O Livro dos Médiuns

092 – SEGUNDA PARTE-Capítulo XXVII–Das evocações-item 302

Reflexões

1) O que quis dizer o Espírito Verdade com essa afirmação: "julgai, pois, os Espíritos pela pureza de seus ensinos"?

2) De onde derivam as contradições nas comunicações espíritas? Não deveriam todos dizer a mesma coisa, mesmo que com palavras diferentes, já que a verdade é uma só?

Conclusão

CONCLUSÃO

1) Devemos nos pautar e ficar atento às entrelinhas, tendo o conhecimento doutrinário seguro e, acima de tudo, usar de bom senso, examinando tudo pelo critério da lógica e da razão.
“Só o estudo, a observação, a experiência e a isenção de todo sentimento de amor-próprio podem ensinar a distinguir estes diversos matizes”, nos ensina o codificador

2) “(...) da ignorância de certos Espíritos; do embuste dos Espíritos inferiores que, por malícia ou maldade, dizem o contrário do que disse algures o Espírito cujo nome eles usurpam; da vontade do próprio Espírito, que fala segundo os tempos, os lugares e as pessoas, e que pode julgar conveniente não dizer tudo a toda gente; da insuficiência da linguagem humana, para exprimir as coisas do mundo incorpóreo; da insuficiência dos meios de comunicação, que nem sempre permitem ao Espírito expressar todo o seu pensamento; enfim, da interpretação que cada um pode dar a uma palavra ou a uma explicação, segundo suas idéias, seus preconceitos, ou o ponto de vista donde considere o assunto.