O Livro dos Médiuns

327 – SEGUNDA PARTE - Cap. XXXI - Dissertações espíritas - V

Reflexão

1) Qual a melhor maneira de praticar esse proselitismo do qual fala São Bento?

2) Se a doutrina está solidamente plantada, porque a necessidade dos prosélitos?

Conclusão

CONCLUSÃO

1) Pelo exemplo.
Ao mostrar nossa mudança de conduta através de nossos atos (palavras e atos em sintonia), estaremos mostrando o que esta “santa doutrina”, como diz são Bento, pode fazer pelo indivíduo. só assim se convence!

2) Uma doutrina consolidada é o caminho a ser seguido.
É necessário mostrar o caminho para quem quer ver e se melhorar.

"O Espiritismo é a doutrina do conhecimento. Nenhuma outra doutrina, voltada para a espiritualidade do ser humano, dispõe dos arsenais teóricos que o Espiritismo possui. Herculano Pires afirmou que o Espiritismo deve provocar uma verdadeira revolução no ser e na sociedade. Essa revolução só pode ser compreendida como a revolução do saber. Tal como a crença espírita se diferencia da crença comum exatamente pelo saber, o espírita se diferencia do adepto de qualquer outro credo religioso pelo conhecimento que deve possuir da doutrina que professa.
Deter apenas esse conhecimento não é suficiente. Assim como não é suficiente dominá-lo em nível de memorização. É preciso fazer uso dele e, para tanto, torna-se necessário descer à sua real profundidade. Do contrário, poderemos ter uma posição ilusória. Isso acontece quando o indivíduo pensa que conhece a doutrina, movimenta-se como se de fato a conhecesse, escreve e fala aparentando o domínio dela, mas não sai da superficialidade nem é capaz de saber o quanto a sua cultura está distante da cultura espírita. Sequer descobre como e quando esta pode ser usada.
A propaganda do Espiritismo, portanto, deve ser feita com a consciência de que a doutrina não pode ser oferecida como um novo acessório cultural, que as pessoas usarão em momentos próprios. A doutrina não é um simples adereço, que será usado para aumentar o poder individual de atração.
Como tal, ela não tem função, não serve para nada. O seu valor está em poder provocar a revolução no ser humano, completa, redirecionando-o em seu caminho. Uma revolução que forçosamente desembocará no social. (Wilson Gacia – Portal do Espírito)