O Livro dos Médiuns

008 – PRIMEIRA PARTE-NOÇÕES PRELIMINARES-Capítulo III-Do método–itens: 28-35

Reflexão

1. Como vc descreveria o espírita experimentador, o exaltado e o imperfeito?

2. Quem são os verdadeiros cristãos?

3. Qual a missão do verdadeiro espírita?

4. Por que não é possível fazer um “curso de espiritismo experimental”?

5. Portanto, por onde se deve começar o estudo?

6. E qual é, no dizer do codificador, o melhor método?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. Espíritas experimentadores - Os que crêem pura e simplesmente nas manifestações. Para eles, o Espiritismo é apenas uma ciência de observação.
Espíritas exaltados - Esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil à causa do Espiritismo. São os menos aptos para convencer a quem quer que seja, porque todos, com razão, desconfiam dos julgamentos deles. Graças à sua boa-fé, são iludidos, assim, por Espíritos mistificadores, como por homens que procuram explorar-lhes a credulidade.
Espíritas imperfeitos - Os que no Espiritismo vêem mais do que fatos; compreendem-lhe a parte filosófica; admiram a moral daí decorrente, mas não a praticam. Insignificante ou nula é a influência que lhes exerce nos caracteres. Em nada alteram seus hábitos e não se privariam de um só gozo que fosse.

2. Os que não se contentam com admirar a moral espírita, que a praticam e lhe aceitam todas as conseqüências. Convencidos de que a existência terrena é uma prova passageira, tratam de aproveitar os seus breves instantes para avançar pela senda do progresso, única que os pode elevar na hierarquia do mundo dos Espíritos, esforçando-se por fazer o bem e coibir seus maus pendores.

3. O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bem, inclusive a si mesmo, empreendendo esforços na reforma íntima. Acolher e amparar corações aflitos; consolar, acalmar desesperos, coooperar nas reformas morais, essa a sua missão. E nisso também que encontrará satisfação real.

4. No Espiritismo, temos que lidar com inteligências (espíritos) que gozam de liberdade e que a cada instante nos provam não estar submetidas aos nossos caprichos. Cumpre, pois, observar, aguardar os resultados e colhê-los à passagem, pois os Espíritos não estão sob as ordens dos experimentadores.

5. Pela teoria, ou seja, pelo estudo sistematizado da Doutrina - obras básicas.

6. Dirigir-se antes à razão do que aos olhos.
No dizer de Manuel: “Enfim, o melhor método para se fazer prosélitos é se dirigir primeiro à razão, à explicação lógica e racional da doutrina (que é, aliás, o seu grande diferencial de outras religiões). Quando o sujeito possuir as noções mínimas de conhecimento do espiritismo, então convidá-lo a participar de sessões experimentais”.