Obreiros da Vida Eterna

003 – O sublime visitante

Vamos dar continuidade aos nosos estudos. Nessa semana veremos o capítulo 3 - O sublime visitante.
Este capítulo nos traz preciosos ensinamentos. Vamos lá?

"Reunidos em pequeno salão iluminado, observei que a atmosfera permanecia embalsamada de suave perfume.
Recomendou-nos Cornélio a oração fervorosa e o pensamento puro.
...
-"Compreendemos que, lá fora, ante os laços morais que ainda nos pendem às esferas da carne é quase inevitável a recepção das reminiscencias de pretérito, a distância. A lembranç tange os corpos da sensibilidade e sintonizamos com o passao inferior. Aqui porem, no Santuário da Ben~ao , é imprescindível observar uma atitude firme de serenidade e respeito. O ambiente oferece bases à emissão de energias puras e, em razão disso, responsabilizaremos os companheiros presentes por qualquer minúcia desarmônica no trabalho a realizar. Formulemos, pois, os mais altos pensamentos ao nosso alcance, relativamente à veneração que devemos ao Pai Altíssimo!...."
...". tornou-se ele sem afetação:"
-" Projetamos nossas forças mentais sobre a tela cristalina. O quadro a formar-se constará de paisagem simbólica, em que águas mansas , personificando a paz, alimentem vigorosa árvore, a representar a vida. Assumirá a responsabilidade da criação do tronco, enquanto os chefes das missões entrelaçrão energias criadoras fixando o lago tranquilo.
E dirigindo-se especialmente a nós outros, os colaboradores mais humildes, acrescentou:
- Formarão voces a veste da árvore e a vegetação que contornará as águas serenas, bem como as carecteristicas do trecho de firmamento que deverá cobrir a pintura mental.
Após ligeira pausa, concluia:
- Este, o quadro que ofereceremos ao visitante exepcional que nos falará em breves minutos. Atendemos aos sinais."
......
"Cornélio, de pé, ante a paisagem viva, enquanto nos mantinhamos sentados, os braços na direção do Alto e luplicou:
- Pai da Criação Infinita, permita, ainda uma vez, por misericórdia, que os teus mensageiros excelcios sejam portadores de tua inspiração celeste para esta casa consagrada aos júbilos de tua bênção!... Senhor, fonte de toda a Sabedoria, dissipa as sombras que ainda persistem em nossos corações, impedindo-nos a gloriosa visão do porvir que nos reservaste; faze vibrar, entre nós, o pensamento augusto e soberano da confiança sem mescla e deixa-nos perceber a corrente benéfica de tua bondade infinita, que nos lava a mente mal desperta e ainda eivada de escuras recordações do mundo carnal!... Auxilia-nos a receber dignamente teus devotados emissários!... Sobretudo, ó Pai, abençoa os teus filhos que partem, a caminho dos círculos inferiores, semeando o bem. Reparte com eles , humildes representantes de tua grandeza, os teus dons de infinito amor e de inesgotável sabedoria, a fim de que se cumprem teus sagrados desegnios... Acima , porem, de todas as concessões, proporciona-lhes algo de tua divina tolerância,de tua complacência sublime, de tua ilimitada compreensão, para que satisfaçam , sem desesperação e sem desânimo ,os deveres fraternais que lhe cabem, ante os que ignoram ainda as tuas leis e sofrem as consequências dos desvios crueis!..."
......
"... vimos que a paisagem, formada de substância mental, começou a iluminar-se, inexplicavelmente, em seus mínimos contornos."
"Cornélio, de mãos erguidas para o alto, mas sem qualquer espressão ritualística, em vista da simplicidade espontânea de seus gestos, exclamou:
- Bem-vindo seja o portador de nosso Pai Amantíssimo!
Visivelmente sensibilizado, o diretor da casa saudou, nominalmente:
- Venerável Asclépios, sê conosco!"
......

