O Livro dos Espíritos

009 – Deus e o Infinito e Provas da Existência de Deus

LE009-Estudo Sintetico do Livro dos Espiritos
LIVRO DOS ESPIRITOS- Allan Kardec, Das causas Primarias,
Parte Primeira, Capitulo I, perguntas 01 a 09.
Tema: Deus e o Infinito e Provas da existencia de Deus.

I- Deus e o Infinito

a) "Deus e a inteligencia suprema, causa primaria de todas
as coisas."
b)"Deve-se entender por infinito o que nao tem comeco nem
fim: o desconhecido, tudo o que e desconhecido e
infinito."
c)"Poder-se-ia dizer que Deus e o infinito, porem, e uma
definicao incompleta. Pobreza da linguagem humana,
insuficiente para definir que esta acima da linguagem dos
homens." E tomar atributo de uma coisa pela propria coisa.
E definir uma coisa desconhecida por outra desconhecida. O
Universo e uma abstracao.

II. Provas da existencia de Deus

a) Pode-se encontrar a prova da existencia de Deus num
axioma que aplicamos as nossas ciencias. Nao ha efeito sem
causa. Procuremos a causa de tudo o que nao e obra do homem
e a nossa razao respondera."
b) "A deducao que se pode tirar do sentimento instintivo,
que todos os homens trazem em si, da existencia de Deus e a
de que Deus existe. E ainda uma consequencia do principio -
nao ha efeito sem causa".
c) "O sentimento intimo que temos da existencia de Deus nao
e fruto da educacao nem resultado de ideias adquiridas. Se
assim, fosse, os selvagens nao teriam esse sentimento."
d) "Nao esta nas propriedades da materia a causa primaria
da formacao das coisas. E sempre indispensavel uma causa
primaria."
e) "A opiniao dos que atribuem a formacao primaria a uma
combinacao fortuita da materia ao acaso, e absurda. 0 homem
de bom-senso nao pode considerar o acaso um ser inteligente,
pois que o acaso e nada."
f) "O que se revela, na causa primaria, uma inteligencia
suprema e superior a todas as inteligencias, e que pela
obra se conhece o autor. A obra e o Universo. Basta
procurar o autor. A incredulidade e gerada pelo orgulho. O
homem orgulhoso nada admite acima de si."
g) Ha inteligencia nas manifestacoes gerais do universo; o
homem nao pode criar o que cria a natureza. Entao a causa
mater da natureza e uma inteligencia superior a
humanidade.

III-GLOSSARIO:
1-Axioma: Premissa imediatamente evidente que se admite como
universalmente verdadeira, sem exigencia de demonstracoes.
Maxima.
2-Abstracao: Ato de separar mentalmente um ou mais elementos
de uma totalidade complexa, os quais so´ mentalmente podem
subsistir fora desta totalidade.

IV-QUESTOES PARA ESTUDO E DIALOGO VIRTUAL:

1 - Na sua opiniao porque dizer que Deus e infinito e,
segundo ensinamento dos espiritos, uma definicao incompleta.

2 - Quais evidencias que temos da existencia de Deus ?

3 - Como podemos entender os sentimentos instintivos da
divindade, em diversos povos e em diferentes epocas da
Humanidade ?

Conclusão

Centro Virtual de Divulgacao e Estudo do Espiritismo
Lista Estudo-L

LE009

1) Na sua opinião porque dizer que Deus é infinito é segundo ensinamento
dos espíritos, uma definição incompleta?

Por dois motivos básicos: o primeiro é que ser infinito é uma das
qualidades ou atributos de Deus e não podemos definir "algo"por seus
atributos. Em segundo lugar porque a afirmativa é um paradoxo filosófico:
se é infinito, como poderia ser definido, limitado (definir algo é
estabelecer os limites desse algo; ora, seria o mesmo que circunscrever
Deus, o que é impossível por essa sua qualidade de ser infinito).

2) Quais evidências que temos da existência de Deus?

Evidências causais puras(cosmológicas): Deus como "agente"causador do
Universo.
Evidências causais que denotam uma inteligência suprema: o Universo com
todo o conjunto de leis (físicas e morais). Ou seja, como explicar essa
universalidade das leis no tempo e no espaço, se não houvesse um "Grande
Unificador"?
Evidências relacionadas ao Ser (ontológicas): vide resposta da 3)
Numa palavra: todo efeito tem uma causa, logo...

3) Como podemos entender os sentimentos instintivos da divindade, em
diversos povos e em diferentes épocas da humanidade?

Esse sentimento só pode ser explicado pela presença Dele ("o Deus
imanente") em cada um de nós, como nos fala Leon Denis: "Deus, tal qual o
concebemos, não é, pois, o Deus do panteísmo oriental, que se confunde com
o Universo, nem o Deus antropomorfo, mo monarca do céu, exterior ao mundo,
de que nos falam as religiões do Ocidente."

2ª etapa do estudo:

a) Por que os Espíritos ensinam que Deus é infinito?

Porque Deus é incriado. Assim como não teve princípio, não terá fim, existindo desde sempre. É impossível
calcular-se o tempo de sua existência, porque não existe. Trata-se, contudo, como disseram os Espíritos e o
próprio Kardec, de uma definição bastante incompleta, adotada por não ter o homem, no estágio evolutivo
em que se encontra, uma maneira mais judiciosa para definir a Divindade. A infinitude é apenas um dos
atributos de Deus.


b) O que prova a existência de Deus?

Os Espíritos utilizaram-se de um axioma comumente usado pelas ciências terrenas: todo efeito tem uma causa.
E sendo esse efeito inteligente, sua causa também há de ser, necessariamente, inteligente. Basta olharmos à
nossa volta e veremos que tudo o que encontrarmos e que não é criação do homem, somente poder ser de
uma inteligência superior: Deus.


c) Como explicar o sentimento instinto do homem na existência de Deus?

Instintivamente, o homem sabe da existência de Deus porque ele está dentro de nós. Somos uma centelha
dele. Para comprovar a sua existência basta o procurarmos dentro de nós. Se fosse uma simples questão
de crença, esse sentimento não seria universal, instintivo, existente até mesmo dentre os povos selvagens.
As crenças são localizadas, atingindo determinadas regiões ou determinados povos. O sentimento de Deus
independe de cultura, religião ou de condição política ou social. Mesmo os que contestam a sua existência,
assim procedem por orgulho ou incompreensão. Em qualquer caso, porém, é sempre uma situação temporária,
conseqüência da nossa evolução lenta e gradual. Basta um momento de reflexão para que o despertamento
aconteça e o Deus interno que existe em todos nós também nestes se manifeste.


d) Por que o acaso não pode ser aceito como a causa primária de todas as coisas?

Porque o acaso não é inteligente. O Universo é um imensurável mecanismo, onde tudo funciona harmoniosa
e coordenadamente. Somente uma força inteligente seria capaz de produzir tamanha obra, seja qual for o
nome que se dê a essa inteligência. Se o acaso fosse inteligente, já não seria acaso, afirma Kardec.