Educar

224b – Homossexualidade - nosso papo 02

Desejo muita paz,para todos!
Estou iniciando na sala de estudos,pretendo ampliar meus conhecimentos em busca da minha reforma íntima.

1. Eu vejo a homossexualidade como uma opção de vida de uma pessoa. O que vale não é sua opção sexual e sim seu caráter,sua honestidade,seu modo de observar e vivenciar a vida.

2. Normal,buscamos a reforma íntima,devemos cuidar e vigiar nossos excessos.

3. Devemos dar amor e apóio, afinal como disse antes é apenas uma opção.

4. Gostaria que indicassem livros que poderia ler e estudar sobre este assunto.


Obrigado! Muita Paz!
Daniela
---
Oi, Gente! Este tema é tão interessante quanto necessário ser estudado e assimilado intimamente. Tenho lido algumas respostas e desta vez estou com um tempinho pra estudar e responder. Antes, permitam que me apresente: eu estou Etienne, vivo em Belém do Pará, estou com 34 anos, casada há 13, mãe de uma mocinha de 12 anos e Evangelizadora de 1° Ciclo de Juventude. Abraços a todos e obrigada aos que já responderam por compartilharem sentimentos e conhecimentos com todos nós. Abraços!



Questões para início do diálogo virtual:

1 - Estamos efetivamente preparados para encarar a homossexualidade dentro de nossas famílias?
Estamos todos sendo preparados diariamente, através das nossas experiências pessoais, das de pessoas conhecidas, da mídia, da D.E., etc. Mas esta preparação não é imediata, nem estanque, nem mágica... É um Processo... Se todos nós obedecemos à Lei de Evolução, se a D.E. nos esclarece sobre o amor universal, sobre o fato de sermos espíritos e de que espírito não tem sexo definido e sim sexualidade (atributo como a inteligência, sentimentos, etc.), então estamos nos preparando... Mas preparados, isto é, prontos só vamos ter certeza quando passarmos por esta situação efetivamente, pois é nas PROVAS que somos testados quanto à assimilação íntima (emocional) de nosso conhecimento teórico (racional).

2 - Qual deve ser a postura do espírita perante o familiar homossexual?
O Exemplo de Jesus diante de todas as pessoas socialmente excluídas, dos perseguidos, etc (com a mulher adúltera, com Madalena, com os doentes e loucos). Pois, infelizmente, a sociedade ainda condena nossos irmão homosexuais (estamos incluídos na sociedade), é claro que exitem graus de preconceito, mas todos ainda temos em que nos melhorarmos... Jesus, nos ensinou a não condenarmos, a termos compaixão, a ajudarmos, a sermos enérgicos diante de situações abusivas (vendilhões do templo), a combater a hipocrisia (quando cita os fariseus como sepulcros caiados), a respeitar o livre arbítrio alheio (quando permite que Judas o traia e que Pedro o negue)...
3 - E quando esse familiar for nosso filho ou filha, nossa postura deve mudar? Se sim, em que sentido e por que?
Se minha postura mudar, que seja para melhor, por assimilar tal prova com dignidade e amor, pois se mudar para pior, serei tão hipócrita quanto os fariseus mencionados por Jesus. Que Deus nos ampare nesta prova, caso precisemos dela.
4 - Em quais obras espíritas podemos encontrar referências à homossexualidade? E o que podemos aprender nessas obras?
Já li alguns livros que tratam de sexualidade, assisti e ouvi palestras, mas que me lembre por nome de obra que se refira expressamente à Homossexualismo lembro-me de "Não pise na bola" (Richard Simonetti), pág. 69, e "Sexo e Destino" (André Luiz), pág. 299 a 302. Recomendo também a leitura da Questão 200 do L.E.
- No L.E., aprendemos que espírito não tem sexo (da forma como entendemos), do que depreende-se que podem reencarnar homem ou mulher, conforme a necessidade.
- No Livro "Não pise na bola", encontramos um bate-papo discontraído do autor com jovens, onde ele também denomina de inversão sexual, ou seja: morfologia de um sexo e psicologia de outro. Descreve como problema expiatório (maioria) ou opção de espíritos evoluídos a fim de cumprirem melhor suas tarefas, através da canalização de suas energias genésicas (não utilizadas em relação sexual, cultivam abstinência sexual - solidão afetiva - e por isso nem podem ser denominados de homossexuais, mas sim de sexualmente invertidos) para as realizações que se propôem como missão (arte, religião,ciência, etc.). O autor estimula o jovem ao estudo para superar o preconceito e a compreender os que se encontram em tal situação. Fala tb dos bissexuais (vicioso, pois gera graves comprometimentos) e dos viciados homossexuais (os que mais precisam de ajuda e orientação).
- No livro Sexo e destino", que recomendo a leitura dele completo, especialmente das pág. 299 a 302, que eu gostaria de poder transcrever todas, mas trascrevo apenas os trechos abaixo:
Na Espiritualidade Superior o sexo não é considerado unicamente por baliza morfológica do corpo...
é categorizado por atributo divino na individualidade humana, qual ocorre com a inteligência, com o sentimento,...Quanto mais se eleva a criatura, mais se capacita de que o uso do sexo demanda discernimento pelas responsabilidades que acarreta.

