Obreiros da Vida Eterna

016 – Exemplo Cristão


...........
Acercamo-nos do bairro pobre em que Fábio situara o ninho doméstico. A casinha singela encantava. Rodeada de folhagens e flores, via-se que todo o espaço merecera a ternura dos moradores.
..........
Entramos.
Três amigos espirituais receberam-nos........apresentou-nos o irmão Silveira, genitor de Fábio na Terra, que desejava colaborar conosco, em favor do filho querido..... O filho arregimentara todas as medidas relacionadas com a próxima libertação, submetendo-se, dócil, aos desígnios superiores. Tivera existência modesta; limitara o vôo das ambições mais nobres, no culto da espiritualidade redentora; esforçara-se suficientemente pela tranquilidade familiar; fora acicatado por dificuldades sem conta, deixava a esposa e dois filhinhos amparados na fé viva, e embora não lhes legasse facilidades econômicas, afastava-se do corpo físico, jubiloso e confortado, com a glória de haver aproveitado todos os recursos que a esfera superior lhe havia concedido. Além do Cristo, vivendo-lhe os princípios renovadores, com todas as possibilidades ao seu alcance, Fábio conseguira iluminar a mente da companheira e construir bases sólidas no espírito dos filhinhos, orientando-os para o futuro.
Elogiava-se de tal forma o companheiro, que, admitido à palestra, arrisquei uma pergunta:
- Fábio desencarnará na ocasião prevista?
- Sim - elucidou Jerônimo.....Nosso amigo desencarnará no tempo devido.
- É verdade - confirmou o pai emocionado - ele aproveitou todos os recursos que se lhe conferiram, malgrado o corpo franzino e doente, desde a infância.
.....................................................................................................................................
..........O pai do enfermo dirigiu-se a Jerônimo:
- Sei que a libertação de Fábio exige grande esforço. Entretanto, desejava auxiliá-lo no derradeiro culto domestico em que tomará parte fisicamente ao fado da família. Regra geral, as últimas conversações dos moribundos são gravadas com mais carinho pela memória dos que ficam. Em razão disso, ser-me-ia sumamente agradável ajudá-lo a endereçar algumas palavras de aviso e estímulo à companheira.
..........................
Silveira, que se havia ausentado, voltou depressa, falando particularmente a Jerônimo, a quem informou:
- Tudo pronto. Conseguiremos a reunião exclusiva da família.
O Assistente mostrou satisfação e salientou a necessidade de acelerar o ritmo do trabalho. O bondoso pai desencarnado movimentou-se. A tecla mais sensível à nossa atuação foi quando Fábio se dirigiu à esposa, ponderando:
- Creio que não devemos adiar o serviço da prece. Sinto-me inexplicavelmente melhor e desejaria aproveitar a pausa do repouso.
Dona Mercedes, a abnegada senhora, trouxe ambas as crianças, que se sentaram na posição respeitosa de ouvintes. E enquanto a esposa se acomodava ao lado dos pequenos, o enfermo, auxiliado pelo pai, abriu o Novo Testamento, na primeira epístola de Paulo de Tarso aos Corintios e leu o versículo quarenta e quatro capítulo quinze:
- "Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Há corpo animal, e há corpo espiritual."
Fez-se curto silêncio, que o doente interrompeu, iniciando a prece, comovido....
..............
Sorriu, calmo e conformado. Até ali, via-se bem que era Fábio o expositor exclusivo das palavras. Expressava-se em voz correntia, mas sem calor entusiástico, dada a sua situação de extrema fraqueza.
Findo intervalo mais longo, o genitor descansou a destra em sua fronte, mantendo-se na atitude de quem ora com profunda devoção. Reparei surpreso, que luminosa corrente se estabelecera no organismo débil, desde a massa encefálica até o coração, inflamando as células nervosas, então semelhando a minúsculos pontos de luz condensada e radiante. Os olhos de Fábio, pouco a pouco, adquiriram mais brilhos e a sua voz fez-se ouvir, de novo com diferente inflexão. Dirigindo à esposa e aos filhinhos o olhar terno, agora otimista e percuciente, passou a dizer, inspirado:....

