O Céu e o Inferno

050 – PARTE 1 – Doutrina-Cap. IX- Os demônios - itens 1-6

Reflexões:

1. A que se pode atribuir o surgimento da crença nos demônios?

2. Como se poderia explicar a permanência dessa crença ainda nos dias atuais?


Conclusão

CONCLUSÃO

1. À necessidade do homem de preencher o espaço da sua ignorância, de encontrar uma explicação para os fenômenos naturais - foi um primeiro passo. Os limites do seu horizonte moral, nada lhe permitindo ver para além do seu presente, no passado como no futuro, também não lhe permitiam compreender que já houvesse progredido, que progrediria ainda individualmente, e muito menos que as vicissitudes da vida resultavam das imperfeições do ser espiritual nele residente, o qual preexiste e sobrevive ao corpo, na dependência de uma série de existências purificadoras até atingir a perfeição.
Além disso, o fato que permitiu a gênese do demônio, foi a total ignorância acerca dos atributos de Deus: único, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas as perfeições: tal é o eixo em torno do qual precisa girar todo e qualquer conceito filosófico ou doutrinário que queira alinhar-se com a verdade e com a lógica - o norte de qualquer questão.

2. Para compreender como do mal pode resultar o bem é preciso considerar muitas existências; é necessário apreender o conjunto do qual resultam nítidas as causas e seus respectivos efeitos (ação e reação ou causa e consequência). Isso explica essa crença no demônio até os nossos dias.