"A irmã Semprônia, que chefiava pela primeira vez a turma de socorro aos serviço de amparo aos órfãos, foi a primeira a consultá-lo:"
- "Venerável amigo, temos algumas cooperadoras na crosta que esperam de nós uma palavra de órdem e reconforto para prosseguirem nos serviços a que se devotaram de coração fiel. Desde muito tempo,experimentam perseguições declaradas e toleram o sarcasmo contínuo de adversários gratuitos que lhe ferem o espírito sensíve, atacando-lhes os melhores esforços, atraves de maldades sem conto. Inegavelmente, não cedem ante os fantasmas da sombra e moilizam as energias no trabalho de resistência cristã... Que devemos dizer a elas, respeitável amigo? Porque palavras esclarecedoras e reconfortantes sustentar-lhes o ânimo em tão longa batalha? De alma voltada para o nosso dever, aguardamos de vossa generosidade o alvitre oportuno."
"O mensaeiro ouviu, paciente e bondoso, revelando grande interesse e carinho na expressão fisionomica e, retirou uma folha dentre os pergaminhos alvinitentes que trazia, de modo intencional, e abriu-a à nossa vista, lendo todos nós o versículo quarenta e quatro do capítulo cinco do Evangelho do Apóstulo Mateus ."
- "Eu, porem, vos digo. - amai a vossos inimigos , bendizei os que nos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e caluniam".
"O emissário , sem qualquer afetação dos que ensinam por amor- próprio, comentou:
- Os adversários, quando bem compreendidos e recebidos cristâmente, constituem precioso auxílio em nossa jornada para a União Divina."
.........

"... o irmão Raimundo, do grupo socorrista, dedicado a assistência aos loucos, tomou a iniciativa e interrogou:
- Tolerante amigo, que fazer ante as dificuldades que me defrontam nos serviços marginais da tarefa? Interessando a órbita de nosso deveres, junto aos desequilibrados mentais da Crosta Terrestre, venho assistindo certos agrupamentos de irmãos que não estão interpretando as obrigações evangélicas como deviam. em verdade, convocam-nos à colaboração espiritual, pronunciando belas palavras, mas no terreno prático se distânciam de todas as atitudes verbais da crença consoladora. Estimam as discursões injuriosas, formentam o sectarismo, dão grande apreço ao individualismo inferior que desconsidera o esforço alheio, por mais nobilitante que seja esse. Quase sempre, entregam-se a rixas infindáveis e gastam o tempo estudando meios de se fazerem valer as limitações que lhe são próprias. Por mais que lhes ensinemos a humildade, recorrendo, não a nós, mas ao exemplo eterno do Cristo, mais se arvoram em críticos impiedosos, não apenas uns dos outros,e, sim, de setores e situações, pessoas e coisas que não lhes dizem respeito, incentivando à malícia e a discórdia, o ciume e o desleixo espiritual. No enntanto, reunem-se metodicamente e nos chamam a cooperação em seus trabalhos. Que fazer , todavia respeitável orientador, para que maiores pertubações não se estabeleçam?
O mensageiro esperou que o consulente se desse por satisfeito em suas indagações e, em seguida muito calmo, repetiu a operação anterior..."
- "Mas tu , ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça,a piedade, a fé , a caridade, a paciencia, a mansidão," - O dicípulo que segue as virtudes do Mestre, aplicando-se a si próprio, foge às inutilidades do plano exterior, acolhendo-se ao santuário de si mesmo, e auxilia aos nossos irmãos imprevidentes e pertubados, rixosos e ingratos, sem contaminar-se."
............

"A irmã Luciana, porem, que nos ingressava o pequeno grupo, tomou a palavra e perguntou:
- Esclarecido mentor , esta é a primeira vez que vou à crosta em tarefa definitiva de socorro. Podereis fornecer-me, porventura, a orientação que nessecito?"
- "Quando, porem, à caridade fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruidos por Deus que vos ameis uns aos outros". - O evangelho aplicado ensina-nos a improvisar os recursos do bem, nas situações mais difíceis."
..........

