Mecanismos da Mediunidade

06b – Circuito elétrico e mediúnico (II)

6

Circuito elétrico e circuito mediúnico
(II)

RESISTÉNCIA _ Todo circuito elétrico se evidencia por peculiaridades distintas, chamadas _constantes_ ou «parâmetros», a saber: resistên­cia, indutância e capacitância.

Resistência é a propriedade que assinala o gas­to de energia elétrica no circuito, como provisão de calor, correspondendo à despesa de atrito em mecânica.

Igualmente no circuito mediúnico, a resistência significa a dissipação de energia mental, destinada à sustentação de base entre o Espírito comunicante e o médium.



INDUTÂNCIA _ No circuito elétrico, indutân­cia é a peculiaridade através da qual a energia é acumulada no campo magnético provocado pela corrente, impedindo-lhe a alteração, seja por au­mento ou por diminuição. Em vista da indutância, quando a corrente varia, aparece na intimidade do circuito determinado acréscimo de força, opon­do-se à mudança, o que faz dessa propriedade uma característica semelhante ao resultado da inércia em mecânica. Se o circuito elétrico em ação sofre abrupta solução de contininidade, o efeito em es­tudo produz uma descarga elétrica, cujas conse­quências variam com a intensidade da corrente, de vez que o circuito, encerrando bobinas e moto­res, caracteriza-se por natureza profundamente in­dutiva-, implementos esses que não devem ser interrompidos de chofre e cujos movimentos devem ser reduzidos devagar, único modo de frustrar o aparecimento de correntes extras, suscetíveis de determinar fechamentos ou rupturas desastrosas para os aparelhos de utilização.

Também no circuito mediúnico verifica-se a mesma propriedade, ante a energia mento-eletromag­nética armazenada no campo da associação men­tal, entre a entidade comunicante e o médium, provocada pelo equilíbrio entre ambos, obstando possíveis variações. Em virtude de semelhante prin­cípio, se aparece alguma alteração na corrente men­tal, surge nas profundezas da_ conjugação mediú­nica certo aumento de força, impedindo a variação. Se a violência interfere criando mudanças bruscas, a indutância no plano mental determina uma des­carga magnética, cujos efeitos se hierarquizam, conforme a intensidade da integração em andamen­to, porqüanto o circuito mediúnico, envolvendo im­plementos fisiopsicossomáticos e tecidos celulares complexos no plano físico e no plano espiritual, mostra-se fortemente indutivo e não deve ser sub­metido a interrupções intempestivas, sendo neces­sário atenuar-se-lhe a intensidade, quando se lhe trace a terminação, para que se impossibilite a formação de extracorrentes magnéticas, capazes de operar desajustes e perturbações físicas, peris­piríticas e emocionais, de resultados imprevisíveis para o médium, quanto para a entidade em pro­cesso de comunicação.



CAPACITANCIA _ No circuito elétrico, ca­pacitància é a peculiaridade mediante a qual se permite a acumulação da energia no campo elétri­co, energia essa que acompanha a presença da voltagem, revelando semelhança ao efeito da elas­ticidade em mecânica.

Os aparatos que guardam energia no campo eletrostático do circuito são chamados capacitores ou condensadores.

Um capacitor, por exemplo, acumula energia elétrica, durante a carga, restituindo-a ao circuito, por ocasião da descarga.

Em identidade de circunstâncias, no circuito mediúnico, capacitância exprime a propriedade pela qual se verifica o armazenamento de recursos es­pirituais no circuito, recursos esses que correspon­dem à sintonia psíquica.

Os elementos suscetíveis de condensar essas possibilidades, no campo magnético da conjunção mediúnica, expressam-se na capacidade conceptual e interpretativa na região mental do médium, que acumulará os valores recebidos da entidade que o comanda, devolvendo-a com a possível fidelidade ao serviço do circuito mediúnico na ação do inter­câmbio.

Essas analogias são valiosas, compreendendo-se, então, por que motivo, nas tarefas mediúnicas. organizadas para fins nobres, é sempre necessário a formação de um circuito em que cada médium permanece subordinado ao tradicional _Espirito-guia_ ou determinado orientador da Espirituali­dade.



