O Céu e o Inferno

102 – PARTE 2 – Exemplos-Cap. II- Espíritos felizes - Victor Lebufle

Reflexão

1. Como uma prova, que mais parece uma expiação, pode ser útil ao Espírito que a sofre e aos que convivem com ele?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. Em primeiro lugar, prova não é “castigo” – pode servir de aprimoramento moral ao espírito, exemplo aos que convivem com ele – muitas vezes, é o próprio espírito que assim a solicita para marcar melhor seus objetivos.
De resto, como diz Emmanuel,
“Em todos os trechos da vida - mais particularmente naqueles em que as tuas forças se vejam defrontadas pela provação, procura tempo, através da meditação, para comungar com as Forças Divinas que nos baseiam a existência, e reconhecerás que estamos todos em Deus, tanto quanto cada partícula no corpo em que se integra e cada mundo no edifício do universo de que todos partilhamos.
Se tiveres suficiente serenidade para analisar com o tempo a própria situação, compreenderás que nos fluxos e refluxos das nossas lutas evolutivas, segundo as leis que nos regem, estamos sempre no lugar adequado às necessidades de aprimoramento e reajuste espiritual que nos caracterizam: na condição indicada em que devemos estar para o desempenho de determinadas obrigações; chamados a executar essa ou aquela tarefa que mais se nos aproprie ao adiantamento moral, conforme o programa traçado pelos Orientadores da Vida Superior; na equipe de criaturas afins com que nos cabe desenvolver o mandato que se nos descerra à possibilidade de servir; com os dons e desafios, dificuldades e vantagens que nos compete aceitar e manejar no trabalho a que fomos conduzidos em proveito próprio; e nas atividades justas nas quais encontraremos todo o material humano e todos os recursos circunstanciais de que carecemos para a obra de nossa própria ascensão espiritual.
Asserena-te sempre e abençoa as provas que te assinalem a estrada, de vez que são essas mesmas provas que te estruturam o degrau exato que podes e deves transpor na conquista da própria felicidade, ante a Vida Maior”. (Rumo Certo - FC Xavier –Emmanuel)