Evolução em Dois Mundos

037 – 2ª pte - XVII - Desencarnação

Segunda parte
XVII

Desencarnação

- Podemos considerar a desencarnação da alma, em plena infância, como
sendo uma punição das Leis Divinas, na maioria
das vezes?



- Muitas existências são frustradas no berço, não por simples punição
externa da Lei Divina, mas porque a própria Lei Divina funciona em todos
nós, desde que todos existimos no hausto do Criador.



Frequentemente, através do suicídio, integralmente deliberado, ou do
próprio desregramento, operamos em nossa alma calamitosos desequilíbrios,
quais tempestades ocultas, que desencadeamos, por teimosia, no campo da
natureza íntima.



Cargas venenosas, instrumentos perfurantes, projetis fulminatórios,
afogamentos, enforcamentos, quedas calculadas de grande altura e
multiformes viciações com que as criaturas responsáveis arruínam o próprio
corpo ou o aniquilam, impondo-lhe a morte prematura, com plena
desaprovação da consciência, determinam processos degenerativos e
desajustes nos centros essenciais do psicossoma, notadamente naqueles que
governam o córtex encefálico, as glândulas de secreção interna, a
organização emotiva e o sistema hematopoético.



Ante o impacto da desencarnação provocada, semelhantes recursos da alma
entram em pavoroso colapso, sob traumatismo profundo, para o qual não há
termo correlato na diagnose terrestre.



Indescritíveis flagelações, que vão da inconsciência descontínua à loucura
completa, senhoreiam essas mentes torturadas, por tempo variável, conforme
as atenuantes e agravantes da culpa, induzindo as autoridades superiores a
reinterná-las no plano carnal, quais enfermos graves, em celas físicas de
breve duração, para que se reabilitem, gradativamente, com a justa
cooperação dos Espíritos reencarnados, cujos débitos com eles se afinem.



Eis porque um golpe suicida no coração, acompanhado pelo remorso, causará
comumente diátese hemorrágica, com perda considerável da protrombina do
sangue, naqueles que renascem para tratamento de recuperação do corpo
espiritual em distonia; o auto-envenenamento ocasionará, nas mesmas
condições, deploráveis desarmonias nas regiões psicossomáticas
correspondentes à medula vermelha, conturbando o nascimento das hemácias,
tanto em sua evolução intravascular, dentro dos sinusóides, como também na
sua constituição extravascular, no retículo, gerando as distrofias
congênitas do eritrônio com hemopatias diversas; os afogamentos e
enforcamentos, em identidade de circunstâncias, impõem naqueles que os
provocam os fenômenos da incompatibilidade materno-fetal, em que os
chamados fatores Rh, de modo geral, após a primeira gestação, permitem que
a hemolisina alcance a fronteira placentária, sintonizando-se com a
posição mórbida da entidade reencarnante,

a se externarem na eritroblastose fetal, em suas variadas expressões; e o
voluntário esfacelamento do crânio, a queda procurada de grande altura e
as viciações do sentimento e do raciocínio estabelecem no veículo
espiritual múltiplas ocorrências de arritmia cerebral, a se revelarem nos
doentes renascituros, através da eclampsia e da tetania dos lactentes, da
hidrocefalia, da encefalite letárgica, das encefalopatias crônicas, da
psicose epiléptica, da idiotia, do mongolismo e de várias morboses
oriundas da insuficiência glandular.



Claro está que não relacionamos nessa sucinta apreciação os problemas do
suicídio associado ao homicídio, os quais, muita vez, se fazem seguidos,
em reencarnação posterior do infeliz, por lamentáveis reações, com a morte
acidental ou violenta na infância, traduzindo estação inevitável no ciclo
do resgate.



No que tange, porém, às moléstias mencionadas, surgem todas elas nos mais
diferentes períodos, crestando a existência do veículo físico, via de
regra, desde a vida "in útero" até os dezoito e vinte anos de experiência
recomeçante, e, como vemos, são doenças secundárias, porquanto a etiologia
que lhes é própria reside na estrutura complexa da própria alma.



Urge ainda considerar que todos os enfermos dessa espécie são conduzidos a
outros enfermos espirituais - os homens e as mulheres que corromperam os
próprios centros genésicos pela delinqüência emotiva ou pelos crimes
reiterados do aborto provocado, em existências do pretérito próximo, para
que, servindo na condição de atendentes e guardiães de companheiros

que também se conspurcaram perante a Eterna Justiça, se recuperem, a seu
turno, regenerando a si mesmos pelo amoroso devotamento com que lutam e
choram, no amparo aos filhinhos condenados à morte, ou atormentados desde
o berço.



Segundo observamos, portanto, as existências interrompidas, no alvorecer
do corpo denso, raramente constituem balizas terminais de prova
indispensável na senda humana, porque, na maioria dos sucessos em que se
evidenciam, representam

cursos rápidos de socorro ou tratamento do corpo espiritual desequilibrado
por nossos próprios excessos e inconseqüências, compelindo-nos a
reconhecer, com o Apóstolo Paulo [I Coríntios, 6:19-20. (Nota do autor
Espiritual)], que o nosso instrumento

de manifestação, seja onde for, é templo da Força Divina, por intermédio
do qual, associando corpo e alma, nos cabe a obrigação de aperfeiçoar-nos,
aprimorando a vida, na exaltação constante a Deus.



