O Evangelho segundo o Espiritismo

005 – As Três Revelações

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EESE005b - Cap. I - Itens 1 a 7
Tema: As Tres Revelacoes
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A - Texto de Apoio:

* Nao penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: nao os vim
destruir, mas cumpri-los: - porquanto, em verdade vos digo que o ceu e a
Terra nao passarao, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente
cumprido, enquanto reste um unico iota e um unico ponto. (S. MATEUS, cap. V,
vv. 17 e 18.)

* Na lei moisaica, ha duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no
monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moises. Uma e
invariavel; a outra, apropriada aos costumes e ao carater do povo, se
modifica com o tempo.

* Todas as outras sao leis que Moises decretou, obrigado que se via a
conter, pelo temor, um povo de seu natural turbulento e indisciplinado, no
qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos
durante a escravidao do Egito. Para imprimir autoridade as suas leis, houve
de lhes atribuir origem divina, conforme o fizeram todos os legisladores dos
povos primitivos.

* Jesus nao veio destruir a lei, isto e, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto
e, desenvolve-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adapta-la ao grau de
adiantamento dos homens.

* Mas, o papel de Jesus nao foi o de um simples legislador moralista, tendo
por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento as
profecias que lhe anunciaram o advento; a autoridade lhe vinha da natureza
excepcional do seu Espirito e da sua missao divina. Ele viera ensinar aos
homens que a verdadeira vida nao e a que transcorre na Terra e sim a que e
vivida no reino dos ceus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino
conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses
meios na marcha
das coisas por vir, para a realizacao dos destinos humanos. Entretanto, nao
disse tudo, limitando-se, respeito a muitos pontos, a lancar o germen de
verdades que, segundo ele proprio o declarou, ainda nao podiam ser
compreendidas.

* O Espiritismo e a ciencia nova que vem revelar aos homens, por meio de
provas irrecusaveis, a existencia e a natureza do mundo espiritual e as suas
relacoes com o mundo corporeo. Ele no-lo mostra, nao mais como coisa
sobrenatural, porem, ao contrario, como uma das forcas vivas e sem cessar
atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenomenos ate hoje
incompreendidos e, por isso, relegados para o domino do fantastico e do
maravilhoso.

* Assim como o Cristo disse: "Nao vim destruir a lei, porem cumpri-la",
tambem o Espiritismo diz: "Nao venho destruir a lei crista, mas dar-lhe
execucao." Nada ensina em contrario ao que ensinou o Cristo; mas,
desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que
foi dito apenas sob forma alegorica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que
o Cristo anunciou e preparar a realizacao das coisas futuras. Ele e, pois,
obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, a regeneracao
que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.

B - Questao para estudo e dialogo virtual:

1 - Faça uma paralelo entre as Tres Revelacoes.

Conclusão

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EESE005b - Cap. I - Itens 1 a 7
Tema: As Tres Revelacoes
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A - Conclusao do estudo:

Revelar, do latim "revelare", significa, literalmente, sair sob o veu, e,
figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida.
A caracteristica essencial de qualquer revelacao tem de ser a verdade.
Revelar o segredo e tornar conhecido um fato; se e falso, ja nao e um
fato e, por consequencia, nao existe revelacao.
No sentido especial da fereligiosa, a revelacao se refere, mais
particularmente, das coisas espirituais que o homem nao pode descobrir por
meio da inteligencia, nem com o auxilio dos sentidos, e cujo conhecimento
lhe da Deus atraves de Seus mensageiros, quer por meio da palavra direta,
quer pela inspiracao. Neste caso, a revelacao e sempre feita a homens
predispostos, designados sob o nome de profetas ou messias.
Todas as religioes tiveram seus reveladores, e estes, embora longe
estivessem de conhecer toda a verdade, tinham uma razao de ser providencial,
porque eram apropriados ao tempo e ao meio em que viviam, ao carater
particular dos povos a quem falavam, e aos quais, eram relativamente
superiores.
Allan Kardec [GEN-cap I] assevera que tres foram as grandes revelacoes da
Lei de Deus: a primeira representada por Moises, a segunda por Jesus e a
terceira e ultima revelacao pelo Espiritismo.
Em [O Consolador], o benfeitor Emmanuel tange ao tema da seguinte forma:
"Ateagora a Humanidade da era crista recebeu a grande Revelacao em tres
aspectos essenciais: Moises trouxe a missao da Justica; o Evangelho, a
revelacao insuperavel do Amor e o Espiritismo, em sua feicao de Cristianismo
redivivo, traz, por sua vez, a sublime tarefa da Verdade."

