O Evangelho segundo o Espiritismo
029 – Provas voluntárias - o verdadeiro cilício
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EESE029b - Cap. V - Item 26
Tema: Provas voluntárias - o verdadeiro
cilício
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A - Texto de Apoio:
Perguntais se é licito ao homem abrandar suas próprias provas. Essa questão eqüivale a esta outra: É lícito, àquele que se afoga, cuidar de salvar-se? Aquele em quem um espinho entrou, retirá-lo? Ao que está doente, chamar o médico? As provas têm por fim exercitar a inteligência, tanto quanto a paciência e a resignação. Pode dar-se que um homem nasça em posição penosa e difícil, precisamente para se ver obrigado a procurar meios de vencer as dificuldades. O mérito consiste em sofrer, sem murmurar, as conseqüências dos males que lhe não seja possível evitar, em perseverar na luta, em se não desesperar, se não é bem-sucedido; nunca, porém, numa negligência que seria mais preguiça do que virtude.
Essa questão dá lugar naturalmente a outra. Pois, se Jesus disse: "Bem-aventurados os aflitos", haverá mérito em procurar, alguém, aflições que lhe agravem as provas, por meio de sofrimentos voluntários? A isso responderei muito positivamente: sim, há grande mérito quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem do próximo, porquanto é a caridade pelo sacrifício; não, quando os sofrimentos e as privações somente objetivam o bem daquele que a si mesmo as inflige, porque aí só há egoísmo por fanatismo.
Grande distinção cumpre aqui se faça: pelo que vos respeita pessoalmente, contentai-vos com as provas que Deus vos manda e não lhes aumenteis o volume, já de si por vezes tão pesado; aceitá-las sem queixumes e com fé, eis tudo o que de vós exige ele. Não enfraqueçais o vosso corpo com privações inúteis e macerações sem objetivo, pois que necessitais de todas as vossas forças para cumprirdes a vossa missão de trabalhar na Terra. Torturar e martirizar voluntariamente o vosso corpo é coutravir a lei de Deus, que vos dá meios de o sustentar e fortalecer. Enfraquece-lo sem necessidade é um verdadeiro suicídio. Usai, mas não abuseis, tal a lei. O abuso das melhores coisas tem a sua punição nas inevitáveis conseqüências que acarreta.
Muito diverso é o quê ocorre, quando o homem impõe a si próprio sofrimentos para o alívio do seu próximo. Se suportardes o frio e a fome para aquecer e alimentar alguém que precise ser aquecido e alimentado e se o vosso corpo disso se ressente, fazeis um sacrifício que Deus abençoa. Vós que deixais os vossos aposentos perfumados para irdes à mansarda infecta levar a consolação; vós que sujais as mãos delicadas pensando chagas; vós que vos privais do sono para velar à cabeceira de um doente que apenas é vosso irmão em Deus; vós, enfim, que despendeis a vossa saúde na prática das boas obras, tendes em tudo isso o vosso cilício, verdadeiro e abençoado cilício, visto que os gozos do mundo não vos secaram o coração, que não adormecestes no seio das volúpias enervantes da riqueza, antes vos constituístes anjos consoladores dos pobres deserdados.
Vós, porém, que vos retirais do mundo, para lhe evitar as seduções e viver no insulamento, que utilidade tendes na Terra? Onde a vossa coragem nas provações, uma vez que fugis à luta e desertais do combate? Se quereis um cilício, aplicai-o às vossas almas e não aos vossos corpos; mortificai o vosso Espírito e não a vossa carne; fustigai o vosso orgulho, recebei sem murmurar as humilhações; flagiciai o vosso amor-próprio; enrijai-vos contra a dor da injúria e da calúnia, mais pungente do que a dor física. Aí tendes o verdadeiro cilício cujas feridas vos serão contadas, porque atestarão a vossa coragem e a vossa submissão à vontade de Deus. Um anjo guardião. (Paris, 1863.)
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Haverá mérito em procurar alguém aflições que lhe agravem as provas, por meio de sofrimentos voluntários?
2 - Que dizer dos que se submetem à tortura física para se salvar?
3 - Afinal, em que consiste o verdadeiro cilício?
Conclusão
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EESE029b - Cap. V - Item 26
Tema: Provas voluntárias - o verdadeiro
cilício
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A - Conclusão do Estudo:
Nossas provas visam unicamente o nosso aperfeiçoamento e não o nosso sofrimento. As provas voluntárias só têm o seu valor, para o nosso progresso, quando procuradas em benefício do próximo. O verdadeiro cilício consiste nos flagelos e martírios a que nos submetemos para combater o orgulho e demais mazelas que nos impedem a evolução, ou seja, o verdadeiro cilício não é o flagelo do corpo.
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Haverá mérito em procurar alguém aflições que lhe agravem as provas, por meio de sofrimentos voluntários?
Sim. Há grande mérito quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem do próximo, porquanto é a caridade pelo sacrifício; não, quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem daquele que a si mesmo as infliges, porque aí só há egoísmo por fanatismo.
"Abençoa, pois, o teu corpo e ampara-lhe as energias para que ele te abençoe e te ampare, no desempenho de tua própria missão." Emmanuel - Livro da Esperança - nº 10
2 - Que dizer dos que se submetem à tortura física para se salvar?
Ao contrário do que imaginam, retardam sua caminhada em busca da salvação. Nosso corpo pertence a Deus, que nô-lo concede como instrumento de trabalho para o nosso progresso. Maltratá-lo, simplesmente é rejeitar esse precioso auxílio divino.
"És um espírito eterno, em serviço temporário no mundo. O corpo é teu refúgio e teu bastão, teu vaso e tua veste, tua pena e teu puril, tua harpa e tua enxada." (Emmanuel - Livro da Esperança - nº 10) "Torturar e martirizar voluntariamente o vosso corpo é contravir a lei de Deus, que vos dá meios de o sustentar e fortalecer."
3 - Afinal, em que consiste o verdadeiro cilício?
Consiste no sacrifício que fazemos objetivando nossa melhoria espiritual, mortificando o espírito, e não o nosso corpo; combatendo o nosso orgulho; recebendo as humilhações sem murmurar; flagiciando o nosso amor próprio.
"Aí tendes o verdadeiro cilício cujas feridas vos serão contadas, porque atestarão a vossa coragem e a vossa submissão à vontade de Deus."