...........Algo me diz que ao coração que esta será talvez a última noite em que o sono me abençoa, sinto-me nas vésperas da grande liberdade...Vejo que amigos iluminados me preparam o coração e estou certo de que partirei na primeira oportunidade. Acredito que todas as providências já foram levadas a efeito, em benefício de nossa tanquilidade,nestes minutos de separação. Em verdade, não lhes deixo dinheiro, mas conforta-me a certeza de que construímos o lar espiritual de nossa união sublime, ponto indelével de referência à felicidade imorredoura...
....................
Transcorrido alguns segundos de breve pausa, continuou, irradiando seus olhos verdadeira afeição e sinceridade fiel:
- Por isso, Mercedes, embora tenhamos providenciado sua posição futura no trabalho honesto, quero dizer a você que ficarei muito satisfeito se Jesus enviar-lhe um companheiro digno e leal irmão. Se isso acontecer, querida, não recuse. Felizmente, para nós, cultivamos a ligação imperecível da alma, sem que o monstro do ciúme desvairado nos guarde o castelo afetivo....
........................
.....Nossos corações, Mercedes, são como aves: alguns já conquistaram a prodigiosa força da águia; outros, contudo, guardam, ainda, a fragilidade do beija-flor.Sofreria, de fato, por minha vez, se a visse afrontando a montanha redentora, com falsa energia.Não tenha medo.Criaturas perversas não amedrontam almas prudentes.Concedeu-nos O Senhor bastante luz espiritual para discernir. Você jamais poderá ser vítima de exploradores inconscientes, porque o Evangelho de Jesus está colocado diante de seus olhos para iluminar o caminho escolhido..........

Sorriu, com esforço, enquanto a esposa chorava, discreta. Após longo interregno, frisou:
- Se eu puder, trarei estrelas do firmamento para enfeite de suas esperanças. Você estará sempre mais viva em meu coração; amarei também a todos aqueles que forem assinalados por sua estima enobrecedora.
..................................
A palavra apostólica no Evangelho conforta-nos e esclarece-nos, como se faz indispensável. Em breve reunir-me-ei aos nossos na Vida Maior. Perderei meu corpo animal, mas conquistarei a ressurreição no corpo espiritual, a fim de esperá-los, alegremente.
......................
O genitor retirou a destra da fronte de Fábio, desaparecendo a corrente fluídico-luminosa que o ajudara a pronunciar aquela impressionante alocução de amor acrisolado.
....................
Reparei que Jerônimo repetia o processo de libertação praticado em Dimas, mas com espantosa facilidade...............
Supus que o caso de Dimas se repetiria, ali, minudência por minudência; porém, uma hora depois da desencarnação, Jerônimo cortou o apêndice luminoso.
-Está completamente livre - declarou meu orientador, satisfeito.
...........................
Enquanto prosseguíamos, espaço acima, contemplei, respeitoso, o primeiro anuncio da aurora e, observando Fábio adormecido, tive a impressão de que gloriosos portos do Céu se iluminavam de sol para receber aquele homem, de sublime exemplo cristão, que subia vitorioso, da Terra...


Bibliografia:
LE : pergs. 114, 361, 779, 934/936
ESE : Cap.XVII - item 3


1 - Com o desencarne de Fábio, qual o legado deixado por ele a sua esposa e aos seus filhos?


2 - Qual a principal diferença entre o desencarne de Dimas e de Fábio? Por que?

3 -Qual a ajuda recebida por Fábio de seu pai na reunião familiar?


4 - Qual a mensagem deixada por Fábio à sua querida esposa com relação a sua continuação na vida terrestre?


5 - Qual o grande exemplo de vida deixado por Fábio, para que mereçamos, também, uma subida vitoriosa, da Terra?

Conclusão