A Gênese

130 – Sinais dos tempos (2ª pte) - itens 6 a 8

Sinais dos tempos
(2ªpte)

6.- Nestes tempos, porém, não se trata de uma mudança parcial, de uma renovação limitada a certa região, ou a um povo, a
uma raça. Trata-se de um movimento universal, a operar-se no sentido do progresso moral. Uma nova ordem de coisas tende
estabelecer-se, e os homens, que mais opostos lhe são, para ela trabalham a seu mau grado. A geração futura, desembaraçada das escórias do velho mundo e formada de elementos mais depurados, se achará possuída de idéias e de sentimentos muito diversos dos da geração presente, que se vai a passo de gigante. O velho mundo estará morto e apenas viverá na História,
como o estão hoje os tempos da Idade Média, com seus costumes bárbaros e suas crenças supersticiosas.

Aliás, todos sabem quanto ainda deixa a desejar a atual ordem de coisas. Depois de se haver, de certo modo, considerado
todo o bem-estar material, produto da inteligência, logra-se compreender que o complemento desse bem-estar somente pode achar-se no desenvolvimento moral. Quanto mais se avança, tanto mais se sente o que falta, sem que, entretanto, se possa ainda definir claramente o que seja: é isso efeito do trabalho íntimo que se opera em prol da regeneração. Surgem desejos,
aspirações, que são como que o pressentimento de um estado melhor.

7 - Mas, uma mudança tão radical como a que se está elaborando não pode realizar-se sem comoções. Há, inevitavelmente,
luta de idéias. Desse conflito forçosamente se originarão passageiras perturbações, até que o terreno se ache aplanado e restabelecido o equilíbrio. É, pois, da luta das idéias que surgirão os graves acontecimentos preditos e não de cataclismos ou catástrofes puramente materiais. Os cataclismos gerais foram conseqüência do estado de formação da Terra. Hoje, não são mais as entranhas do planeta que se agitam: são as da Humanidade.

8. - Se a Terra já não tem que temer os cataclismos gerais, nem por isso deixa de estar sujeita a periódicas revoluções, cujas causas, do ponto de vista científico, se encontram explicadas nas instruções seguintes, promanantes de dois Espíritos eminentes (v. nota):
«Cada corpo celeste, além das leis simples que presidem à divisão dos dias e das noites, das estações, etc, experimenta revoluções que demandam milhares de séculos para sua realização completa, porém que, como as revoluções mais breves, passam por todos os períodos, desde o de nascimento até o de um máximo de efeito, após o qual há decrescimento, até o limite extremo, para recomeçar em seguida o percurso das mesmas fases.

«O homem apenas apreende as fases de duração relativamente curta e cuja periodicidade ele pode comprovar. Algumas, no entanto, há que abrangem longas gerações de seres e, até, sucessões de raças, revoluções essas cujos efeitos, conseguintemente, se lhe apresentam com caráter de novidade e de espontaneidade, ao passo que, se seu olhar pudesse projetar-se para trás alguns milhares de séculos, veria, entre aqueles mesmos efeitos e suas causas, uma correlação de que nem sequer suspeita. Esses períodos que, pela sua extensão relativa, confundem a imaginação dos humanos, não são, contudo, mais do que instantes na duração eterna.

«Num mesmo sistema planetário, todos os corpos que o constituem reagem uns sobre os outros; todas as influências físicas são nele solidárias e nem um só há, dos efeitos que designais pelo nome de grandes perturbações, que não seja conseqüência da componente das influências de todo o sistema.

«Vou mais longe: digo que os sistemas planetários reagem uns sobre os outros, na razão da proximidade ou do afastamento resultantes do movimento de translação deles, através das miríades de sistemas que compõem a nossa nebulosa. Ainda vou mais longe: digo que a nossa nebulosa, que é um como arquipélago na imensidade, tendo também seu movimento de translação através das miríades de nebulosas, sofre a influência das de que ela se aproxima.

«De sorte que as nebulosas reagem sobre as nebulosas, os sistemas reagem sobre os sistemas, corno os planetas reagem sobre os planetas, como os elementos de cada planeta reagem uns sobre os outros e assim sucessivamente até ao átomo.
Dal, em cada mundo, revoluções locais ou gerais, que se não parecem perturbações porque a brevidade da vida não permite se lhes percebam mais do que os efeitos parciais.

«A matéria orgânica não poderia escapar a essas influências; as perturbações que ela sofre podem, pois, alterar o estado físico dos seres vivos e determinar algumas dessas enfermidades que atacam de modo geral as plantas, os animais e os homens, enfermidades que, como todos os flagelos, são, para a inteligência humana, um estimulante que a impele, por forca da
necessidade, a procurar meios de os combater e a descobrir leis da Natureza.

«Mas a matéria orgânica, a seu turno, reage sobre o Espírito. Este, pelo seu contacto e sua ligação íntima com os elementos materiais, também sofre influências que lhe modificam as disposições, sem, no entanto, privá-lo do livre-arbítrio, que lhe sobreexcitam ou atenuam a atividade e que, pois, contribuem para o seu desenvolvimento. A efervescência que por vezes se manifesta em toda uma população, entre os homens de uma mesma raça, não é coisa fortuita, nem resultado de um capricho; tem sua causa nas leis da Natureza. Essa efervescência, inconsciente a princípio, não passando de vago desejo, de aspiração indefinida por alguma coisa melhor, de certa necessidade de mudança, traduz-se por uma surda agitação, depois por atos que levam às revoluções sociais, que, acreditai-o, também têm sua periodícidade, como as revoluções físicas, pois que tudo se encadela. Se não tivésseis a visão espiritual limítada pelo véu da matéria, veríeis as correntes fluídicas que, como milhares de fios condutores, ligam as coisas do mundo espiritual às do mundo material.

