O Livro dos Médiuns

316 – (b) SEGUNDA PARTE-Capítulo XXVII–Das evocações-item 330-333

Reflexões

1) A condição que impõe a intenção séria protege a reunião da influência dos espíritos mal intencionados?

3) Qual a condição, dentre todas, é fundamental para que uma reunião seja chamada de "ser coletivo"?

4) Que contribuição pode trazer a disciplina nas reuniões sérias?


Conclusão

CONCLUSÃO

1) Não. "Imagine-se que cada indivíduo está cercado de certo número de acólitos invisíveis, que se lhe identificam com o caráter, com os gostos e com os pendores. Assim sendo, todo aquele que entra numa reunião traz consigo Espíritos que lhe são simpáticos". Não podemos ter uma reunião séria perfeita porque não somos perfeitos. Assim, é o nosso esforço em praticar o bem o melhor que pudermos, em todas as instâncias da vida, que nos dará as condições de termos uma reunião que suplante o mal que ainda trazemos em nós. É a vigilância que deve se impor antes de tudo...

3) A concentração. É a concentração num mesmo pensamento e numa mesma intenção que nos fará vibrar como um "único ser", por isso a reunião com duas pessoas concentradas num mesmo objetivo tem mais força que um grupo numeroso, disperso em pensamentos, apesar da boa disposição. "Sendo o recolhimento e a comunhão dos pensamentos as condições essenciais a toda reunião séria, fácil é de compreender-se que o número excessivo dos assistentes constitui uma das causas mais contrarias à homogeneidade. Não há, é certo, nenhum limite absoluto para esse número e bem se concebe que cem pessoas, suficientemente concentradas e atentas, estarão em melhores condições do que estariam dez, se distraídas e bulhentas. Mas, também é evidente que, quanto maior for o número, tanto mais difícil será o preenchimento dessas condições. Aliás, e fato provado pela experiência que os círculos íntimos, de poucas pessoas, são sempre mais favoráveis às belas comunicações, pelos motivos que vimos de expender".

4) A disciplina é fundamental para nós porque ainda temos muitas dificuldades em nos concentrarmos e em mantermos essa concentração bem direcionada sem nos dispersarmos. Também é indispensável na preparação do trabalho, porque nos predispõe e nos coloca em sintonia com a tarefa e com os bons espíritos, os quais também precisam da rotina para se organizarem.