"Notando que Semprônia, Raimundo e Luciana eram alvos de nossa indiscreta curiosidade, Cornélio inquiriu de Asclépios, como se fora mero aprendiz:"
- "Que fazer para connservar a alegria nos trabalhos, perseverança no bem, devotamento à verdade?"
- "Regozijai-vos sempre." - A confiança no Poder Divino é a base do júbilocCristão, que jamais deveremos perder."
.........

"Decorreram minutos sem que os demais utilizassem a palavra. Passando menção de despedir-se , o sublime visitante comentou afável:"
- "A medida que nos integramos nas próprias reponsabilidades , empreendemos que a sugestão direta nas difiduldades e realizações do caminho deve ser procurada com o Supremo Orientador da Terra. Cada Espirito, herdeiro e filho do Pai Altíssimo, é um mundo por si, com as suas leis e características próprias. Apenas o Mestre tem bastante poder para traçar diretrizes individuais aos dicípulos."
"Logo apos, abençoou-nos, carinhosao, desejando-nos bom ânimo."
.........

- "Não poderiamos, por nossa vez , demandar o plano de Asclépios a fim de conhecer-lhe a grandeza e sublimidade? - perguntei.
- Muito companheiros nossos - assegurou-nos o instrutor -, por merecimentos naturais no trabalho, alcançam admiráveis prêmios de viagens, não só às esferas superiores do Planeta que nos serve de moradia, mas tambem, aos circulos de outros mundos..."
.....
-" Asclépios, todavia, não mais reencarnará na Crosta?
O Instrutor gesticulou, significadamente, e exclamou:
- Poderá reencarnar em missão de grande benemerência, se quiser, mas a intervalos de cinco a oito séculos entre as reencarnações."
- "Devemos acreditar - interroguei admirado - seja esse o mais alto grau de desenvolvimento espiritual no Universo?"
-" De modo algum. Asclépios relaciona-se entre abnegados mentores da Humanidade Terrestre, partilha da soberana elevação da coletividade a que pertence, mas, efetivamente, é ainda entidade do nosso Planeta, funcionando, embora, em círculos mais altos de vida. Compete-nos peregrinar muito tempo, no campo evolutivo, para lhe atingimos as pegadas; no entanto, acreditamos que o nosso visitante sublime suspira por integrar-se no quadro de representantes do nosso orbe, junto às gloriosa comunidades que habitam, por , Jupter e Saturno. Os componentes dessas, por sua vez, esperam ansiosos, o instante de serem convocados às divinas asembleias que regem o nosso sistema solar. Entre essas últimas, estão os que aguardam, cuidadosos e vigilantes, o minuto em que serão chamado a colaborar com os que sustentam a constelação de Hércules, a cuja família pertencemos. Os que orientam nosso grupos de estrelas aspiram , naturalmente , a formar, um dia, na coroa de genios celestiais que amparam a vida e dirigem-na, no sistema galáxico em que movimentamos. E sabe meu amigo que a nossa Via- Láctea, viveiro e fonte de milhões de mundos, é somente um detalhe da Criação Divina, uma nesga do Universo!..."
"As noções de infinitoencerraram a reunião encantadora no Santuário da Benção."

Bibliografia para pesquisa

O Evangelho Segundo o Espiritismo
O céu e o inferno
Livro dos Espiritos
Gênese.
Questões para estudo e participação.

