A Gênese

135 – A geração nova (1ª pte) - itens 27 a 29

A geração nova
(1ª pte)

27. - Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substituí--los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade.

A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas.

Tudo, pois, se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem.

Muito menos, pois, se trata de uma nova geração corpórea, do que de uma nova geração de Espíritos. Sem dúvida, neste sentido é que Jesus entendia as coisas, quando declarava: «Digo-vos, em verdade, que esta geração não passará sem que estes fatos tenham ocorrido.» Assim decepcionados ficarão os que contem ver a transformação operar-se por efeitos sobrenaturais e maravilhosos.

28. - A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos
à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares.

Têm idéias e pontos de vista opostos as duas gerações que se sucedem. Pela natureza das disposições morais, porém, sobretudo das disposições intuitivas e inatas, torna-se fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.

Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham
predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.

O que, ao contrário, distingue os Espíritos atrasados é, em primeiro lugar, a revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos; a propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de ciúme; enfim, o apego a tudo o que é material: a sensualidade, a cupidez, a avareza.
Desses vícios é que a Terra tem de ser expurgada pelo afastamento dos que se obstinam em não emendar-se; porque são incompatíveis com o reinado da fraternidade e porque o contacto com eles constituirá sempre um sofrimento para os homens de bem. Quando a Terra se achar livre deles, os homens caminharão sem óbices para o futuro melhor que lhes está reservado, mesmo neste mundo, por prêmio de seus esforços e de sua perseverança, enquanto esperem que uma depuração mais completa lhes abra o acesso aos mundos superiores.

29. - Não se deve entender que por meio dessa emigração de Espíritos sejam expulsos da Terra e relegados para mundos inferiores todos os Espíritos retardatários. Muitos, ao contrário, aí voltarão, porquanto muitos há que o são porque cederam ao arrastamento das circunstâncias e do exemplo. Nesses, a casca é pior do que o cerne. Uma vez subtraídos à influência da matéria e dos prejuízos do mundo corporal, eles, em sua maioria, verão as coisas de maneira inteiramente diversa daquela por que as viam quando em vida, conforme os múltiplos casos que conhecemos. Para isso, têm a auxiliá-los Espíritos benévolos que por eles se interessam e se dão pressa em esclarecê-los e em lhes mostrar quão falso era o caminho que seguiam. Nós mesmos, pelas nossas preces e exortações, podemos concorrer para que eles se melhorem, visto que entre mortos e vivos há perpétua solidariedade. É muito simples o modo por que se opera a transformação, sendo, como se vê, todo ele de ordem moral, sem se afastar em nada das leis da Natureza.
(extraído de "A Gênese", de Allan Kardec, editora FEB)

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Como se dará o surgimento da geração nova?

b) Quais as características principais dessa nova geração e em que ela se difere da anterior?

c) Com a chegada da geração nova, qual deverá ser a destinação dos espíritos que se mostrarem resistentes aos novos tempos?


Conclusão

C O N C L U S Ã O

Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam. O que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Opera-se presentemente um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelação da Humanidade.


QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Como se dará o surgimento da geração nova?

R - Como vimos em estudo anterior, os grandes cataclismos gerais foram necessários no período de formação do planeta. A transformação que hoje se opera na Terra é de natureza moral. Como disse Kardec, "hoje, não são mais as entranhas do planeta que se agitam: são as da Humanidade". E para que esta transformação se opere é necessário que somente povoem a Terra espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente se dediquem ao bem. O surgimento da geração nova se dará pela exclusão dos espíritos que ainda se dedicam à prática do mal e cuja permanência ocasionaria perturbação e obstáculo ao progresso da Humanidade. Estes espíritos emigrarão para mundos inferiores, compatíveis com seu nível de evolução moral ou reencarnarão em raças terrestres atrasadas, cujo grau evolutivo equivale ao desses mundos, utilizando os conhecimentos que hajam adquirido para fazê-los avançar.

Assim, não será por meio de cataclismos que surgirá a geração nova. A atual desaparecerá gradualmente, surgindo a nova sem que haja uma mudança na ordem natural das coisas. Espíritos que aqui vinham reencarnando, não mais tornarão a reencarnar no Planeta. Cada criança que nascer trará um espírito mais adiantado e propenso ao bem, em vez de um espírito atrasado e com inclinações para a prática do mal.

b) Quais as características principais dessa nova geração e em que ela se difere da anterior?

R - A nova geração traz como principais características a inteligência e a razão precoces, os sentimentos inatos do bem e a crença nos valores espirituais, demonstrando um certo grau de adiantamento adquirido anteriormente. Distingue-se da geração anterior por não se revoltarem contra Deus, nele reconhecendo um poder superior aos poderes humanos; por não ser propensa às paixões inferiores e a sentimentos de egoísmo, orgulho, inveja e ciúme e por não mais alimentar apego às coisas materiais.

c) Com a chegada da geração nova, qual deverá ser a destinação dos espíritos que se mostrarem resistentes aos novos tempos?

R - Como vimos acima, uma parte dos espíritos que não se mostrarem em condições de permanecerem na Terra, gradualmente, serão emigrados para mundos inferiores, com os quais se sintonizam. Outros, permanecerão no planeta, mas em raças mais atrasadas evolutivamente, onde expiarão seus erros.