O Céu e o Inferno

054 – PARTE 1 – Doutrina-Cap. IX- Os demônios - itens 13-15

Reflexões:

1. Como vc entende tal afirmação: "São ao mesmo tempo a causa do erro e o instrumento do castigo" em relação aos anjos, segundo a igreja?

2. No que essa afirmação contraria a justiça divina?

3. Por que hoje está cada vez mais difícil aceitar essa doutrina de parcialidade na criação divina?



Conclusão

CONCLUSÃO

1. Os anjos, segundo a Igreja, no levam, nos induzem ao erra, e depois nos castigam pelo erro cometido - mais ou menos como um irmão perverso que se compraz com a queda que ele mesmo provocou.

2. Se Deus tivesse criado tais criaturas com esse objetivo, onde estaria a justiça perfeita, própria da divindade? É o mesmo que criar armadilhas e criaturas para cair nelas - seria um humor perverso...

3. "Houve um tempo em que tais anomalias passavam despercebidas, porque não eram compreendidas nem sentidas; o homem, curvado ao jugo do despotismo, submetia-se à fé cega, abdicava da razão. Hoje, porém, que a hora da emancipação soou, esse homem compreende a justiça, e, desejando-a tanto na vida quanto na morte, exclama: - Não é, não pode ser tal, ou Deus não fora Deus". É a evolução moral e o desenvolvimento da inteligência que nos proporciona essa possibilidade de reflexão lógica e racional.