Qual foi a pergunta da irmã Sempronia ao Venerável Asclépios , e qual foi a resposta desde?
Que comentário ele fez a seguir?
Irmão Raimundo, socorrista do grupo dedicado a assistência aos loucos foi o próximo a interrogar o Venerável Asclepios. Qual foi a sua pergunta e qual resposta obteve?
Qual foi o comentário feito a seguir?
Qual foi a pergunta da irmã Luciana?
O Veneravel irmão parecia trazer respostas biblicas. Qual foi a sua resposta à irmã Luciana? E o seu comentário a seguir?
Irmão Cornélio como se fosse mero aprendiz questionou: "Que fazer para conservar alegria no trabalho, perseverança no traalho no bem, devotamento à verdade?"Que resposta obteve?
Qual foi o comentário de Asclépios na despedida?
Diante da pergunta de André Luiz: "Asclépios todavia não mais reencarnará na Crosta?"Qual foi a resposta do Instrutor?
"Devemos acreditar seja esse o mais alto grau de desenvolvimento espiritual no Universo?"Diante desta pergunta de Andre Luiz temos uma grande noção do que vem a ser o desenvolvimento espiritual diante do Universo Infinito. Qual foi a resposta do Instrutor ?

Conclusão

1)Qual foi a pergunta da irmã Sempronia ao Venerável Asclépios , e qual foi
a resposta desde? Que comentário ele fez a seguir?

Resp.:
a) "Venerável amigo, temos algumas cooperadoras na crosta que esperam de nós
uma palavra de órdem e reconforto para prosseguirem nos serviços a que se
devotaram de coração fiel. Desde muito tempo,experimentam perseguições
declaradas e toleram o sarcasmo contínuo de adversários gratuitos que lhe
ferem o espírito sensíve, atacando-lhes os melhores esforços, atraves de
maldades sem conto. Inegavelmente, não cedem ante os fantasmas da sombra e
moilizam as energias no trabalho de resistência cristã... Que devemos dizer
a elas, respeitável amigo? Porque palavras esclarecedoras e reconfortantes
sustentar-lhes o ânimo em tão longa batalha? De alma voltada para o nosso
dever, aguardamos de vossa generosidade o alvitre oportuno."

b) ... lendo todos nós o versículo quarenta e quatro do capítulo cinco do
Evangelho do Apóstulo Mateus ."

- "Eu, porem, vos digo. - amai a vossos inimigos , bendizei os que nos
maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e
caluniam".

c) ... comentou:

- Os adversários, quando bem compreendidos e recebidos cristâmente,
constituem precioso auxílio em nossa jornada para a União Divina."

2) Irmão Raimundo, socorrista do grupo dedicado a assistência aos loucos foi
o próximo a interrogar o Venerável Asclepios. Qual foi a sua pergunta e qual
resposta obteve? Qual foi o comentário feito a seguir?

Resp.:
a) - Tolerante amigo, que fazer ante as dificuldades que me defrontam nos
serviços marginais da tarefa? Interessando a órbita de nosso deveres, junto
aos desequilibrados mentais da Crosta Terrestre, venho assistindo certos
agrupamentos de irmãos que não estão interpretando as obrigações evangélicas
como deviam. em verdade, convocam-nos à colaboração espiritual, pronunciando
belas palavras, mas no terreno prático se distânciam de todas as atitudes
verbais da crença consoladora. Estimam as discursões injuriosas, formentam o
sectarismo, dão grande apreço ao individualismo inferior que desconsidera o
esforço alheio, por mais nobilitante que seja esse. Quase sempre,
entregam-se a rixas infindáveis e gastam o tempo estudando meios de se
fazerem valer as limitações que lhe são próprias. Por mais que lhes
ensinemos a humildade, recorrendo, não a nós, mas ao exemplo eterno do
Cristo, mais se arvoram em críticos impiedosos, não apenas uns dos outros,e,
sim, de setores e situações, pessoas e coisas que não lhes dizem respeito,
incentivando à malícia e a discórdia, o ciume e o desleixo espiritual. No
enntanto, reunem-se metodicamente e nos chamam a cooperação em seus
trabalhos. Que fazer , todavia respeitável orientador, para que maiores
pertubações não se estabeleçam?

b) "Mas tu , ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça,a
piedade, a fé , a caridade, a paciencia, a mansidão," - O dicípulo que segue
as virtudes do Mestre, aplicando-se a si próprio, foge às inutilidades do
plano exterior, acolhendo-se ao santuário de si mesmo, e auxilia aos nossos
irmãos imprevidentes e pertubados, rixosos e ingratos, sem contaminar-se."

c) "_ O discípulo que segue as virtudes do Mestre, aplicando-as a si
próprio, foge às inutilidades do plano exterior, acolhendose ao santuário de
si mesmo, e auxilia os nossos irmãos imprevidentes e perturbados, rixosos e
ingratos, sem contaminar-se."


