O Livro dos Médiuns

036 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XVI-Dos médiuns especiais–itens 188-190

Reflexões:

1. Resuma com suas palavras:
a) o que é comum em todos os gêneros de mediunidade;
b) que gêneros de mediunidade podem ser agrupadas na categoria dos efeitos físicos;
c) quais gêneros de mediunidades podem ser enquadrados na categoria de efeitos intelectuais.

2. Por que os médiuns curadores e pneumatógrafos foram considerados de efeitos físicos nessa classificação?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. a) A faculdade sensitiva, natural, consciente ou inconsciente e involuntária é comum a todos os gêneros de mediunidade.

b) Mediunidade tiptológica, motoras, translações e suspensões, efeitos musicais, aparições, transporte, penumatógrafos, curadores e excitadores.

c) Mediunidade audiente, falante, videntes, inspirados, pressentimentos próféticos, sonâmbulos, estáticos, pintores ou desenhistas e músicos.

2. Porque utilizam-se do mesmo princípio dos de manisfestação física: manipulação de fluidos para produzir um efeito físico.
"Os efeitos inteligentes são aqueles para cuja produção o Espírito se serve dos materiais existentes no cérebro do médium, o que não se dá na escrita direta. A ação do médium é aqui toda material, ao passo que no médium escrevente, ainda que completamente mecânico, o cérebro desempenha sempre um papel ativo."
Quanto à mediunidade curadora, "Esta faculdade não é essencialmente mediúnica; possuem-na todos os verdadeiros crentes, sejam médiuns ou não. As mais das vezes, é apenas uma exaltação do poder magnético, fortalecido, se necessário, pelo concurso de bons Espíritos."