O Livro dos Médiuns

037 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XVI-Dos médiuns especiais–itens 191-192

1. De acordo com o modo de execução da psicografia, os mediuns podem ser:

2. Qual está mais sujeito a enganos? Por quê?

3. Conforme o grau de desenvolvimento da mediunidade qual é o tipo mais procurado para textos mais longos?

4. Como se chega ao grau de excelência mediúnica?

5. Que perigo encerra a confusão entre experiência e aptidão mediúnica?

6. Qual é o perigo de ser um médium exclusivo?

7. Que característica torna os médiuns de evocação especiais para este gênero de comunicação?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. Médiuns escreventes ou psicógrafos, Médiuns escreventes mecânicos, Médiuns semimecânicos, Médiuns intuitivos, Médiuns polígrafos, Médiuns poliglotas, Médiuns iletrados.

2. São os médiuns intuitivos, porque interpretam a mensagem recebida e, se não estiverem muito preparados, podem interferir na mensagem mudando-a ou se enganam dizendo-se intuidos quando falam por si mesmo.

3. Médiuns explícitos, porque "as comunicações que recebem têm toda a amplitude e toda a extensão que se podem esperar de um escritor consumado".

4. Com o estudo sistemático e a perseverança no melhoramento pessoal, praticando o que prega, isto é, aquele cuja ação e verbo seguem na mesma direção e intensidade.

5."O mal é que muitos médiuns confundem a experiência, fruto do estudo, com a aptidão, produto da organização física. Julgam-se mestres, porque escrevem com facilidade; repelem todos os conselhos e se tomam presas de Espíritos mentirosos e hipócritas, que os captam, lisonjeando-lhes o orgulho".

6. O perigo real é o da obsessão, pois o médium fica sujeito à vontade de um único Espírito que tanto pode ser bom quanto pode ser mau – de qualquer maneira ninguém deve ter exclusividade sobre ninguém e os bons jamais pedem isso.

7. A sua maleabilidade, pois o resultado de suas comunicações se dá com base num quadro geral de mensagens.