O Livro dos Espíritos

001 – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita - itens I e II

Centro Virtual de Divulgacao e Estudo do Espiritismo
Lista Estudo-l

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LE001
O LIVRO DOS ESPIRITOS, Allan Kardec, Introduçao, itens I e II,
pags 13 a 16, 77edicao-Feb.
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A-Introdução ao Estudo da Doutrina Espirita


. TERMOS NOVOS: Para se designarem coisas novas sao precisos
termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a
confusao inerente `a variedade de sentidos das mesmas palavras.
Pag.13.

. ESPIRITUALISMO: O espiritualismo e o oposto do materialismo.
Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que
materia, e espiritualista. Nao se segue dai, porem, que creia na
existencia dos Espiritos ou em suas comunicacoes com o mundo
visivel. LE pag.13.

. PRINCIPIO E ADEPTOS DO ESPIRISTISMO: A Doutrina Espirita ou o
Espiritismo tem por principio as relacoes do mundo material com os
Espiritos ou seres do mundo invisivel. Os adeptos do Espiritismo
serao os espiritas, ou, se quiserem, os espiritistas. LE pag.13.

. ALMA: Chamamos ALMA ao ser imaterial e individual que em nos
reside e sobrevive ao corpo. LE pag.15.

. PRINCIPIO VITAL E FLUIDO VITAL: Princípio vital e o principio
da vida material e organica, principio esse comum a todos os seres
vivos, desde as plantas ate o homem. Pois que pode haver vida com
exclusao da faculdade de pensar, o principio vital e uma
propriedade da materia, um efeito que se produz achando-se a
materia em dadas circunstancias. Ele reside em um fluido especial,
universalmente espalhado e do qual cada ser absorve e assimila uma
parcela durante a vida, tal como os corpos inertes absorvem a luz.
Esse seria entao o fluido vital ao qual também se dao os nomes de
fluido magnetico, fluido nervoso, etc. LE pag.15.
Os seres organicos tem em si uma forma intima que determina o
fenomeno da vida, enquanto essa força existe.Que a vida material
e comum a todos os seres organicos e independe da inteligencia e
do pensamento; que a inteligencia e o pensamento sao faculdades
proprias de certas especies organicas; que entre as especies
organicas dotadas de inteligencia e de pensamento ha uma dotada
tambem de um senso moral especial, que lhe da incontestavel
superioridade sobre as outras: a especie humana.LE,pag.15.
A alma vital seria comum a todos os seres organicos: plantas,
animais e homens; a alma intelectual pertenceria aos animais e aos
homens; e a alma espirita somente ao homem. LE pag.16.

QUESTOES PARA ESTUDO:

1) Que significa a assertiva de Kardec que diz para as coisas
novas necessitam-se palavras novas?

2) Há diferencia entre Espiritualismo e Espiritismo?

3) O que o Espiritismo considera como Alma?

4) Qual o seu entendimento para os conceitos Principio vital e
Fluido Vital, acima citado por Kardec.?

Conclusão

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LE001
O LIVRO DOS ESPIRITOS, Allan Kardec, Introduçao, itens I e
II,
pags 13 a 16, 77edicao-Feb.
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Segue abaixo, para efeito de estudo o fechamento referente
ao estudo de O Livro dos Espiritos.

1) Que significa a assertiva de Kardec que diz para as
coisas novas necessitam-se palavras novas?
Para diferenciar o novo do antigo. Como o Espiritismo
espalharia novas luzes sobre o conhecimento do mundo
espiritual, os termos antigos poderiam dar interpretacoes
incoerentes com a nova doutrina.

2) Há diferencia entre Espiritualismo e Espiritismo?
Qualquer crenca na sobrevivencia do ser espiritual apos a
morte do corpo fisico e espiritualista. As religioes
cristas sao espiritualistas, assim como o budismo,
hinduismo,etc.
Ja espiritismo segue os postulados da doutrina espirita,
codificada por Kardec.

