O Livro dos Médiuns

053 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XXII-Da mediun. nos animais–item 236

Reflexão

1. O que significa mediunizar?

2. Um Espírito desencarnado pode mediunizar a matéria inerte? Por quê?

3. Como o Espírito "fabrica" um efeito físico?

4. Enfim, um animal pode ser médium? Por quê?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. Mediunizar é proporcionar a alguma coisa animada ou inanimada a capacidade de atuar como médium, ou seja, outorgar a um objeto ou animal a faculdade mediúnica - ação que feriria o bom senso racional e lógico, já que sabemos que essa é uma condição orgância humana com a qual já nascemos e é intransferível como a capacidade de ver ou ouvir, raciocinar...

2. Não, porque não podemos (estejamos encarnados ou desencarnados) mediunizar coisa alguma pelas razões citadas acima; o que podemos fazer é animar temporariamente um objeto qualquer para que se mova pela força magnética que imprimimos nela, com o concurso dos espíritos ou não - se formos eficientes magnetizadores encarnados. O Espírito desencarnado pode mover um objeto inanimado pela força magnética também e com a ajuda do encarnado que "doa" sua força magnética para essa ação.

3. Associando-se a um médium fluidicamente, formando uma força magnética capaz de produzir o que em seu pensamento já está formado; essa ajuda do médium pode ser consentida ou não.
"O médium de efeitos físicos não têm como controlar sua doação de fluidos para o mundo espiritual. A transmissão fluídica acontece instantaneamente e, na maioria das vezes, o médium não percebe que está doando o fluido magnético. Através deste fluido, que tem dupla natureza, ou seja, atua tanto no plano espiritual como no material, o Espírito tem condições de manifestar-se diretamente na matéria. Alguns cientistas chamam este fluido de ectoplasma. Os espíritos só conseguem mover objetos, provocar ruídos ou ficarem visíveis aos encarnados quando estão de posse desse fluido magnético. Para tanto, é necessário que haja por perto da manifestação algum médium de efeitos físicos. Ele não precisa estar no local exato em que ocorra o fenômeno, mas estará nas redondezas" (Carlos Barros - Portal do Espírito).

4. Não, um animal (assim como um objeto) não pode ser médium ou ser mediunizado, pois lhe falta a principal condição física: conforme nos explicam os espíritos, "um papagaio tem a [glândula] pineal, mas não vai receber [a mensagem de] um espírito, porque ele não tem uma área no cérebro que lhe permita fazer um julgamento. A mediunidade está ligada a uma questão de senso-percepção. Então, a ela não basta a existência da glândula pineal, mas sim, todo o cone que vai até o córtex frontal, que é onde você faz a crítica daquilo que absorve. A mediunidade é uma função de senso (captar) e percepção (faz a crítica do que está acontecendo). Então, a mediunidade é uma função humana" (Sérgio Felipe de Oliveira - psiquiatra).