Evolução em Dois Mundos
032 – 2ª pte - XII - Diferenciação dos sexos
XII
Diferenciação dos sexos
_ Como se iniciou a diferenciação dos sexos?
_ Os princípios espirituais, nos primórdios da organização planetária, traziam, na constituição que lhes era própria, a condição que poderemos nomear por _teor de força_, expressando qualidades predominantes ativas ou passivas. É entendendo-se que a evolução é sempre sustentada pelas Inteligências Superiores, em movimentação ascendente, desde as primeiras horas da reprodução sexuada, começou, sob a direção delas, a formação dos órgãos masculinos e femininos que culminaram morfologicamente nas províncias genésicas do homem e da mulher da atualidade.
Não podemos esquecer, porém, que o trabalho evolutivo no aperfeiçoamento fisiológico das criaturas terrestres ainda não foi terminado, prosseguindo, como é natural, no espaço e no tempo.
Quanto à perda das característicos sexuais, estamos informados de que ocorrerá, espontaneamente, quando as almas humanas tiverem assimilado todas as experiências necessárias à própria sublimação, rumando, após milênios de burilamento, para a situação angélica, em que o indivíduo deterá todas as qualidades nobres inerentes à masculinidade e à feminilidade, refletindo
em si, nos degraus avançados da perfeição, a glória divina do Criador.
É imperioso reconhecer, contudo, que não podemos, ainda, em nossa posição evolutiva, formular qualquer pensamento concreto acerca da natureza e dos atributos dos Anjos, nem ajuizar quanto ao sistema de relações que cultivam entre si.
Pedro Leopoldo, 1/6/58.
QUESTÕES PARA ESTUDO
1) Desde a criação o princípio inteligente é dotado de organização física sexualmente diferenciada?
2) O corpo físico utilizado na Terra encontra-se com seus caracteres sexuais definitivos?
Conclusão
(Conclusão)
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO
1) Desde a criação o princípio inteligente é dotado de organização física sexualmente diferenciada?
R - No início de vida na Terra, o princípio inteligente era dotado de uma organização física que trazia o que André Luiz denominou "teor de força", através do qual manifestava qualidades predominantemente ativas ou passivas. A partir do momento em que a reprodução sexuada foi inserida em seu organismo físico, deu-se início ao processo de formação dos órgão masculinos e femininos de que são dotados os atuais corpos humanos, instrumentos de expressão das energias genésicas do homem e da mulher, tudo sempre sob a direção da Espiritualidade Superior.
2) O corpo físico utilizado na Terra encontra-se com seus caracteres sexuais definitivos?
R - O corpo físico do homem na Terra continua o seu processo de evolução, sempre em obediência ao aperfeiçoamento gradual dos espíritos que o habitam. Desse modo, não apenas os órgãos genésicos, mas toda a organização física ainda não se encontra com sua forma definitiva. Com relação aos caracteres sexuais, inclusive, segundo o Autor, deixarão de existir quando a humanidade tiver vencido as experiências necessárias para atingir o estado de sublimação a que se destina, o que ocorrerá, certamente, após milênios de luta evolutiva. A partir de então, tendo chegado à condição de angelitude, o homem não mais necessitará da polaridade sexual, pois passará a refletir a perfeição inspirada no Criador.
Destaca, ainda, André Luiz, não ser possível, no atual estágio em que se encontra, expressar qualquer pensamento sobre a natureza e atributos dos espíritos que já alcançaram esse patamar evolutivo, tão pouco dizer algo sobre as relações entre si.