proporciona a vida de relação oculta. É assim? “No estado e emancipação, prima a vida da alma. Contudo, não há, verdadeiramente, duas existências. São antes duas fases de uma só existência, porquanto o homem não vive duplamente.”

414. Podem duas pessoas que se conhecem visitar-se durante o sono? “Certo e muitos que julgam não se conhecerem costumam reunir-se e falar-se. Podes ter, sem que o suspeites, amigos em outro país. É tão habitual o fato de irdes encontrar-vos, durante o sono, com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase todas as noites fazeis essas visitas.”

415. Que utilidade podem elas ter, se as olvidamos? “De ordinário, ao despertardes, guardais a intuição desse fato, do qual se originam certas idéias que vos vêm espontaneamente, sem que possais explicar como vos acudiram. São idéias que adquiristes nessas confabulações.”

416. Pode o homem, pela sua vontade, provocar as visitas espíritas? Pode, por exemplo, dizer, quando está para dormir: Quero esta noite encontrar-me em Espírito com Fulano, quero falar-lhe para dizer isto? “O que se dá é o seguinte: Adormecendo o homem, seu Espírito desperta e, muitas vezes, nada disposto se mostra a fazer o que o homem resolvera, porque a vida deste pouco interessa ao seu Espírito, uma vez desprendido da matéria. Isto com relação a homens já bastante elevados espiritualmente. Os outros passam de modo muito diverso a fase espiritual de sua existência terrena. Entregam-se às paixões que os escravizaram, ou se mantêm inativos. Pode, pois, suceder, tais sejam os motivos que a isso o induzem, que o Espírito vá visitar aqueles com quem deseja encontrar-se. Mas, não constitui razão, para que semelhante coisa se verifique, o simples fato de ele o querer quando desperto.”

417. Podem Espíritos encarnados reunir-se em certo número e formar assembléias? “Sem dúvida alguma. Os laços, antigos ou recentes, da amizade costumam reunir desse modo diversos Espíritos, que se sentem felizes de estar juntos.”

Pelo termo antigos se devem entender os laços de amizade contraída em existências anteriores. Ao despertar, guardamos intuição das idéias que haurimos nesses colóquios, mas ficamos na ignorância da fonte donde promanaram.

418. Uma pessoa que julgasse morto um de seus amigos, sem que tal fosse a realidade, poderá encontrar-se com ele, em Espírito, e verificar que continuava vivo? E dado o fato, poderia, ao despertar, ter dele a intuição? “Como Espírito, a pessoa que figuras pode ver o seu amigo e conhecer-lhe a sorte. Se lhe não houver sido imposto, por prova, crer na morte desse amigo, poderá ter um pressentimento da sua existência, como poderá tê-lo de sua morte.”



Texto complementar:

(Fonte: CURSO DE INTRODUÇÃO À DOUTRINA ESPÍRITA. Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora - MG - ESDE - FEB)

Os sonhos são tão diversos e infinitas as suas modalidade que estudos profundos têm sido realizados à respeito pela Ciência oficial, sem contudo, encontrar explicações convincentes. Somente o conhecimento das leis que regem os fenômenos espíritas, principalmente, o estudo do perispírito e suas propriedades, irão aclarar estas informações.Nem todos os sonhos dão idéia de libertação da alma.

André Luiz [Mecanismos da Mediunidade] diz que quanto mais inferiorizado o homem, mais dificuldade terá na emancipação espiritual durante o sono físico.

Para o homem primitivo, o sono nada mais é que puro e absoluto refazimento físico. Nos primeiros estágios da evolução, o sonho seria invariável ação reflexa de nosso próprio mundo consciencial e afetivo.

Da mesma forma que o sensitivo vai até ao local sugerido pelo hipnotizador, a criatura sob hipnose natural que é o sono, fora do corpo físico, vai também até ao local sugerido ou será atraída através do próprio desejo que é o reflexo condicionado, até ao local que se lhe vincula o pensamento.

