O Livro dos Médiuns

027 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XI-Da tiptologia–itens 139-145

Reflexões:

1. Quais aptidões são necessárias aos espíritos para produzir feitos físicos como a tipologia?

2. O que caracteriza um “espírito batedor”?

3. Como um “batedor” poderia, por este método, transmitir uma mensagem de alto teor moral?

3. Quais os cuidados que devemos ter neste tipo de comunicação?


Conclusão

CONCLUSÃO

1. É necessário que o espírito esteja apto a uma maior emanação de fluido animalizado, mais ou menos fácil de combinar-se com o fluido universal, com os fluidos próprios do plano dos Espíritos, com os quais, por ação da sua vontade ou não, dá vida factícia ou momentânea a determinados objetos; essa condição é própria dos espíritos menos evoluídos.

2. Apesar de o fenômeno ter a mesma natureza de todos os outros chamados de fenômenos físicos, e também de não serem mais necessários para as comunicações como no início da codificação, alguns espíritos se especializam neste particular com o objetivo de pregar peças, assustar as pessoas, enfim, para se divertirem, dada a sua natureza atrasada ainda.

3. Sendo o intermediário de um espírito moralmente adiantado e que não tivesse outro meio material de se comunicar; neste caso, a aptidão do batedor é usada como um instrumento por outro espírito.

3. Os mesmos cuidados que devemos ter com qualquer outra comunicação: examinando o fundo da mensagem, porque só sai da boca, ou da mente, aquilo de que está cheio o coração, ou seja, cada um, encarnado ou não, só pode falar daquilo que sabe ou conhece. Para chegar a este nível de exame, o estudo é a ferramenta mais eficaz.