O Céu e o Inferno

021 – PARTE 1 – Doutrina-Cap. IV O Inferno-Item 9-10

Período de estudo: 17/09/2012 - 24/09/2012

Reflexões:

1) No que se constituía o castigo de Nabofarzan?

2) Pode-se dizer que, despertando e vendo-se como realmente era, houve arrependimento de sua parte?

3) Como você descreveria o inferno a partir desse texto?

4) Extraia do texto o que mais lhe chamou a atenção.

Conclusão

CONCLUSÃO

1) Telêmaco viu então semblantes, pálidos, consternados e hediondos. É que uma tristeza negra corrói esses criminosos. Eles têm horror de si mesmos e não podem livrar-se desse horror como se ele pertencesse à sua própria natureza. Não necessitam assim, de outro castigo para as suas faltas do que as suas próprias faltas que vêem sem cessar em toda a sua enormidade, apresentando-se a eles como horríveis espectros que os perseguem. E foi assim que ele também se sentiu, quando se viu como realmente era.

2) Houve o primeiro passo para o arrependimento, pois constatando e reconhecendo seus erros, deu-se conta de quando havia vivido equivocado, desejando ardentemente ter agido de maneira diversa.

3) Era o confronto de si mesmo e de suas mazelas sem tréguas. Era um abismo de trevas e maldades, onde os "carrascos" não davam descanço aos seus "pupilos", fazendo-os reviver e reviver eternamente suas faltas.

4) Mas o que mais consternava Telêmaco era ver, nesse abismo de trevas e maldades, grande número de reis que haviam passado pela Terra como soberanos muito bons e estavam condenados às penas do Tártaro por se terem deixado governar por homens maus e hipócritas. Esses eram punidos pelos males que haviam permitido que fossem feitos sob a sua autoridade. De resto, a maioria desses reis não haviam sido bons nem maus, tamanha era a sua fraqueza. Jamais haviam receado conhecer a verdade, pois não possuíam o gosto da virtude e nunca sentiram o prazer de praticar o bem.