Mecanismos da Mediunidade

01b – Ondas e percepções (III)

Centro Virtual de Divulgação
e Estudo do Espiritismo - CVDEE

Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Mecanismos da Mediunidade (Editora FEB)
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier
e Waldo Vieira


1

Ondas e percepções

(III)



SONS PERCEPTIVEIS _ Aumente-se a fre­quência das ondas, nascidas do movimento inces­sante do Universo, e o homem alcançará a escala dos sons perceptiveis, mais exatamente qualificá­veis nas cordas graves do piano.
Nesse ponto, penetraremos a esfera das per­cepções sensoriais da criatura terrestre, porqüanto, nesse grau vibratório, as ondas se transubstanciam em fontes sonoras que afetam o tímpano, gerando os «tons de Tartini» ou «tons de combinação», com efeitos psíquicos, segundo as disposições mentais de cada indivíduo.
Eleva-se o diapasão.
Sons médios, mais altos, agudos, superagudos.
Na fronteira aproximada de pouco além de 15.000 vibrações por segundo, não raro, o ouvido vulgar atinge a zona-limite. (15)

(15) A escala de percepção é extremamente va­riável. (Nota do Autor espiritual)

Há pessoas, contudo, que, depois desses mar­cos, ouvem ainda.
Animais diversos, quais os cães, portadores de profunda acuidade auditiva, escutam ruídos no «ultra-som», para além das 40.000 vibrações por segundo.
Prossegue a escala ascendente em recursos e proporções inimagináveis aos sentidos vinculados ao mundo físico.

OUTROS REINOS ONDULATÓRIOS _ Salien­tando-se no oceano da Vida Infinita, outros reinos ondulatórios se espraiam, ofertando novos campos de evolução ao Espírito, que a mente ajustada às peculiaridades do Planeta não consegue perceber.
Sigamos através das oscilações mais curtas e seremos defrontados pelas ondas do infravermelho.
Começam a luz e as cores visíveis ao olhar humano.
As micro-ondas, em manifestação ascendente, determinam nas fibras intra-retinianas, segundo os potenciais elétricos que lhes são próprios, as ima­gens das sete cores fundamentais, facilmente des­cortináveis na luz branca que as sintetiza, por in­termédio do prisma comum, criando igualmente efeitos psíquicos, em cada criatura, conforme os estados mentais que a identifiquem.
Alteia-se a ordem das ondas e surgem, depois do vermelho, o alaranjado, o amarelo, o verde, o azul, o anilado e o violeta.
No comprimento de onda em que se localiza o violeta, em 4/10.000 de milímetro, os olhos humanos cessam de enxergar; todavia, a série das oscilações continua em progressão constante e a chapa fotográfica, situada na vizinhança do espec­tro, revela a ação fotoquímica do ultravioleta e, ultrapassando-o, aparecem as ondas imensamente curtas dos raios 10º, dos raios gama, dirigindo-

-se para os raios cósmicos, a cruzarem por todos os departamentos do Globo.
Semelhantes notas oferecem ligeira ideia da transcendência das ondas nos reinos do Espírito, com base nas forças do pensamento.



QUESTÕES PARA ESTUDO



1) Como os sons se tornam perceptíveis aos ouvidos humanos?



2) De que modo André Luiz explica o surgimento das cores à percepção humana?



Muita paz a todos e bom estudo


Equipe CVDEE
Sala André Luiz
Coordenação: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE

Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Mecanismos da Mediunidade (Editora FEB)
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier
e Waldo Vieira

Tema: 1 - Ondas e percepções (III) Conclusão


QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Como os sons se tornam perceptíveis aos ouvidos humanos?

R - De acordo com a explicação de André Luiz, os sons tornam-se perceptíveis aos sentidos humanos à medida que é aumentada a freqüência das ondas geradas pelo movimento incessante de tudo o que existe no Universo. Atingido um determinado grau vibratório, essas ondas são convertidas em fontes sonoras perceptíveis aos sentidos do homem, através da organização auricular do corpo humano ou, mais precisamente, dos tímpanos, cada indivíduo tendo a percepção conforme o seu estado mental. Ainda segundo o autor espiritual, a escala de percepção é variável de indivíduo para indivíduo, estimando-se em aproximadamente 15.000 vibrações por segundo a zona-limite. Há, contudo, pessoas que mantêm a audição além desse parâmetro estimativo, fato comum a diversos animais, como os cães, cujos recursos auditivos percebem ruídos no ultra-som, podendo atingir 40.000 vibrações por segundo. A escala progressiva de ondas geradoras de fontes sonoras prossegue em proporções inimagináveis aos sentidos humanos.
2) De que modo André Luiz explica o surgimento das cores à percepção humana?

R - Além das fontes sonoras, o movimento de ondas vibratórias propicia outras formas de percepção aos sentidos humanos. Através de oscilações mais curtas, atingimos as ondas do infravermelho, que dão início à percepção da luz e das cores pelo homem. Essas micro-ondas atuam na organização visual do corpo humano, nas fibras intra-retinianas, fazendo surgir imagens das sete cores fundamentais (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anilado e violeta). Cada criatura tem a percepção de acordo com o seu estado mental. As ondas que atingem além de 4/10.000 de milímetro de comprimento, zona em que se situa o violeta, deixam de ser perceptíveis aos órgãos humanos. Assim como acontece com o som, a escala de oscilações das ondas que propiciam a percepção visual continua em progressão constante.

Muita paz a todos



Equipe CVDEE
Sala André Luiz
Coordenação: http://www.cvdee.org.br/contato.asp