O Livro dos Médiuns
012 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo I-Ação dos espíritos–itens:52-56
Reflexão
1. Qual a causa da dúvida na existência dos espíritos e o que acontece quando ele é esclarecida?
2. Como se dá a ação dos espíritos sobre a matéria?
3. Quais as partes constitutivas do homem encarnado e qual delas desaparece com a morte?
4. O que é o perispírito e qual é a sua função?
5. Como vc definiria o Espírito?
Conclusão
CONCLUSÃO
1. Tudo se resume em saber se a alma, depois da morte, pode manifestar-se aos vivos. Reduzida assim à sua expressão mais singela, a questão fica extraordinariamente desembaraçada. Caberia, antes de tudo, perguntar por que não poderiam seres inteligentes, que de certo modo vivem no nosso meio, se bem que invisíveis por natureza, atestar-nos de qualquer forma sua presença. A simples razão diz que nisto nada absolutamente há de impossível, o que já é alguma coisa.
2. Se dá através do fluido cósmico, manipulado pelos espíritos, e mediado pelo fluido animalizado do encarnado, médium ou não.
3. O homem é "composto" de corpo físico, perispíeito e espírito; o corpo físico desaparece com a morte, ou seja, só há morte para o corpo físico.
4. Perispírito - (do grego: em torno, e do latim: spiritus, alma, espírito) é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico, empregada pela primeira vez por Allan Kardec, no item 93 de “O Livro dos Espíritos”.O perispírito é o “corpo físico” do espírito.
5. É um ser limitado e circunscrito, ao qual só falta ser visível e palpável, para se assemelhar aos seres humanos.