Pelas informações deste autor espiritual, nossos sonhos são agradáveis ações construtivas que nos ligam a Espíritos afins, propensos ao bem, ou a ações negativas, deprimentes se nossa sintonia for inferior. A maior ou menor emancipação da alma durante o sono está relacionada, segundo os ensinamentos dos Espíritos, com o nosso grau de evolução.

(...)

A análise dos sonhos pode nos trazer informações valiosas para nosso auto-conhecimento. Contudo, devemos nos precaver contra as interpretações pelas imagens ou lembranças esparsas. Há sempre um forte conteúdo simbólico em nossas percepções psíquicas que, normalmente nos chegam acompanhadas de emoções e sentimentos.

Se ao despertarmos, nos sentimos envolvidos por emoções boas, agradáveis, vivenciamos uma experiência positiva durante o sono físico. Ao contrário, se as emoções são negativas, nos vinculamos, certamente, a situações e Espíritos inferiores de acordo com nossos hábitos, vícios morais, pensamentos negativos.

Daí a necessidade de adequarmos nossas vidas aos ensinamentos cristãos, vivenciando o amor, o perdão e altruísmo habituando-nos à oração antes de dormir, para nos ligarmos a valores positivos e sintonias superiores.



QUESTÕES PARA REFLEXÃO E ESTUDO:

1.Com você explicaria a vida de relação espiritual e material do homem?

2.Qual a finalidade da emancipação da alma durante o sono?

3.Podem duas pessoas encarnadas visitarem-se durante a emancipação da alma, enquanto dormem?

4.Como podemos saber, quando não lembramos, se essas experiências foram boas ou não?

5.Por que não guardamos lembranças dessas experiências?

6.Podemos interferir para que aconteça o que desejamos durante a emancipação do espírito?

7.Por que as percepções dos espíritos desencarnados são mais aprimoradas?


Conclusão

conclusão:

1.Com você explicaria a vida de relação espiritual e material do homem?

Embora didaticamente se possa dizer que o homem tem "duas vidas" de relação, essa divisão é apenas para efeito de estudo, pois, na verdade a vida material e espiritual são uma só com dois aspectos: " São antes duas fases de uma só existência, porquanto o homem não vive duplamente.”

2.Qual a finalidade da emancipação da alma durante o sono?

Atender a necessidade do espírito de aprendizagem e de relação no plano espiritual que a matéria lhe dificulta.

3.Podem duas pessoas encarnadas visitarem-se durante a emancipação da alma, enquanto dormem?

Sim. Muitas vezes nos encontramos com pessoas que conhecemos apenas espiritualmente e das quais não temos a menor lembrança quando acordados. "É tão habitual o fato de irdes encontrar-vos, durante o sono, com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase todas as noites fazeis essas visitas.”

4.Como podemos saber, quando não lembramos, se essas experiências foram boas ou não?

Pela intuição. Se a sensação depois do sono for boa é porque nossas experiências durante a emancipação da alma também foram boas e contrário também é verdadeiro.

5.Por que não guardamos lembranças dessas experiências?

"André Luiz [Mecanismos da Mediunidade] diz que quanto mais inferiorizado o homem, mais dificuldade terá na emancipação espiritual durante o sono físico."Então, pode-se deduzir que quanto mais apegados à matéria, isto é, quanto mais involuído for o espírito, menor consciência ele terá de suas experiências durante o sono.

6.Podemos interferir para que aconteça o que desejamos durante a emancipação do espírito?

Podemos tentar, mas muitas vezes, o que interessa ao espírito não é o mesmo que interessa quando estamos acordados e fazemos aquilo que é melhor para nós.

7.Por que as percepções dos espíritos desencarnados são mais aprimoradas?

Porque quando desencarnado o espírito está livre da matéria que o limita.



"Daí a necessidade de adequarmos nossas vidas aos ensinamentos cristãos, vivenciando o amor, o perdão e altruísmo habituando-nos à oração antes de dormir, para nos ligarmos a valores positivos e sintonias superiores." (Fonte: CURSO DE INTRODUÇÃO À DOUTRINA ESPÍRITA. Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora - MG - ESDE - FEB)