O Céu e o Inferno

023 – PARTE 1 – Doutrina-Cap. IV O Inferno-Item 12 parte 2

Período de estudo: 08/10/2012 - 15/10/2012

Reflexões:

1) Que característica comum permeia essas visões do inferno descritas a partir de Santa Teresa?

2) Há hoje, mesmo na Igreja, homens que vêm nessas figuras simples alegorias, cujo sentido convém interpretar. Isso já constitui artigo de fé?

3) Extraia do texto o que mais lhe chamou a atenção.

Conclusão

CONCLUSÃO

Reflexões:

1) A materialidade das situações tanto no sentido das localizações quanto dos castigos propriamente ditos, o que atesta o nível moral dos habitantes do planeta; além disso, eram castigados os malfeitores sem distinção de raça, cor, ou posição social, conforme as faltas cometidas.

2) Se poderia dizer que sim, porém enfatizando o momento de transição pelo qual todos passamos nesse momento, e da Lei de Progresso, mostrando uma mudança gradual (e inexorável) após o que todas as crenças se juntarão numa só - aí sim se poderá fazer essa afirmação com toda a segurança.

3) Vamos referir a opinião do Sandro R. Weisheimer: "Esses mesmos demônios rebeldes a Deus quanto ao bem, são de uma docilidade exemplar quanto à pratica do mal. Nenhum se esquiva ou afrouxa durante a eternidade. Que singular metamorfose em quem fora criado puro e perfeito como os anjos! Não é de pasmar vê-los dar exemplos de harmonia, de concórdia inalterável quando os homens sequer não sabem viver em paz na Terra, antes se laceram mutuamente? Vendo-se o requinte dos castigos reservados aos condenados e comparando sua situação à dos demônios, é caso de perguntar quais os mais dignos de lástima - se as vítimas ou os algozes".