Educar

232b – Tema: Qual é mais fácil: ensinar ou corrigir? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala de Estudos Educar
Estudos dedicados à família e à educação no lar


CONCLUSÃO: Qual é mais fácil ensinar ou corrigir?

Perído: 25/08/2007 à 01/09/2007


A conclusão do tema só saiu hoje mas o tema está encerrado desde sábado. Portanto desde já desculpe pelo atraso.

O tema abordado é muito amplo e categórico em alguns pontos onde a falta de tempo e maus exemplos são fundamentais para que uma educação seja mal aplicada.
Vemos muito hoje em dia educadores "pecando" ao educar seus filhos, onde possuem boas intenções acompanhadas de bons métodos, mas na prática não sabem driblar certas situações e colocam em risco todos os bons ensinamentos passados.
O stress do dia-a-dia é um dos grandes contribuintes para educadores falharem com seus filhos, mas a falta de firmeza de alguns educadores aliado a maus exemplos demonstra para seus filhos a falta de moral para cobrar uma postura que ainda estão por conquistar.
É complicado, porque hoje em dia as crianças e os jovens não são como nós fomos, hoje eles são expertos e aprendem muita coisa precocemente (com relação a educação de nosso tempo).
Antigamente falar em separação com os filhos era terrível, hoje em dia alguns filhos até são os "psicólogos" dos pais durante este processo.
Nós educadores fomos educados numa outra época e hoje não podemos trazer o passado inteiro para a educação de nossos filhos porque eles irão crescer e não irão habitar naquela nossa época e sim na época própria deles.
Por isso para nós é tão complicado, porque a sociedade mudou, o mundo mudou, somos agora globalizados, e costumes de várias partes do mundo chegam as nossas casas ditadas pelas tendências atuais dispersas nos quase infinitos meios de comunicação.
Nós não fomos assim como eles são, mas estamos aqui para vencer barreiras e como disse Chico Xavier: "ninguém vem ao mundo encarnado passar férias".
Por isso amigos este é o nosso maior desafio além de termos que encontrar equilíbrio neste mundo corrido, temos a função de preparar nossos descendentes para um mundo ainda mais amplo de tudo isso que vemos hoje, onde será tudo isso algumas vezes multiplicado.
O mais importante de tudo, além de buscar a união da família com muito amor e Deus no coração, devemos buscar ajuda de amigos, parentes, médicos, centro espírita, etc... É fundamental nestas horas trocar experiências e buscar também tempo para aprender, onde somos responsáveis pela educação e colaboração do cumprimento da missão de cada um de nossos filhos, pois Deus os confiou a nós, por conhecer nossas capacidades.

"Deus não nos dá um fardo maior do que possamos carregar."


Boa semana a todos.

Equipe Educar - CVDEE


Conclusão