Mecanismos da Mediunidade

09b – Cérebro e energia (II)

9
Cérebro e energia
(II)

GERADOR DO CÉREBRO — Com alguma ana­logia, encontramos no cérebro um gerador auto-excitado, acrescido em sua contextura Intima de avançados implementos para a geração, excitação, transformação, indução, condução, exteriorização, captação, assimilação e desassimilação da energia mental, qual se um gerador comum desempenhasse, não apenas a função de criar força eletromotriz e consequentes potenciais magnéticos para fornecê­-los em certa direção, mas também todo o acervo de recursos dos modernos emissores e receptores de radiotelefonia e televisão, acrescidos de valores ainda ignorados na Terra.
Erguendo-se sobre os vários departamentos do corpo, a funcionarem por motores de sustentação, o cérebro, com as células especiais que lhe são próprias, detém verdadeiras usinas microscópicas, das quais as pequenas partículas de germânio, na construção do transistor, nos conjuntos radiofô­nicos miniaturizados, podem oferecer imperfeita expressão.
É aí, nesse microcosmo prodigioso, que a ma­téria mental, ao impulso do Espírito, é manipulada e expressa, em movimento constante, produzindo correntes que se exteriorizam, no espaço e no tem­po, conservando mais amplo poder na aura da
per­sonalidade em que se exprime, através de ação e reação permanentes, como acontece no gerador comum, em que o fluxo energético atinge valor máximo, segundo a resistência integral do campo, diminuindo de intensidade na curva de saturação.
Nas reentrâncias de semelhante cabine, de cuja intimidade a criatura expede as ordens e decisões com que traça o próprio destino, temos, no córtex, os centros da visão, da audição, do tato, do olfato, do gosto, da palavra falada e escrita, da memória e de múltiplos automatismos, em conexão com os mecanismos da mente, configurando os poderes da memória profunda, do discernimento, da análise, da reflexão, do entendimento e dos multiformes valores morais de que o ser se enriquece no tra­balho da própria sublimação.
Nessas províncias-fuleros da individualidade, circulam as correntes mentais constituídas à base dos átomos de matéria da mesma grandeza, qual ocorre na matéria física, em que as correntes elé­tricas resultam dos átomos físicos excitados, for­mando, em sua passagem, o consequente resíduo magnético, pelo que depreendemos, sem dificulda­de, a existência do eletromagnetismo tahto nos sistemas interatômicos da matéria física, como na­queles em que se evidencia a matéria mental.

QUESTÕES PARA ESTUDO

1) Qual a analogia que André Luiz faz entre as funções do cérebro e as de um gerador de energia?
2) Como se dá a ação do cérebro sobre as demais partes do corpo?
3) Qual o papel desempenhado pelo córtex cerebral?

Conclusão

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Qual a analogia que André Luiz faz entre as funções do cérebro e as de um gerador de energia?

R - André Luiz compara as funções do cérebro com as de um gerador energia que, além de gerar, em determinada direção, força eletromotriz com potenciais magnéticos, como o faz o gerador de energia, gera, também, recursos semelhantes aos dos receptores de radiotelefonia e de televisão conhecidos no mundo terreno, acrescidos de valores ainda ignorados na Terra. Projetando-se sobre as várias partes do corpo, que funcionam como motores de sustentação, explica o Autor que o cérebro detém verdadeiras usinas microscópicas, semelhantes às pequenas partículas de germânio utilizadas na manufatura de circuitos transistorizados dos aparelhos radiofônicos.

2) Como se dá a ação do cérebro sobre as demais partes do corpo?

R - Nessas partículas microscópicas geradas pelo cérebro, age a matéria mental, sempre sob o impulso do espírito, produzindo movimento constante das demais partes do corpo. Esse movimento produz correntes que se exteriorizam e vão atua sobre a aura da pessoa, gerando uma ação e reação permanentes. Processo semelhante ocorre com o gerador comum, em que o fluxo de energia que produz atinge um valor máximo conforme a resistência do campo. Atingido esse valor, diminui de intensidade, como uma curva de saturação.

3) Qual o papel desempenhado pelo córtex cerebral?

R - Nas reentrâncias do cérebro temos o córtex, onde se situam os centros da visão, audição, tato, olfato, paladar, da palavra escrita e falada, da memória e de outros automatismos. Em conexão com a mente, possibilita a memória profunda, o discernimento, análise, reflexão, entendimento e valores morais, todos necessários à expressão da vida. É aí que circulam as correntes mentais e onde constatamos a presença do eletromagnetismo.