3) Qual foi a pergunta da irmã Luciana? O Veneravel irmão parecia trazer
respostas biblicas. Qual foi a sua resposta à irmã Luciana? E o seu
comentário a seguir?

Resp.:
a) "_ Esclarecido mentor, esta é a primeira vez que vou à Crosta em tarefa
definida de socorro. Podereis fornecer-me, porventura, a orientação de que
necessito?"

b) "_ Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais de que vos
escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns
aos outros."

c) "- O Evangelho aplicado - comentou o mensageiro, delicadamente -
ensina-nos a improvisar os recursos do bem, nas situações mais difíceis."


4) Irmão Cornélio como se fosse mero aprendiz questionou: "Que fazer para
conservar alegria no trabalho, perseverança no trabalho no bem, devotamento
à verdade? "Que resposta obteve?

Resp.:
"_ Regozijai-vos sempre

(...)

_ A confiança no Poder Divino é a base do júbilo cristão, que jamais devemos
perder."


5) Qual foi o comentário de Asclépios na despedida?

Resp.:
_ "_ À medida que nos integramos nas próprias responsabilidades,
compreendemos que a sugestão direta nas dificuldades e realizações do
caminho deve ser procurada com o Supremo Orientador da Terra. Cada Espírito,
herdeiro e filho do Pai Altíssimo, é um mundo por si, com as suas leis e
características próprias. Apenas o Mestre tem bastante poder para traçar
diretrizes individuais aos discípulos."


6) Diante da pergunta de André Luiz: "Asclépios todavia não mais reencarnará
na Crosta?"Qual foi a resposta do Instrutor?

Resp.:
"_ Poderá reencarnar em missão de grande benemerência, se quiser, mas a
intervalos de cinco a oito séculos entre as reencarnações"


7) "Devemos acreditar seja esse o mais alto grau de desenvolvimento
espiritual no Universo?"Diante desta pergunta de Andre Luiz temos uma grande
noção do que vem a ser o desenvolvimento espiritual diante do Universo
Infinito. Qual foi a resposta do Instrutor ?

Resp.:
"_ De modo algum. Asclépios relaciona-se entre abnegados mentores da
Humanidade Terrestre, partilha da soberana elevação da coletividade a que
pertence, mas, efetivamente, é ainda entidade do nosso Planeta, funcionando,
embora, em círculos mais altos de vida. Compete-nos peregrinar muito tempo,
no campo evolutivo, para lhe atingimos as pegadas; no entanto, acreditamos
que o nosso visitante sublime suspira por integrar-se no quadro de
representantes do nosso orbe, junto às gloriosa comunidades que habitam, por
, Júpiter e Saturno. Os componentes dessas, por sua vez, esperam ansiosos, o
instante de serem convocados às divinas assembléias que regem o nosso
sistema solar. Entre essas últimas, estão os que aguardam, cuidadosos e
vigilantes, o minuto em que serão chamado a colaborar com os que sustentam a
constelação de Hércules, a cuja família pertencemos. Os que orientam nosso
grupos de estrelas aspiram , naturalmente , a formar, um dia, na coroa de
gênios celestiais que amparam a vida e dirigem-na, no sistema galáxico em
que movimentamos. E sabe meu amigo que a nossa Via - Láctea, viveiro e fonte
de milhões de mundos, é somente um detalhe da Criação Divina, uma nesga do
Universo!..."