- Há casos de desencarnação estando o Espírito desdobrado, por exemplo,
nas zonas umbralinas e o corpo em estado comatoso?



- Isso pode acontecer perfeitamente, do ponto de vista da exteriorização
do pensamento, porque céu e inferno, exprimindo equilíbrio e perturbação,
alegria e dor, começam invariavelmente em nós mesmos.



- Os Espíritos encarnados que sofreram desequilíbrio mental de alta
expressão voltam imediatamente à lucidez espiritual após a desencarnação?



- Isso nunca sucede, porquanto a perturbação dilatada exige a
convalescença indispensável, cuja duração naturalmente varia com o grau de
evolução do enfermo em reajuste.


Uberaba, 18/6/58.

QUE
STÕES PARA ESTUDO


1) Que conseqüências o suicídio pode ocasionar no corpo espiritual?

2) De que modo os espíritos benfeitores atuam para a reabilitação do
suicida?

3) Resumidamente, qual a correlação que André Luiz faz entre o meio usado
para o suicídio e as enfermidades ocasionadas?

4) Como são escolhidos os que receberão como pais esses espíritos?

5) Por que o espírito que sofreu desequílibrio mental durante a encarnação
não recupera de imediato a lucidez?


Conclusão

(Conclusão)


QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO
1) Que conseqüências o suicídio pode ocasionar no corpo espiritual?


R - As Leis Divinas atuam em nós desde que fomos criados. O suicídio,
tanto aquele intencionalmente provocado, cujo resultado foi desejado pelo
espírito, como o que resulta de atitudes desregradas, sem a intenção de
provocar a morte prematura, ocasiona um desequilíbrio no espírito, cuja
origem está na desaprovação por parte de sua consciência. As conseqüências
se fazem sentir por meio de processos degenerativos e desajustes nos
centros de força do perispírito, principalmente nos responsáveis pelo
córtex encefálico, pelas glândulas de secreção interna, pela organização
emotiva e pelo sistema de formação dos glóbulos sangüíneos. O traumatismo
provocado pela desencarnação abrupta faz com que esses recursos se
desorganizem, não havendo, na linguagem terrena, segundo o Autor, palavras
para descrever os danos ocasionados.

2) De que modo os espíritos benfeitores atuam para a reabilitação do
suicida?

R - Ante traumáticas flagelações que atingem tão fortemente o psiquismo do
espírito, podendo levá-lo à insconsciência ou à
loucura completa, conforme atenuantes e agravantes da culpa, os
benfeitores do mundo espiritual utilizam-se do mecanismo da reencarnação
como meio de proporcionar-lhes a reabilitação gradativa. Para tanto, o
espírito é levado a habitar um corpo portador de graves enfermidades, que
lhe propiciará uma curta existência junto daqueles cujos débitos se afinem
com o seu e que irão cooperar no processo de resgate.



3) Resumidamente, qual a correlação que André Luiz faz entre o meio usado
para o suicídio e as enfermidades ocasionadas?


R - André Luiz faz um resumo correlacionando a ação utilizada para a
obtenção do resultado pretendido e as enfermidades futuras que esse gesto
ocasionou. Resumidamente, explica André Luiz: golpe no coração -
predisposição a afecções hemorrágicas com perda de substância sangüínea,
que podem levar à morte; envenenamento - desarmonia nas regiões do
perispírito correspondentes à medula óssea em que se formam os glóbulos
sangüíneos, gerando desordem orgânica congênita dos glóbulos vermelhos,
provocando doenças diversas no sangue; afogamento e enforcamento - provoca
incompatibilidade, com relação ao fator Rh, entre a gestante e o feto, com
graves acidentes, geralmente fatais, devido a anemia no feto;
esfacelamento do crânio provocado por queda - arritmia cerebral, com
convulsões, acessos de contratura que podem causar sufocação, deformação
do crânio, atrofia no desenvolvimento intelectual, sonolência progressiva,
convulsões e distúrbios da consciência, mongolismo e enfermidades geradas
por insuficiência glandular.

Tais moléstias mencionadas surgem nos mais diferentes períodos, desde a
vida intra-uterina até os dezoito ou vinte anos da nova existência,
enfraquecendo o veículo físico. No entanto, como esclarece o Autor,
tratam-se de doenças secundárias, pois a causa primária encontra-se no
próprio espírito.


4) Como são escolhidos os que receberão como pais esses espíritos?


R - Os que recebem como pais espíritos nessas condições de resgate são
espíritos também em reabilitação, que corromperam os centros genésicos
pela prática de atos que causaram danos emocionais a outros ou que
envolveram-se em reiterados abortos provocados no passado próximo.
Servindo como receptores e guardiões desses espíritos que recebem como
filhos, têm a oportunidade de também se recuperarem perante a Lei Divina,
regenerando-se pelo amor e devotamento com que os amparam nessa luta
redentora.


5) Por que o espírito que sofreu desequilíbrio mental durante a encarnação
não recupera de imediato a lucidez?

R - O desequilíbrio mental vivenciado numa existência física exige um
período de recuperação que varia conforme o grau de evolução do espírito
em reajuste. Por esse motivo, o espírito que experimenta semelhante
provação, após a desencarnação, não recupera de imediato a lucidez.