«Quando se vos diz que a Humanidade chegou a um período de transformação e que a Terra tem que se elevar na hierarquia
dos mundos, nada de místico vejais nessas palavras; vede, ao contrário, a execução da uma das grandes leis fatais do Universo, contra as quais se quebra toda a má-vontade humana.» (ARAGO)

Nota - Extrato de duas comunicações dadas na Sociedade de Paris e publicadas na Revue Spirite de outubro
de 1868, pág. 313. São corolários das de Galileu, reproduzidas no capítulo VI e complementares do capítulo IX,
sobre as revoluções do globo:
(extraído do livro "A Gênese", de Allan Kardec, editora FEB)

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) As mudanças necessárias à transformação da Terra terão de ser de ordem parcial ou geral?

b) Essas transformações dar-se-ão através de grandes comoções?

c) Segundo o espírito Arago, como se dão as transformações materiais que afetam os planetas?

d) Por que nem sempre o homem percebe essas transformações?

e) Quais as suas conseqüências para a vida terrena?

f) Que influência exercem sobre o espírito?


Conclusão

C O N C L U S Ã O

A Humanidade se transforma, como já se transformou noutras épocas e cada transformação se assinala por uma crise que
é, para o gênero humano, o que são, para os indivíduos, as crises de crescimento. Tendo chegado a um desses períodos de crescimento, o homem está no trabalho da sua transformação, pelo que a vemos agitar-se de todos os lados.
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) As mudanças necessárias à transformação da Terra terão de ser de ordem parcial ou geral?

R - A transformação por que passa a Terra neste momento não é parcial, pois não está limitada a uma região, a um povo ou a uma raça. Trata-se de uma mudança na ordem geral do planeta, com o objetivo de operar o seu progresso moral e estabelecer uma nova ordem de coisas. A geração futura será formada de espíritos mais depurados, com sentimentos e idéias diferentes dos atuais. Havendo conquistado progressos quanto ao bem-estar material, a transformação dar-se-á no desenvolvimento moral.

b) Essas transformações dar-se-ão através de grandes comoções?

R - As transformações em curso não se darão através de comoções puramente materiais, comuns à época da formação do planeta. No entanto, haverá, inevitavelmente, luta de idéias, gerando perturbações passageiras até que o equilíbrio seja restabelecido. Como afirma Kardec, "hoje, não são mais as entranhas do planeta que se agitam: são as da Humanidade".

c) Segundo o espírito Arago, como se dão as transformações materiais que afetam os planetas?

R - Explica o espírito Arago que, além dos movimentos em torno de si mesma e em torno do Sol, que definem os dias, as noites e as estações do ano, a Terra está sujeita a revoluções periódicas, que demandam milhares de séculos para se realizarem completamente. Estas revoluções, que provocam transformações de ordem material no Planeta, têm como causa a influência que os corpos celestes exercem uns sobre os outros, conforme a proximidade em que se encontrem e as suas respectivas posições. Como esclarece a mensagem, "num mesmo sistema planetário, todos os corpos que o constituem reagem uns sobre os outros; todas as influências físicas são nele solidárias e nem um só há, dos efeitos que designais pelo nome de grandes perturbações, que não seja conseqüência da componente das influências de todo o sistema".

"De sorte que as nebulosas reagem sobre as nebulosas, os sistemas reagem sobre os sistemas, corno os planetas reagem sobre os planetas, como os elementos de cada planeta reagem uns sobre os outros e assim sucessivamente até ao átomo.
Daí, em cada mundo, revoluções locais ou gerais, que se não parecem perturbações porque a brevidade da vida não permite
se lhes percebam mais do que os efeitos parciais", complementa o Espírito.

d) Por que nem sempre o homem percebe essas transformações?

R - A marcha progressiva da Humanidade se opera de forma lenta, gradual e imperceptível, a traduzir-se por sucessivas melhoras nos costumes, nas leis e nos usos, mas que só com a continuação se podem perceber ou por movimentos relativamente bruscos, que caracterizam as grandes comoções. O homem, de momento, apenas percebe as fases de duração relativamente curta e cuja periodicidade ele pode comprovar. As que abrangem períodos de longas durações, no entanto, atingem gerações inteiras e, até, sucessões de raças. Estas, embora perante a eternidade não passem de instantes, para o homem são períodos de longa extensão, que não podem ser percebidos durante uma encarnação.

e) Quais as suas conseqüências para a vida terrena?

R - As revoluções periódicas a que está sujeito o Planeta produz conseqüências na sua matéria orgânica. Essas influências exercidas sobre a matéria orgânica podem alterar o estado físico dos seres vivos existentes na Terra, inclusive ocasionando algum tipo de enfermidade, tanto nas plantas, como nos animais e no próprio homem. São a causa de muitos dos flagelos que, de tempos em tempos, atingem a humanidade e que servem como estímulo ao desenvolvimento da sua inteligência, impulsionado pela necessidade de encontrar meios de os combater.

f) Que influência exercem sobre o espírito?

R - O espírito, pelo contacto e ligação íntima que mantém com a matéria, sofre, também, influência das disposições que a modificam, por intermédio das correntes fluídicas que funcionam como fios condutores ligando as coisas do mundo espiritual às do mundo material.