O Livro dos Médiuns

028 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XII-Da tiptologia–itens 146-149

Reflexões:

1. No que a pneumatografia ou escrita direta difere da psicografia?

2. Em princípio, o que é necessário para se obter a escrita direta?

3. Como o Espírito produz o efeito?

4. Que relação, entre causa e efeito, o codificador faz no item 149?


Conclusão

CONCLUSÃO

1. Na pneumatografia não há o concurso físico do médium como na psicografia, onde o Espírito utiliza o braço e a mão do médium para escrever. "A pneumatografia é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem intermediário algum; difere da psicografia, por ser esta a transmissão do pensamento do Espírito, mediante a escrita feita com a mão do médium".

2. "A escrita direta se obtém, como, em geral, a maior parte das manifestações espíritas não espontâneas, por meio da concentração, da prece e da evocação", mas é necessário que "os que desejam obtê-lo se achem nas devidas condições morais e que entre esses se encontre quem possua a necessária faculdade mediúnica".

3. "Para escrever dessa maneira, o Espírito não se serve das nossas substâncias, nem dos nossos instrumentos. - Ele próprio fabrica a matéria e os instrumentos de que há mister, tirando, para isso, os materiais precisos, do elemento primitivo universal que, pela ação da sua vontade, sofre as modificações necessárias à produção do efeito desejado".

4. O estudo de causa e efeito neste fenômeno, assim como nos demais, traça uma divisão entre superstição e realidade, tirando o caráter de maravilhoso dos fenômenos mediúnicos que, entendidos e justificados, passam a ser compreendidos e aceitos como naturais.