QUESTÕES PARA ESTUDO



1) Como podemos compreender a expressão "sustentação de base" referente ao circuito mediúnico?

2) Quais fatores tornam o circuito fortemente indutivo? Isto determina que tipo de cuidados na comunicação mediúnica?

3) De que forma a capacitância se exprime no circuito mediúnico? Quais fatores estão envolvidos?

4) Qual o papel do "espírito-guia" no circuito mediúnico?


Conclusão

1) Como podemos compreender a expressão "sustentação de base" referente ao circuito mediúnico?

Resposta: Mantida a analogia com a resistência, em um circuito elétrico, que provoca a dissipação de energia, também na comunicação mediúnica existe uma dissipação de energia mental. O pensamento é físico, "material", como estudado nos capítulos anteriores. Para ocorrer a comunicação, ou seja, a transmissão do pensamento de uma mente a outra, também devem ser vencidas resistências. A "sustençao da base" se refere à energia necessária para facilitar a corrente mental.

Para suprir este desgate de energia é solicitado aos demais participantes da reunião que colaborem mentalmente. Geralmente isto é chamado de "sustentação" da reunião, e algumas pessoas chegam a usar o termo "médiuns de sustentação". Assim, a sustentação depende do fluido provindo dos participantes que auxiliarão ou interferirão na qualidade das comunicações. Se não houver homogeneidade nos pensamentos e objetivos daqueles que compõem o grupo mediunico, provavelmente não se obterá êxito nos atendimentos espirituais, pois isto atuará como um fator de "resistência" à comunicação..
2) Quais fatores tornam o circuito mediúnico fortemente indutivo? Isto determina que tipo de cuidados na comunicação mediúnica?

Resposta: A indutância é uma propriedade que busca impedir a variação a variação da energia acumulada no campo magnético gerado por uma corrente elétrica. No caso da comunicação mediúnica é estabelecida uma corrente mental entre o espírito comunicante e o médium, através dos mecanismos da sintonia e afinidade fluídica. Esta corrente é proporcional à integração entre o comunicante e o médium. Quanto maior a integração, mais indutivo o circuito mediúnico. Assim, há de se ter cuidado com a forma como é finalizada a comunicação, evitando-se interrompê-la abruptamente, uma vez que podem ocorrer descargas magnéticas, causando prejuízos ao espírito ou ao médium. A recomendação, portanto, é que a comunicação seja finalizada gradativamente, permitindo a diminuição da corrente mental e o "desligamento" suave do espírito comunicante.

3) De que forma a capacitância se exprime no circuito mediúnico? Quais fatores estão envolvidos?

Resposta: O circuito mediúnico permite o armazenamento de recursos espirituais por parte do médium, que, na analogia, age como um capacitor. Esses "recursos espirituais" podem ser compreendidos como o conteúdo mental transmitido pelo espírito comunicante e assimilado pelo médium, dependendo da sintonia psíquica estabelecida. Esta sintonia é muito variável, dependendo da maior ou menor afinidade entre o médium e o espírito comunicante, bem como os conceitos e conhecimentos que o médium traz em sua mente, além da sua capacidade de interpretar a mensagem do comunicante.

4) Qual o papel do "espírito-guia" no circuito mediúnico?


Resposta: O "espírito-guia", ou "espírito-controle", ou "mentor espiritual", ou "orientador", entre outras diversas denominações, é o espírito (ou equipe espiritual) encarregado de controlar o circuito mediúnico. "Controlar" é um termo genérico, uma vez que são muitas as atividades envolvidas, tais como a aproximação do espírito comunicante junto ao médium (que pode ocorrer desde minutos antes da comunicação a até muitas horas antes); a preparação do comunicante (através da aplicação de passes a "energia" do comunicante pode ser "regulada" para facilitar a afinização com os fluidos do médium); a dosagem das energias transmitidas pelo espírito ao médium, evitando prejuízos a sua organização fisiopsicossomática; facilitar a absorção dos fluidos vitais pelo espírito comunicante, no chamado "choque anímico"; influenciar o médium esclarecedor no diálogo com o espírito, etc.