A Gênese

136 – A geração nova (2ª pte) - itens 30 a 35

A geração nova
(2ª pte)

30. - Sejam os que componham a nova geração Espíritos melhores, ou Espíritos antigos que se melhoraram, o resultado é o mesmo. Desde que trazem disposições melhores, há sempre uma renovação. Assim, segundo suas disposições naturais, os Espíritos encarnados formam duas categorias: de um lado, os retardatários, que partem; de outro, os progressistas, que chegam. O estado dos costumes e da sociedade estará, portanto, no seio de um povo, de uma raça, ou do mundo inteiro, em relação com aquela das duas categorias que preponderar.

31. - Uma comparação vulgar ainda melhor dará a compreender o que se passa nessa circunstância. Figuremos um regimento composto na sua maioria de homens turbulentos e indisciplinados, os quais ocasionarão nele constantes desordens que a lei penal terá por vezes dificuldades em reprimir. Esses homens são os mais fortes, porque mais numerosos do que os outros. Eles se amparam, animam e estimulam pelo exemplo. Os poucos bons nenhuma influência exercem; seus conselhos são desprezados; sofrem com a companhia dos outros, que os achincalham e maltratam. Não é essa uma imagem da sociedade atual?

Suponhamos que esses homens são retirados um a um, dez a dez, cem a cem, do regimento e substituídos gradativamente por iguais números de bons soldados, mesmo por alguns dos que, já tendo sido expulsos, se corrigiram. Ao cabo de algum tempo, existirá o mesmo regimento, mas transformado. A boa ordem terá sucedido à desordem.

32. - As grandes partidas coletivas, entretanto, não têm por único fim ativar as saídas; têm igualmente o de transformar mais rapidamente o espírito da massa, livrando-a das más influências e o de dar maior ascendente às idéias novas.

Por estarem muitos, apesar de suas imperfeições, maduros para a transformação, é que muitos partem, a fim de apenas se retemperarem em fonte mais pura. Enquanto se conservassem no mesmo meio e sob as mesmas influências, persistiriam nas suas opiniões e nas suas maneiras de apreciar as coisas. Uma estada no mundo dos Espíritos bastará para lhes descerrar os olhos, por isso que aí vêem o que não podiam ver na Terra. O incrédulo, o fanático, o absolutista, poderão, conseguintemente, voltar com idéias inatas de fé, tolerância e liberdade. Ao regressarem, acharão mudadas as coisas e experimentarão a influência do novo meio em que houverem nascido. Longe de se oporem às novas idéias, constituir-se-ão seus auxiliares.

33. - A regeneração da Humanidade, portanto, não exige absolutamente a renovação integral dos Espíritos: basta uma modificação em suas disposições morais. Essa modificação se opera em todos quantos lhe estão predispostos, desde que sejam subtraídos à influência perniciosa do mundo. Assim, nem sempre os que voltam são outros Espíritos; são com freqüência os mesmos Espíritos, mas pensando e sentindo de outra maneira.

Quando insulado e individual, esse melhoramento passa despercebido e nenhuma influência ostensiva alcança sobre o mundo. Muito outro é o efeito, quando a melhora se produz simultaneamente sobre grandes massas, porque, então, conforme as proporções que assuma, numa geração, pode modificar profundamente as idéias de um povo ou de uma raça.

É o que quase sempre se nota depois dos grandes choques que dizimam as populações. Os flagelos destruidores apenas destroem corpos, não atingem o Espírito; ativam o movimento de vaivém entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, por conseguinte, o movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados.É de notar-se que em todas as épocas da História, às grandes crises sociais se seguiu uma era de progresso.

34. - Opera-se presentemente um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelação da Humanidade. A multiplicidade das causas de destruição constitui sinal característico dos tempos, visto que elas apressarão a eclosão dos novos germens. São as folhas que caem no outono e às quais sucedem outras folhas cheias de vida, porquanto a Humanidade tem suas estações, como os indivíduos têm suas várias idades. As folhas mortas da Humanidade caem batidas pelas rajadas e pelos golpes de vento, porém, para renascerem mais vivazes sob o mesmo sopro de vida, que não se extingue, mas se purifica.

35. - Para o materialista, os flagelos destruidores são calamidades carentes de compensação, sem resultados aproveitáveis, pois que, na opinião deles, os aludidos flagelos aniquilam os seres para sempre. Para aquele, porém, que sabe que a morte unicamente destrói o envoltório, tais flagelos não acarretam as mesmas conseqüências e não lhe causam o mínimo pavor; ele
lhes compreende o objetivo e não ignora que os homens não perdem mais por morrerem juntos, do que por morrerem isolados, dado que, duma forma ou doutra, a isso hão de todos sempre chegar. Os incrédulos rirão destas coisas e as qualificarão de quiméricas; mas, digam o que disserem, não fugirão à lei comum; cairão a seu turno, como os outros, e, então, que lhes acontecerá? Eles dizem: Nada! Viverão, no entanto, a despeito de si próprios e se verão, um dia, forçados a abrir os olhos.
(extraído de "A Gênese", de Allan Kardec, editora FEB)

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Devemos entender que o processo de regeneração da Terra implicará numa substituição integral de espíritos?

b) Que influências a ocorrência de flagelos destruidores pode exercer no movimento de regeneração da Terra?


Conclusão

C O N C L U S Ã O

A regeneração da Humanidade não exige a renovação integral dos Espíritos, bastando uma modificação em suas disposições morais. Assim, nem sempre os que voltam são outros espíritos. São, com freqüência, os mesmos Espíritos, pensando e sentindo de outra maneira.
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Devemos entender que o processo de regeneração da Terra implicará numa substituição integral de espíritos?

R - A regeneração da humanidade não se dará pela substituição integral dos espíritos que não se adaptarem aos novos tempos. A nova geração também será composta por espíritos antigos, que se tornaram melhores. Para que operem essa transformação, contarão com a ajuda de Espíritos mais elevados, que os esclarecerão sobre a necessidade da mudança, mostrando-lhes o quanto era equivocado o caminho que seguiam. Como salienta Kardec, nós mesmos, com as nossas preces, podemos contribuir para que eles se melhorem. A emigração para mundos inferiores de espíritos retardatários contribuirá para livrar os que ficam de suas más influências, permitindo a ascendência das novas idéias. Muitos, apesar de suas imperfeições, estão predispostos à transformação, desde que, ao reencarnarem, encontrem mudadas as coisas e experimentem uma influência favorável do novo meio em que renascerão.

Assim, nem todos os espíritos que comporão a nova geração serão outros. Freqüentemente, serão os mesmos espíritos com pensamentos e sentimentos diferentes dos que antes praticavam. O resultado para a renovação da humanidade é o mesmo, tanto a nova geração sendo composto por novos espíritos, mais adiantados que os antigos, como por espíritos antigos, que se melhoraram. O que importa é que, em cada criança que nascer, venha um espírito com disposições melhores, predisposto ao
bem.

b) Que influências a ocorrência de flagelos destruidores pode exercer no movimento de regeneração da Terra?

R - Os chamados flagelos destruidores propiciam um movimento mais intenso entre o mundo corporal e o espiritual, acelerando
a troca entre espíritos encarnados e desencarnados. As várias causas de destruição que atualmente acontecem são típicas
dos novos tempos, apressando o surgimento da nova geração. Por esta razão, em todas as épocas da humanidade, as grandes crises sociais deram origem a uma nova era de progresso. Como diz Kardec, "são as folhas que caem no outono e às quais sucedem outras folhas cheias de vida, porquanto a Humanidade tem suas estações, como os indivíduos têm suas várias idades."