O Livro dos Médiuns

079 – SEGUNDA PARTE-Capítulo XXV–Das evocações-item 285

Reflexões:

1) Porque se diz que a telegrafia é a linguagem dos espíritos?.

2) Explique como você entende a telegrafia humana?

Conclusão

CONCLUSÃO

1) Porque a telegrafia é o pensamento sendo transmitido a pensamento - o espírito transmite para o cérebro do médium, por exemplo, e o transforma num pensamento que pode ser escrito ou falado pelo médium.
Para enriquecer nosso conhecimento nesse sentido, André Luiz afirma que "Incontestavelmente, a linguagem do Espírito é, acima de tudo, a imagem que exterioriza de si próprio. Isso ocorre mesmo no plano físico, em que alguém, sabendo refletir-se, necessitará poucas palavras para definir a largueza de seus planos e sentimentos, acomodando-se à síntese que lhe angaria maior cabedal de tempo e influencia.
Círculos espirituais existem, em planos de grande sublimação, nos quais os desencarnados, sustentando consigo mais elevados recursos de riqueza interior, pela cultura e pela grandeza moral, conseguem plasmar, com as próprias ideias, quadros vivos que lhes confirmem a mensagem ou o ensinamento, seja em silêncio, seja com a despesa mínima de suprimento verbal, em livres circuitos mentais de arte e beleza, tanto quanto muitas Inteligências infelizes, treinadas na ciência da reflexão, conseguem formar telas aflitivas em circuitos mentais fechados e obsessivos, sobre as mentes que magneticamente jugulam.
De acordo com o mesmo princípio, Espíritos desencarnados, em muitos casos, quando controlam as personalidades mediúnicas que lhes oferecem sintonia, operam sobre elas à base das imagens positivas com que as envolvem no transe, compelindo-as a lhes expedir os conceitos.
Nessas circunstâncias, expressa-se a mensagem pelo sistema de reflexão, em que o médium, embora guardando o córtex encefálico anestesiado por ação magnética do comunicante, lhe recebe os ideogramas e os transmite com as palavras que lhe são próprias. Todavia, não obstante reconhecermos que a imagem está na base de todo intercâmbio entre as criaturas encarnadas ou não, é forçoso observar que a linguagem articulada, no chamado espaço das nações, ainda possui fundamental importância nas regiões a que o homem comum será transferido imediatamente após desligar-se do corpo físico" (EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS - André Luiz).

2) Telegrafia humana foi uma figura de linguagem utilizada pelo Codificador para tentar comparar o que hoje denominamos como telepatia, isto é, a forma de comunicação pela transmissão dos pensamentos. Como comentado na primeira resposta, a telegrafia era a mais alta tecnologia de transmissão de informações para regiões distantes no globo; porém esta tecnologia há muito foi ultrapassada pela radiodifusão, pelos satélites e pelas nuvens de informação.
A telepatia, que seria uma espécie de telegrafia humana, hoje melhor comparada a uma irradiação humana, é a transmissão de pensamentos para o ambiente e recepção por todos aqueles espíritos que consigam se sintonizar com o emissor. A telepatia tão mais se torna natural entre os espíritos quanto mais estes se libertam dos condicionamentos materiais.