O Céu e o Inferno

041 – PARTE 1 – Doutrina-Cap. VII As penas futuras segundo o espiritismo-3/1

Período de estudo: 09/04/2013 - 16/04/2013

Código penal da vida futura - Parte 1

Reflexões:

1) Explique a relação direta entre felicidade e perfeição pessoal.

2) Como podemos afirmar que o futuro de perfeição é facultado a todos os Espíritos?

3) Não praticar o mal basta para sermos felizes?

4) Qual o seu entendimento para essa afirmação: "Pela natureza dos sofrimentos e vicissitudes da vida corpórea, pode julgar-se a natureza das faltas cometidas em anterior existência, e das imperfeições que as originaram"?

Conclusão

CONCLUSÃO

1) A medida que o homem se aperfeiçoa, tornando-se um homem de bem, mais próximo ele se coloca da felicidade, a qual somente alcançamos plenamente no estado de Espíritos Superiores. No estado de perfeição relativa, a felicidade também é relativa.

2) Podemos fazer essa afirmação porque Deus nos fez todos iguais e com as mesmas oportunidades e o destino de todos nós é a perfeição espiritual - moral. Uns chegam a esse futuro de maneira mais rápida, outros de maneira mais lenta, pois o grau da perfeição alcançada é mérito de cada um.

3) Não. Para sermos felizes precisamos nos aprimorar moralmente e isso só se consegue praticando o bem, pois somente não fazendo o mal não significa que estejamos fazendo o bem. Aliás, somente não fazendo o mal, estamos deixando passar as oportunidades de fazer o bem que podemos fazer.

4) Não é necessário que conheçamos o passado para justificar as expiações que temos em nossas vidas. É através da análise dessas mesmas vicissitudes que chegamos à conclusão da falta cometida, já que não existe efeito sem causa e que a justiça de Deus é perfeita.