O Céu e o Inferno

013 – PARTE 1 – Doutrina-Cap. III O Céu-Itens 10 a 11

Reflexões:

1) Qual a função (ou utilidade) da encarnação no mundo material?

2) O Espírito também progride no mundo espiritual? Como?

3) Qual é o critério para a encarnação na Terra, por exemplo, ou em outros mundos?

4) A Terra, que também evolui, passando para o estado de planeta melhor, onde os Espíritos ainda necessitados de provas e expiações reencarnarão?

Conclusão

CONCLUSÃO

1) A encarnação é a ferramenta com a qual Deus impulsiona os espíritos para o progresso. Somente com a vida material, o homem é convocado a desenvolver sua inteligência para criar e manter condições de sobrevivência, além de ser obrigado a viver em sociedade, para dividir responsabilidades e conquistas. Se apenas vivesse a vida espiritual, que é imortal, o espírito não seria estimulado a exercitar suas potencialidades; ficaria portanto em um estado estacionário.

2) Sim. A erraticidade, relativamente à vida material, é um período dedicado à reflexão, ao balanço espiritual e à planificação de estratégias de progresso. Porquanto, neste espaço, o espírito dispõem de melhores condições gerais, como tempo e auxílios diretos, para estas importantes tarefas. O mundo material é onde, especialmente, a alma empreenderá aquilo que outrora planejou, dando provas do seu progresso.

3) A sintonia. Isto é, o espírito para encarnar neste ou naquele mundo deve estar em sintonia com a proposta espiritual do planeta, portanto: são suas primeiras reencarnações? é fase de despertamento da consciência, e daí provas e expiações que naturalmente são reclamadas? é período de amadurecimento dos valores espirituais, adquiridos a custo de muito trabalho? é, finalmente, fase de plenitude pessoal e capacitação para auxiliar os irmãos da retaguarda?

4) Conforme a resposta anterior, nosso planeta se aproximando da Regeneração mudará gradativamente sua proposta espiritual. Logo, aqueles espíritos que ainda não se conscientizaram de sua natureza espiritual, que ainda estão endurecidos no materialismo, e que, por conseguinte, necessitam permanecer em provas e expiações mais materiais serão conduzidos para outros mundos em sintonia com esta disposição. Lá, darão prosseguimento ou reiniciarão ao seus estudos espirituais. Aqueles outros, porém, que já tomaram consciência de sua realidade e destinação, e estão se desapegando da matéria, continuarão sintonizados com a Terra, dando continuidade aos seus progressos morais naturalmente.