O Livro dos Médiuns

019 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo V-Das man. espontaneas–itens:96-99

Reflexões:

1. Resuma com suas palavras os cuidados que se deve ter com as manifestações físicas - sejam de que natureza forem - para não sermos vítimas de enganações, e explique a contribuição do espiritismo nesta questão.

2. Por que os médiuns sensitivos são os mais apropriados como instrumento deste fenômeno de transporte?

3. Por que eses fenômenos são tão raros?

4. Algum comentário a respeito deste fenômeno em particular?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. Os cuidados que se deve ter em relação às comunicações físicas referem-se principalmente à intenção, à finalidade, ou seja, a aplicação útil que se pode fazer de tal fenômeno; para se chegar a esta comprovação é necessário que se examine a forma com que o espírito se expressa, a linguagem que utiliza, os meios pelos quais persuade o médium, o nome pelo qual deseja ser designado, etc. Embora esses cuidados não sejam infalíveis, são um meio seguro que, aliado a nossa boa intenção e prática no bem, podem nos livrar da fascinação e da enganação. Vigiar, enfim, como ensinou Jesus, com a proteção do conhecimento adquirido através do estudo e da prática doutrinária e do Evangelho de Jesus, assim como com a proteção dos bons espíritos que atraímos para junto de nós.
Dificil? Dificílimo, mas não impossível, pois muitos já passaram pelo mesmo grau evolutivo que agora estamos e conseguiram... Assim, o Espiritismo vem em nosso auxílio para nos esclarecer sobre estas questões.

2. Pela facilidade de prontidão para este tipo de trabalho por sua natureza mais afeita à concentração e à doação do fluido necessário e pela maior sensibilidade em relação ao mundo espiritual.

3. Pela dificuldade mesma de haver médiuns apropriados e pela complexidade do fenômeno.

4. Não houve nenhum comentário.

Para quem estiver interessado, “Nos Domínios da Mediunidade”, Chico Xavier/André Luiz, traz um relato bem interessante.