O Evangelho segundo o Espiritismo
032 – Sacrifício da própria vida. Proveito dos sofrimentos para outrem.
Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
Sala Virtual Evangelho
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EESE032b - Cap. V - Itens 29 a 31
Tema: Sacrifício da própria vida. Proveito
dos sofrimentos para outrem
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A - Texto de Apoio:
Aquele que se acha desgostoso da vida mas que não quer extingui-la por suas próprias mãos, será culpado se procurar a morte num campo de batalha, com o propósito de tornar útil sua morte?
Que o homem se mate ele próprio, ou faça que outrem o mate, seu propósito é sempre cortar o fio da existência: há, por conseguinte, suicídio intencional, se não de fato. E ilusória a idéia de que sua morte servirá para alguma coisa; isso não passa de pretexto para colorir o ato e escusá-lo aos seus próprios olhos. Se ele desejasse seriamente servir ao seu país, cuidaria de viver para defendê-lo; não procuraria morrer, pois que, morto, de nada mais lhe serviria. O verdadeiro devotamento consiste em não temer a morte, quando se trate de ser útil, em afrontar o perigo, em fazer, de antemão e sem pesar, o sacrifício da vida, se for necessário. Mas, buscar a morte com premeditada intenção, expondo-se a um perigo, ainda que para prestar serviço, anula o mérito da ação. - S. Luís. (Paris, 1860)
Se um homem se expõe a um perigo iminente para salvar a vida a um de seus semelhantes, sabendo de antemão que sucumbirá, pode o seu ato ser considerado suicídio?
Desde que no ato não entre a intenção de buscar a morte, não há suicídio e, sim, apenas, devotamento e abnegação, embora também haja a certeza de que morrera. Mas, quem pode ter essa certeza? Quem poderá dizer que a Providência não reserva um inesperado meio de salvação para o momento mais crítico?
Não poderia ela salvar mesmo aquele que se achasse diante da boca de um canhão? Pode muitas vezes dar-se que ela queira levar ao extremo limite a prova da resignação e, nesse caso, uma circunstância inopinada desvia o golpe fatal. -S. Luís. (Paris, 1860.)
Proveito dos sofrimentos para outrem
Os que aceitam resignados os sofrimentos, por submissão à vontade de Deus e tendo em vista a felicidade futura, não trabalham somente em seu próprio benefício?
Poderão tornar seus sofrimentos proveitosos a outrem?
Podem esses sofrimentos ser de proveito para outrem, material e moralmente: materialmente se, pelo trabalho, pelas privações e pelos sacrifícios que tais criaturas se imponham, contribuem para o bem-estar material de seus semelhantes; moralmente, pelo exemplo que elas oferecem de sua submissão à vontade de Deus. Esse exemplo do poder da fé espírita pode induzir os desgraçados à resignação e salvá-los do desespero e de suas conseqüências funestas para o futuro. - S. Luís. (Paris, 1860.)
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Existe, perante Deus, alguma diferença entre o homem se matar e fazer com que outrem o mate?
2 - Haverá caso em que o homem tenha mérito, expondo-se a perigo de morte?
3 - De que forma podem nossos sofrimentos ser proveitosos para outrem?
Conclusão
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EESE032b - Cap. V - Itens 29 a 31
Tema: Sacrifício da própria vida. Proveito
dos sofrimentos para outrem
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A - Conclusão do Estudo:
A vida é obra eterna de nosso Pai, que nos compete respeitar e preservar, agindo segundo suas leis, sabiamente insculpidas por Ele em nossa consciência. O sacrifício da prórpia vida pode ser válido, para Deus, quando praticado exclusivamente em benefício do próximo. Nossos sofrimentos podem ser proveitosos para outrem, material e moralmente, desde que suportados, por nós, com resignação e submissão à vontade de Deus.
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Existe, perante Deus, alguma diferença entre o homem se matar e fazer com que outrem o mate?
Não há diferença alguma, porquanto, perante Deus, o que vale é a intenção. E, uma vez que, em qualquer dos casos citados, o propósito da criatura é o mesmo - suicidar-se -, ambos têm a mesma reprovação de Deus.
A vida nos foi concedida por Deus, a quem, unicamente, compete tirá-la.
2 - Haverá caso em que o homem tenha mérito, expondo-se a perigo de morte?
Sem desconsiderar a prudência e o dever que cada ser humano tem de preservar a vida, poderá haver casos em que alguém tenha mérito por haver se exposto à morte; quando esta lhe advenha de atitude voltada unicamente em benefício da vida do próximo, sem nenhuma intenção premeditada de morrer, mínima que seja.
"O verdadeiro devotamento consiste em não temer a morte, quando se trate de ser útil, em afrontar o perigo, em fazer, de antemão e sem pesar, o sacrifício da vida, se for necessário."
3 - De que forma podem nossos sofrimentos ser proveitosos para outrem?
"Podem esses sofrimentos ser de proveito para outrem, material e moralmente: materialmente se, pelo trabalho, pelas privações e pelos sacrifícios que tais criaturas se imponham, contribuem para o bem-estar material de seus semelhantes; moralmente, pelo exemplo que elas oferecem de sua submissão à vontade de Deus."
Muitas pessoas se preocupam moral e materialmente, apenas se valendo do exemplo de outras que, em circunstâncias parecidas, se reergueram e venceram os obstáculos."