B - Questao para estudo e dialogo virtual:

1 - Faça um paralelo entre as Tres Revelacoes.

Primeira Revelacao: Moises
Moises, como profeta, revelou aos homens a existencia de um Deus unico e
soberano Senhor e orientador de todas as coisas; promulgou a lei do Sinai e
lancou as bases da verdadeira fe. Como homem, foi o legislador do povo pelo
qual essa primitiva fe, purificando-se, havia de espalhar-se por sobre a
Terra.
Examinando o missionario, Emmanuel assim se refere:
"Moises trazia consigo as mais elevadas faculdades mediunicas, apesar de
suas caracteristicas de legislador humano.
E inconcebivel que o grande missionario dos judeus e da Humanidade pudesse
ouvir o espirito de Deus. Estais, porem habilitados a compreender que a Lei,
ou a base da Lei (os Dez Mandamentos), foi-lhe ditada pelos emissarios de
Jesus.
Examinando-se os seus atos energicos de homem, ha a considerar as
caracteristicas da epoca em que se verificou sua grande tarefa. Com
expressoes diversas, o grande enviado nao poderia dar conta exata de suas
preciosas obrigacoes, em face da Humanidade ignorante e materialista."

Segunda Revelacao: Jesus
A segunda grande revelacao da Lei de Deus, na concepcao de Kardec, foi
apresentada por Jesus.
Segundo o benfeitor Andre Luiz [Evolucao em Dois Mundos]:
"Com Jesus, a religiao, como sistema educativo, alcanca eminencia
inimaginavel. Nem templos de pedras, nem rituais. Nem hierarquias efemeras,
nem avanco ao poder humano. O Mestre desaferrolha as arcas do conhecimento
enobrecido e distribui-lhe os tesouros."
Allan Kardec, examinando a Revelacao Crista, lembra que
"O Cristo, tomando da antiga lei o que e eterno e divino e rejeitando o que
era transitorio, puramente disciplinar e de concepcao humana, acrescentou a
revelacao da vida futura, de que Moises nao falara, assim como a das penas e
recompensas que aguardam o homem depois da morte."
Acrescenta Kardec que a filosofia crista estava sedimentada em uma concepcao
inteiramente nova da Divindade. Esta ja nao era mais a concepcao de um Deus
terrivel, ciumento, vingativo, como O apresentava Moises, mas um Deus
clemente, soberanamente bom e justo, cheio de mansidao e misericordia, que
perdoa ao vicioso e daa cada um segundo as suas obras. Enfim, janao eo
Deus que quer ser temido, mas o Deus que quer ser amado.

Terceira Revelacao: Espiritismo
Allan Kardec apresenta o Espiritismo como sendo a Terceira Revelacao da Lei
de Deus, o Consolador prometido aos homens por Jesus, conforme anunciado por
[Joao-XIV:15-17,26]:
"Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai e Ele vos
daraoutro Consolador, para que fique eternamente convosco, o Espirito da
Verdade, a quem o mundo nao pode receber, porque nao o ve, nem o conhece.
Mas vos o conhecereis, porque ele ficaraconvosco e estaraem vos. - Mas o
Consolador, a quem o Pai enviaraem meu nome, vos ensinaratodas as coisas,
e vos faralembrar de tudo o que vos tenho dito."
Kardec, examinando o tema, afirma:
"O Espiritismo vem, no tempo assinalado, cumprir a promessa do Cristo. Ele
chama os homens a observancia da lei; ensina todas as coisas, fazendo
compreender o que o Cristo soïdisse em parabolas. O Espiritismo vem abrir os
olhos e os ouvidos porque ele fala sem figuras e alegorias."
Da mesma maneira que Jesus nao veio destruir a lei mosaica, apresentada 15
seculos antes Dele por Moises, assim tambem o Espiri-tismo nao vem derrogar
a lei crista mas completa-la, desenvolve-la, enriquece-la.
Nesse sentido, o Espiritismo se propoe a revelar tudo aquilo que Jesus nao
pode dizer aquela epoca em funcao da pouca maturidade espiritual de sua
gente. Ele e, portanto, obra do Cristo, que o preside e o acompanha,
objetivando a recuperacao moral da humanidade.