3) O que o Espiritismo considera como Alma?
Alma eo ser que sobrevive a morte do corpo, e a essencia.
Devemos observar que quando nos estudos de O Livro dos
Espiritos, o termo alma se refere ao espirito quando
encarnado, e o termo espirito se designa os espiritos
errantes, ou seja, libertos do corpo fisico.

4) Qual o seu entendimento para os conceitos Principio
vital e Fluido Vital, acima citado por Kardec.?
Principio Vital e uma transformacao da materia primitiva e
que possibilita a vida organica, atraves do fluido vital,
que eabsorvido pelas criaturas vivas.
O fluido vital se origina do principio vital, que e como
uma energia mais sutil.
Este assunto serah tratado com mais profundidade quando
estudar-mos o cap.IV, de O Livro dos Espiritos.

2ª etapa do estudo:

1) O que objetivou Kardec ao afirmar que "para se designarem coisas novas são precisos termos novos"?

Kardec quis deixar claro por que não se utilizaria de vocábulos como "espiritualista" e "espiritualismo" no trato
da nova doutrina que surgia para o mundo. Esses termos já eram utilizados à época para definir outras idéias,
que não as trazidas pelos Espíritos. O seu emprego para se referir à Doutrina dos Espíritos, certamente, iria
gerar confusão, misturando-se acepções diferentes. Assim, para melhor identificar as novas idéias, criou os
termos "espiritismo", "espírita" e "espiritista", aproveitando o mesmo radical da palavra "espírito".


2) Podemos dizer que todo espírita é espiritualista e vice-versa?

Como dissemos, Kardec se utilizou de novos termos porque estava trazendo coisas novas. Espiritualista é,
desde aquela época, todo aquele que aceita a crença na existência de alguma coisa no homem além da matéria
de que é composto o seu corpo físico. Espírita é aquele que aceita a doutrina ditada pela falange de Espíritos
Superiores e estudada e codificada por Allan Kardec. O espírita, seguindo o que ensina a Doutrina dos Espíritos,
crê na existência de algo no homem além da matéria. Logo, é também espiritualista. No entanto, o espiritualismo
não implica, necessariamente, na crença nos princípios espíritas. Sendo assim, nem todo espiritualista é espírita.


3) Por que Kardec destacou como um dos princípios doutrinários as relações do mundo material com o invisível,
se essas relações podem ocorrer em quaisquer dos segmentos religiosos existentes?

Porque o Espiritismo estuda estas relações, o que não é admitido pela maioria das correntes religiosas existeentes.
Muitas delas chegam a proibir qualquer tipo de relação entre os dois planos de vida. Sendo um de seus pilares,
Kardec o destacou logo em sua introdução.


4) Qual o conceito de alma, adotado pelo Espiritismo?

O termo "alma" é utilizado com múltiplas acepções. Para uns, é o princípio da vida material orgânica. Confunde-se
com a própria matéria e com ela se aniquila. É a concepção aceita pelo materialismo. Para outros, é um princípio
inteligente universal, do qual cada ser orgânico absorve uma certa porção dessa única alma existente. Morto o
organismo, esta porção retornaria ao todo de onde se originou. Não tendo a alma individualidade, trata-se de um
conceito bem próximo do materialismo, pois o resultado final é o mesmo: o aniquilamento do princípio inteligente
individualizado.

Finalmente, para outra corrente, a alma é um ser moral; distinto e independente da matéria e que sobrevive à
morte do organismo físico, conservando sua individualidade. É a acepção mais aceita e a adotada pelo Espiritismo.
Todavia, como a Doutrina estuda as questões da alma tanto enquanto ela permanece no corpo físico como após a
morte deste, Kardec e os Espíritos utilizam este termo para se referir ao princípio inteligente enquanto encarnado,
ou seja, enquanto está habitando um corpo material. Quando, pela morte deste, ele se desprende, é tratado pelo
termo "espírito".


5) Qual a principal função do fluido vital e de onde ele é tirado?

A função principal do fluido vital é a de unir o espírito, através de seu perispírito, ao corpo de carne, animalizando
a matéria. O fluido vital é extraído do fluido cósmico universal, do qual se constitui modificação.