Mecanismos da Mediunidade

00b – Ante a Mediunidade

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE

Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Mecanismos da Mediunidade (Editora FEB)
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier
e Waldo Vieira

Ante a Mediunidade

Depois de um século de mediunidade, à luz da Doutrina Espírita, com inequívocas provas da sobrevi­vencia, nas quais a abnegação dos Mensageiros Divinos e a tolerância de muitos sensitivos foram colocadas à prova, temo-la, ainda hoje,
incompreendida e ridi­cularizada.

Os Intelectuais, vinculados ao ateísmo prático, des­prezam-na até agora, enquanto os cientistas que a ex­perimentam se recolhem, quase todos, aos palanques da Metapsíquica, observando-a com reserva. Junto deles, porém, os espíritas sustentam-
-lhe a bandeira de trabalho e revelação, conscientes de sua presença e signi­ficado perante a vida. Tachados, muitas vezes, de
fa­náticos, prosseguem eles, à feição de pioneiros, des­bravando, sofrendo, ajudando e construindo, atentos aos princípios enfekcados por Allan Kardec em sua codificação basilar. Alguém disse que «os espíritas pretenderam mis­turar, no Espiritismo, ciência e religião, o que resultou em grande prejuízo para
a sua parte científica_. E acentuou que _um historiador, ao analisar as ordena­ções de Carlos Magno, não pensa em Além-Túmulo; que um fisiologista, assinalando as contrações muscu­lares de uma rã não fala em esfera. ultraterrestres; e que um químico, ao dosar o azoto da lecitina, não se deixa impressionar por nenhuma fraseologia da so­brevivéncia humana_, acrescentando que, _em Meta-psíquica, é necessário proceder de igual modo, absten­do-se o pesquisador de sonhar com mundos etéreos ou emanações anímicas, de maneira a permanecer no terra-a-terra, acima de qualquer teoria, para somenteindagar, muito humildemente, se tal ou tal fenômeno é verdadeiro, sem o propósito de desvendar os misté­rios de nossas vidas pregressas ou vindouras_.

Os espírita, contudo, apesar do respeito que con­sagram à pesquisa dos sábios, não podem abdicar do senso religioso que lhes define o trabalho. Julgam lícito reverenciá-los, aproveitando-lhes estudos e equa­ções, qual nos conduzimos nestas páginas
tanto quanto eles mesmos, os sábios, lhes homenageiam o esforço, utilizando-lhes o campo de atividade para ex­perimentos e
anotações (13).

(13) A convite do Espírito André Luiz, os médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira receberam os textos deste livro em noites de quin­tas e terças-feiras, na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais. O prefácio de Emmanuel e os capítulos pares foram recebidos pelo médium Fran­cisco Cândido Xavier, e o prefácio de André Luiz e os capítulos ímpares foram recebidos pelo médium Waldo Vieira. _ (Nota dos médiuns.)

Consideram os espíritas, que o historiador, o fisio­logista e o químico podem não pensar em Além-Tú­mulo, mas não conseguem avançar desprovidos de sen­so moral, porqüanto o historiador, sem dignidade, éveículo de imprudência; o fisiologista, sem respeito para consigo próprio, quase sempre se transforma em car­rasco da vida humana, e o químico, desalmado, facil­mente se converte em agente da morte.
Se caminham atentos à mensagem das Esferas Espirituais, isso não quer dizer se enquistem na visão de _mundos etéreos_, para enternecimento beatifico e esterilizante, mas para se fazerem elementos úteis na edificação do mundo melhor. Se analisam as emana­ções anímicas é porque desejam cooperar no aperf ei­çoamento da vida espiritual no Planeta, assim como na solução dos problemas do destino e da dor, junto da Humanidade, de modo a se esvaziarem penitenciarias e hospícios, e, se algo procuram, acima do _terra­-a-terra_, esse algo é a educação de si mesmos, atra­vés do bem puro aos semelhantes, com o que aspiram, sem pretensão, a orientar o fenômeno a serviço dos homens, para que o fenômeno não se reduza a simples curiosidade da inteligéncia.
Quanto mais investiga a Natureza, mais se con­vence o homem de que vive num reino de ondas trans­figuradas em luz, eletricidade, calor ou matéria, se­gundo o padrão vibratório em que se exprimam.
Existem, no entanto, outras manifestações da luz, da eletricidade, do calor e da matéria, desconhecidas nas faixas da evolução humana, das quais, por enquan­to, sômente poderemos recolher informações pelas vias do espírito.
Prevenindo qualquer observação da critica cons­trutiva, lealmente declaramos haver recorrido a diver­sos trabalhos de divulgação científica do mundo con­temporâneo para tornar a substância espírita deste livro mais seguramente compreendida pela generalidade dos leitores, como quem se utiliza da estrada de todos para atingir a meta em vista, sem maiores dificul­dades para os companheiros de excursão. Aliás, quan­to aos apontamentos científicos humanos, é preciso reconhecer-lhes o caráter passageiro, no que se refere à definição e nomenclatura, atentos à circunstância de que a experimentação constante induz os cientistas de um século a considerar, muitas vezes, como supe­rado o trabalho dos cientistas que os precederam.
Assim, as notas dessa natureza, neste volume, to­madas naturalmente ao acervo de Informações e dedu­ções dos estudiosos da atualidade terrestre, valem aqui por vestimenta necessária, mas transitória, da expli­cação espírita da mediunidade, que é, no presente livro, o corpo de idéias a ser apresentado.
Não podemos esquecer a obrigação de cultuar a mediunidade e acrisolá-la, aparelhando-nos com os re­cursos precisos ao
conhecimento de nós mesmos.
A Parapsicologia nas UniVersidades e o estudo dos mecanismos do cérebro e do sonho, do magnetismo e do pensamento nas instituições ligadas à Psiquiatria e ás ciências mentais, embora dirigidos noutros rumos, chegarão igualmente á verdade, mas, antes que se in­tegrem conscientemente no plano da redenção huma­na, burilemos, por nossa vez, a mediunidade, à luz da Doutrina Espírita, que revive a Doutrina de Jesus, no reconhecimento de que não basta a observação dos fatos em si, mas também que se fazem indispensáveis a disciplina e a iluminação dos ingredientes morais que os constituem, a fim de que se tornem _fatores de aprimoramento e felicidade, a benefício da criatura em trânsito para a realidade maior.

ÂNDRÉ LUIZ

Uberaba, 11-8-59.
Muita paz a todos e bom estudo

Equipe CVDEE
Sala André Luiz
Coordenação: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão