Evolução em Dois Mundos

024 – 2ª pte - IV - Linhas morfológicas dos desencarnados

Linhas morfológicas dos desencarnados


- A que diretrizes obedecem as entidades desencarnadas para se apresentarem morfologicamente?



- As linhas morfológicas das entidades desencarnadas, no conjunto social a que se integram, são comumente aquelas que trouxeram do mundo, a evoluírem, contudo, constantemente para melhor apresentação, toda vez que esse conjunto social se demore em esfera de sentimentos elevados.

A forma individual em si obedece ao reflexo mental dominante, notadamente no que se reporta ao sexo, mantendo-se a criatura com os distintivos psicossomáticos de homem ou de mulher, segundo a vida íntima, através da qual se mostra com qualidades espirituais acentuadamente ativas ou passivas. Fácil observar, assim, que a desencarnação libera todos os Espíritos de feição masculina ou feminina que estejam na reencarnação em condição inversiva atendendo a provação necessária ou a tarefa específica, porquanto, fora do arcabouço físico, a mente se exterioriza no veículo espiritual com admirável precisão de controle espontâneo sobre as células sutis que o constituem.



Nota do autor Espiritual - Devemos esclarecer que essas ocorrências para efeito de responsabilidade cármica e identificação

pessoal respeitam, via de regra, a ficha individual da existência última vivida pela personalidade na Terra, situação que perdura

até novo estágio evolutivo que se processa, seja na reencarnação, seja na promoção a mais alto nível de sublimação e serviço.



Ainda assim, releva observar que se o progresso mental não é positivamente acentuado, mantém a personalidade desencarnada, nos planos inferiores, por tempo indefinível, a plástica que lhe era própria entre os homens. E, nos planos relativamente superiores, sofre processos de metamorfose, mais lentos ou mais rápidos, conforme as suas disposições íntimas.

Se a alma desenleada do envoltório físico foi transferida para a moradia espiritual, em adiantada senectude, gastará algum tempo para desfazer-se dos sinais de ancianidade corpórea, se deseja remoçar o próprio aspecto, e, na hipótese de haver partido da Terra, na juventude primeira, deverá igualmente esperar que o tempo a auxilie, caso se proponha a obtenção de traços da madureza.

Cabe, entretanto, considerar que isso ocorre apenas com os Espíritos, aliás, em maioria esmagadora, que ainda não dispõem de bastante aperfeiçoamento moral e intelectual, pois quanto mais elevado se lhes descortine o degrau de progresso, mais amplo se lhes revela o poder plástico sobre as células que lhes entretecem o instrumento de manifestação. Em alto nível, a Inteligência opera em minutos certas alterações que as entidades de cultura mediana gastam, por vezes, alguns anos a efetuar.

Temos também nas sociedades respeitáveis da Espiritualidade aqueles companheiros que, depois de estágios depurativos, se elevam até elas, por intercessões afetivas ou merecimentos próprios, carregando, porém, consigo, determinadas marcas deprimentes, como sejam mutilações que os desfiguram, inibições ou moléstias que se denunciam na psicosfera que os envolve, ou distintivos outros menos dignos, como remanescentes de circuitos mentais dos remorsos que padeceram, a se lhes concentrarem, desequilibrados, sobre certas zonas do corpo espiritual, mas, em todos esses casos, as entidades em lide ali se encontram, habitualmente, por períodos limitados de reeducação e refazimento, para regressarem, a tempo breve, no rumo das sendas de saneamento e resgate nas reencarnações redentoras.



Pedro Leopoldo, 27/4/58.
QUESTÕES PARA ESTUDO

1) Com que forma o espírito se apresenta ao retornar ao mundo espiritual?

2) No mundo espiritual, o espírito mantém a forma do sexo vivenciado no mundo corpóreo?

3) A idade em que ocorreu a desencarnação influi na forma com que o espírito se apresentará?

4) O espírito mantém em sua linha morfológica as marcas de mutilações, inibições ou moléstias padecidas na vida corporal?


Conclusão

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Com que forma o espírito se apresenta ao retornar ao mundo espiritual?


R - Ao retornar ao mundo espiritual, nos primeiros momentos, comumente, o espírito se apresenta com a forma que mantinha
no mundo corpóreo. No entanto, esta forma pode se modificar para uma melhor apresentação, conforme a faixa vibratória em que se situe, pois refletirá, sempre, o seu estado mental. Os espíritos que se situam em esferas onde se praticam sentimentos elevados, a linha morfológica do espírito evoluirá constantemente, melhorando cada vez mais a sua apresentação.

2) No mundo espiritual, o espírito mantém a forma do sexo vivenciado no mundo corpóreo?

R - Refletindo o seu estado mental dominante, o espírito apresentar-se-á, após a desencarnação, com a forma de homem ou de mulher, conforme a sua vida íntima o determine, ou seja, com a feição masculina ou feminina determinada por seu psiquismo. Assim, o espírito que, por força de provação ou de tarefa específica a que tenha se comprometido, reencarnou na forma sexual invertida à predominante em seu estado mental, com a desencarnação, fica liberado da feição masculina ou feminina que portava enquanto encarnado, pois, através da mente, pode controlar com precisão as células sutis que constituem o perispírito, exteriorizando-se no sexo que desejar. Nos planos superiores, esse processo pode se dar mais lenta ou mais rapidamente, conforme as disposições íntimas do espírito. Nos planos inferiores, o espírito mantém, por tempo indeterminado, a forma que mantinha na vida terrena, até que progrida, espiritualmente.

3) A idade em que ocorreu a desencarnação influi na forma com que o espírito se apresentará?

R - Como vimos nas questões anteriores, o espírito apresenta-se no plano espiritual com a forma que mantinha na existência corpórea, guardando a aparência compatível com a idade em que desencarnou. Todavia, pode o espírito remoçar, se desencarnou em idade avançada ou adotar traços de madureza, se a desencarnação se deu em tenra idade, conforme sua vontade. Para tanto, considerando o nível de evolução em que se encontra a maioria dos espíritos vinculados à Terra, terá de esperar algum tempo para conseguir operar essa transformação. À medida que se aperfeiçoa moralmente, aumenta o seu poder de ação sobre as células do corpo espiritual. Os que se encontram em elevado grau de evolução podem operar essas alterações em minutos, ao passo que os de evolução mediana podem levar alguns anos para conseguirem, esclarece André Luiz.


4) O espírito mantém em sua linha morfológica as marcas de mutilações, inibições ou moléstias padecidas na vida corporal?

R - Após a desencarnação, o espírito carrega consigo as marcas de mutilações, inibições, moléstias ou traços de remorsos contraídos na vida corporal, a se expressarem em certas regiões de seu corpo espiritual. Assim acontece mesmo em esfera mais elevadas, com espíritos que até lá se elevam por intercessão ou pelo próprio merecimento, após passarem por estágios depurativos. Nestes casos, o espírito permanece nessa condição pelo período necessário à sua reeducação e refazimento, preparando-se para o resgate em reencarnação redentora.