Perguntas surgidas no transcorrer do estudo:

1) Qual a necessidade de se construir um local com energia pura e tornado
em paisagem purificada?
comentário: Como se verificou o Visitante Asclépios vive em um patamar
espiritual superior, havendo, portanto, uma maior eterização de seu
perispírito, assim mais difícil lhe é se envolver na esfera mas próxima da
crosta ; daí a necessidade de se produzir um ambiente mais purificado.

2) Qual o papel da oração e do pensamento puro ?
comentário: A prece é um recurso valioso , que ultrapassa a fronteira
vibratória de energias ou pensamentos ou sentimentos ainda voltados à forma
mundana, ela nos predispõe a uma mudança de hábito, pois ao nos colocarmos
em prece, buscamos uma posição mais elevada, possibilitando tb o refazimento
de nossas energias e forças interiores que se externam pelo ambiente ao
redor. O pensamento puro necessário é para que realmente haja concentração
e vibração de reais eficácias.

3) Que é força mental? Como ela se dá? Qual sua consequência?
Comentário: Achamos em André Luiz, no livro Mecanismos da Mediunidade, no
capítulo IV , uma excelente explicação descritiva de força mental :
"Identificando o Fluido Elementar ou Hálito Divino por base mantenedora de
todas as associações da forma nos domínios inumeráveis do Cosmo,...,
interpretaremos o Universo como um todo de forças dinâmicas, expressando o
Pensamento do Criador. E superpondo-se-lhe à grandeza indevassável,
encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante,
plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de
progresso.
No macrocosmo e no microcosmo, tateamos as manifestações da Eterna
Sabedoria que mobiliza agentes incotnáveis para a estruturação de sistemas e
formas, em variedade infinita de graus e fases, e entre o infinitamente
pequeno e o infinitamente grande surge a inteligência humana, dotada
igualmente da faculdade de mentalizar e co-criar, empalmando, para isso, os
recursos intrínsecos à vida ambiente.
Nos fundamentos da Criação vibra o pensamento imensurável do Criador e sobre
esse plasma divino vibra o pensamento mensurável da criatura, a
constituir-se no vasto oceano de força mental em que os poderes do Espírito
se manifestam.
(...)
Corpúsculos mentais - como alicerce vivo de todas as realizações no plano
físico e extrafísico, encontramos o pensamento por agente essencial...
(...)
Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitação
pelos impulsos da vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental
própria.
(...)
Indução Mental - Recorrendo ao "campo"de Einstein, imaginemos a mente humana
no lugar da chama em atividade. Assim como a intensidade de influência da
chama diminui com a distância do núcleo de energias em combustão,
demonstrando fraçao cada vez menor, sem nunca atingir a zero, a corrente
mental se espraia, segundo o mesmo princípio, não obstante a diferença de
condições.
Essa corrente de partículas mentais exterioriza-se de cada Espírito com
qualidade de indução mental, tanto maior quanto mais amplos se lhe
evidenciem as faculdades de concentração e o teor da persistência no rumo
dos objetos que demande.
(...)
Compreendemos assim, perfeitamente, que a matéria mental é o instrumento
sutil da vontade, atuando nas formações da matéria física, gerando as
motivações de prazer ou desgosto, alegria ou dor, otimismo ou desespero, que
não se reduzem efetivamente a abstrações, por representarem turbilhões de
força em que a alma cria os seus próprios estados de mentação indutiva,
atraindo para si mesma os agentes(por enquanto imponderáveis na Terra) de
luz ou sombra, vitória ou derrota, infortúnio ou felicidade.
(...)
Emitindo uma idéia, passamos a refletir as que se lhe assemelham, idéia essa
que para logo se corporifica, com intensidade correspondente à nossa
insistência em sustentá-la, mantendo-nos, assim, espontaneamente em
comunicação com todos os que nos esposem o modo de sentir.
(...) "