O Evangelho segundo o Espiritismo

128 – Não vos afadigueis pela posse do ouro

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
Sala Virtual Evangelho

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EESE128b - Cap. XXV - Itens 9 a 11
Tema: Não vos afadigueis pela posse do
ouro
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A - Texto de Apoio:
Não vos afadigueis por possuir ouro, ou prata, ou qualquer outra moeda em vossos bolsos. - Não prepareis saco para a viagem, nem dois fatos, nem calçados, nem cajados, porquanto aquele que trabalha merece sustentado.

Ao entrardes em qualquer cidade ou aldeia, procurai saber quem é digno de vos hospedar e ficai na sua casa até que partais de novo. - Entrando na casa, saudai-a assim: Que a paz seja nesta casa. Se a casa for digna disso, a vossa paz virá sobre ela; se não o for, a vossa paz voltará para vós.

Quando alguém não vos queira receber, nem escutar, sacudi, ao sairdes dessa casa ou cidade, a poeira dos vossos pés. - Digo-vos, em verdade: no dia do juízo, Sodoma e Gomorra serão tratadas menos rigorosamente do que essa cidade. (S. MATEUS, cap. X, vv. 9 a 15.)

Naquela época, nada tinham de estranhável essas palavras que Jesus dirigiu a seus apóstolos, quando os mandou, pela primeira vez, anunciar a boa-nova. Estavam de acordo com os costumes patriarcais do Oriente, onde o viajor encontrava sempre acolhida na tenda.

Mas, então, os viajantes eram raros. Entre os povos modernos, o desenvolvimento da circulação houve de criar costumes novos. Os dos tempos antigos somente se conservam em países longínquos, onde ainda não penetrou o grande movimento. Se Jesus voltasse hoje, já não poderia dizer a seus aposto-los: "Ponde-vos a caminho sem provisões."

A par do sentido próprio, essas palavras guardam um sentido moral muito profundo. Proferindo-as, ensinava Jesus a seus discípulos que confiassem na Providência. Ao demais, eles, nada tendo, não despertariam a cobiça nos que os recebessem. Era um meio de distinguirem dos egoístas os caridosos. Por isso foi que lhes disse: "Procurai saber quem é digno de vos hospedar" ou: quem é bastante humano para agasalhar o viajante que não tem com que pagar, porquanto esses são dignos de escutar as vossas palavras; pela caridade deles é que os reconhecereis.

Quanto aos que não os quisessem receber, nem ouvir, recomendou ele porventura aos apóstolos que os amaldiçoassem, que se lhes impusessem, que usassem de violência e de constrangimento para os converterem? Não; mandou, pura e simplesmente, que se fossem embora, à procura de pessoas de boa vontade.

O mesmo diz hoje o Espiritismo a seus adeptos: não violenteis nenhuma consciência; a ninguém forceis para que deixe a sua crença, a fim de adotar a vossa; não anatematizeis os que não pensem como vós; acolhei os que venham ter convosco e deixai tranqüilos os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras do Cristo. Outrora, o céu era tomado com violência; hoje o é pela brandura. (Cap. IV, nº 10 e 11.)

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Quis, aqui, Jesus, nos induzir à imprevidência?

2 - A quem se referia Jesus, ao dizer "aquele que trabalha merece ser sustentado"?

3 - O que significa "sacudir o pó dos pés"?

Conclusão

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EESE128b - Cap. XXV - Itens 9 a 11
Tema: Não vos afadigueis pela posse do
ouro
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A - Conclusão do Estudo:
Há outros objetivos mais importantes do que a preocupação pelos bens materiais. A disseminação da verdade e do bem, associada à nossa confiança na Providência, é a forma de atingirmos esses objetivos. Devemos exercê-la junto às pessoas de boa-vontade e que se mostrem receptivas ao nosso conselho e boa intenção.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Quis, aqui, Jesus, nos induzir à imprevidência?

Não. Recomendou-nos que não estivéssemos demasiadamente preocupados e que guardássemos confiança na Providência Divina, além de trabalharmos incessantemente, cumprindo o nosso dever.

A Providência Divina tudo provê, desde que cumpramos a vontade do Pai.

2 - A quem se referia Jesus, ao dizer "aquele que trabalha merece ser sustentado"?

Referiu-se àquele que cumpre a vontade de Deus, fazendo da sua vida um ato permanente de reverência aos ditames do bem.

A sustentação de que aqui se fala não é somente aquela do corpo físico, mas também, e principalmlente, a do espírito, que dá a este condições para evoluir.

3 - O que significa "sacudir o pó dos pés"?

Significa que em nós não deve persisitir qualquer mágoa ou rancor, se, porventura, não formos ouvidos em nossas prédicas, ou mal compreendidos em nossas boas intenções. Significa dizer: "Sacuda as más impressões e siga alegremente".

"Se alguém te não recebeu a boa-vontade, nem te percebeu a boa intenção, por que a perda de tempo em sentenças acusatórias?" (Emmanuel - Pão Nosso)