Educar

245b – Tema:Como lidar/educar adolescentes rebeldes - papo sobre

O seu enfoque está claro e lúcido, sensivel e de grande objetividade.

Desejo apenas lembrar que muitos de nós pais sofremos quando
interpretamos como ingratidão a tendência do adolescente para
posições que se chocam com as nossas.

Muitas vezes, esse nosso julgamento está fundamentado apenas
no sentimento, com ausência da análise de que é normal e
natural uma certa dissociação do adolescente em relação à sua
própria fase de infância.

A criança quer proteção e encontra isso (às vezes
até exagerada) nos pais. Os pais são como uma espécie de refúgio
para todos os medos e dúvidas da criança.

Já o adolescente (também inconscientemente quer proteção mas) é um
ser que começa a descobrir capacidades mais amplas de
cuidar de si mesmo, de pensar por si mesmo. E como nós seres humanos
em qualquer idade corremos o risco de exageros, muito mais o adolescente
que não tem uma maior experiência vivencial. E dai pode exagerar também.

Não é fácil lidar com todo esse complexo de situações. Mas é possível. E
nesse aspecto, você e outros já discorreram sobre a importância do
diálogo.

Paz e Luz,
Edson Nunes
-----------------------------------
Edson Nunes e demais colegas que nos acompanham quietinhos ou não.
Não acho que o seu comentário, Edson, gerará a mesma polêmica, pois está dentro do assunto proposto e no mais os moderadores são muito compreensivos, mas tbm temos de fazer a nossa parte.
Quem acompanha a sala há algum tempo sabe que costumo expor assuntos de minha intimidade, pois a troca de experiências enriquece e auxilia na formação de opiniões. Pena que muitos se escondem, talvez por medos, vergonhas, mas devemos pelo menos respeitar.
Falar de adolescentes e não falar de sexualidade não dá, pois sabemos, ou deveríamos saber, que nesta fase há um despertar do nosso lado espiritual/moral e sexual, pois os três aspectos não andam separadamente.
Muito se engana quem acha que uma coisa nd tem a ver com a outra. Ignorar é negar a sua própria existência. Qq um adulto passou por esta fase e sabe que estes assuntos fervilham juntamente com os nossos hormônios.
Os espíritos superiores nos instruem que a Energia Sexual, ou melhor, a Energia da Criação, é uma força de elevação ou de arrasamento, depende da forma de utilização da mesma.
Quem de nós adultos que não teve Ns interrogações e que buscou desesperadamente em livros, pesquisas, amigos e até mesmo na prática? Quantos tabus foram quebrados nos últimos anos?
De certo que talvez não da melhor maneira possível, mas hj em dia temos orientações sobre fertilidade, DSTs e outros assuntos ligados. Ainda temos de evoluir muito pra aprendermos a direcionar o assunto da melhor forma possível, mas estamos a caminho.
Desde que o mundo é mundo a sexualidade é assunto de discussão. E como se trata de intimidade esta é escondida, considerado assunto vulgar, coisa suja e outros termos que cansamos já de ouvir.
Mas e em nossas casas? Como tratamos do assunto? E entre nós mesmos educadores, marido e mullher, filhos... como tratamos e resolvemos nossos problemas de ordem sexual? É muito fácil cobrarmos das instituições um papel que é nosso.
Freud deu nome de Libido a esta força de Criação e ele mesmo nos ensina que ela está presente desde a nossa concepção. E pq é um assunto que ainda nos causa calafrios, tabus, dúvidas?
A pessoa que não é resolvida sexualmente tem grande probabilidade de queda e talvez por isso que vemos tantas instituiçõe familiares decaindo... O exemplo e o conhecimento deve falar mais alto.
Se nossos adolescentes não puderem esclarecer suas dúvidas conosco, que procuremos com eles uma resposta através de pesquisas, conversas, participações em reuniões de Centros Clínicos públicos ou não...
Quantos pais se preocupam com estas questões de maneira sadia?

Tenho uma cunhada de 14 anos que está com os hormônios saindo pelo poros e qual a preocupação de minha sogra? é de uma gravidez indesejada e, o que eu acho pior ainda, a preocupação com o que os outros irão dizer da filha dela se ela "se perder"...
Tento ajudar na medida do possível conversando, instruindo, mostrando que a solução sempre foi e sempre será a informação
a prevenção e não a proibição, afinal é inerente do Ser humano fazer justamente o que se diz: Não pode...
Não devemos nos fechar e deixar a vida se encarregar, devemos nos mexer.

Quando nos transformamos em educadores devemos abordar todos os aspectos da fase que encontramos nossos educandos. Não podemos simplesmente deixar acontecer e somente depois nos preocuparmos. Prevenir é o correto.

Nossos adolescentes são o futuro de nossa nação e que nação estamos ajudando a preparar?!


Cida - Setor de Benefícios
beneficios@tecnodata.coop.br
--------------------------------------

Conclusão