... a Terra, a pouco e pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em matéria de sexo, sob a inspiração da ciência, que situará o problema das relações sexuais no lugar que lhe é próprio... o que obriga a própria Ciência terrena a proclamar, presentemente, que masculinidade e feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico...

... Félix demonstrou que inúmeros Espíritos reencarnam em condições inversivas, seja no domínio de lides expiatórias ou em obediência a tarefas específicas, que exigem dura disciplina daqueles que as solicitam ou as aceitam.

... A alma reencarna, nessa ou naquela circunstância, para melhorar e aperfeiçoar-se e nunca sob a destinação do mal, ... os delitos... correm por nossa conta.

... Em todos os distritos da Espiritualidade Superior, as personalidades humanas taxadas de anormais, são consideradas tão carecentes de proteção quanto as outras que desfrutam a existência garantida pelas regalias da normalidade.

... Preceitos e preconceitos... os homens não podem efetivamente alterar, de chofre, as leis morais em que se regem, sob pena de precipitar a Humanidade na dissolução... no mundo porvindouro, os irmãos reencarnados, tanto em condições normais quanto em condições julgadas anormais, serão tratados em pé de igualdade, no mesmo nível de dignidade humana, reparando-se as injustiças assacadas, há séculos,...porquanto a perseguição e a crueldade com que são batidos pela sociedade humana lhes impedem ou dificultam a execução dos encargos que trazem à existência física, quando não fazem deles criaturas hipócritas, com necessidade de mentir incessantemente para viver, sob o Sol que a bondade divina acendeu em benefício de todos.”



Uau! Esta Doutrina Espírita é maravilhosa! Obrigada Senhor, por nos permitir conhecê-la cada vez mais. Ajuda-nos, Senhor, a aprendermos a vivenciá-la. Assim seja.

Tb desejo uma semana de muita luz e paz para todos!

Etienne.

---
Que Deus nos ilumine a todos, Tânia.

Vou comentar algo que me chama a atenção. A
Espiritualidade Superior, especialmente a partir da
mediunidade missionária de Chico Xavier, nos
trouxe um volume quantitativo e qualitativo de
mensagens educativas, em todas as áreas da vida,
que sugere estar ocorrendo conosco, no
meio espirita, o que ocorre no meio humano
em geral quanto a riquezas materiais.

Explico: nem sempre as pessoas aquinhoadas com
muitos bens e valores materiais dão valor a isso.
Algumas ficam até enfadonhas e sem
motivações, porque na verdade não aplicam
de forma construtiva os valores materiais que
estão em suas mãos.

Em nosso meio doutrinário, parece que há muita
gente que diante de mais e mais mensagens
quase sempre não passam da expressão:
"Que lindo!!!".

Então agora, com os pps, há uma febre de
afirmações: "Que maravilha!!!".

E a reflexão sobre o conteúdo? Estamos
consumindo mensagens de forma
parecida à da fuga pelo consumo de
drogas?

O que estamos fazendo do Tesouro que
nos é confiado?

Na obra "Sexo e Destino", que é de 1963, desde o
prefácio há apontamentos da Espiritualidade
que ainda não foram refletidos e assimilados
em nosso meio. Vamos até repetir: desde o prefácio!!!
E são apontamentos válidos para todo mundo,
independentemente da orientação sexual.

E desde ali, André Luiz já sinalizava, com palavras
explícitas, que a questão da sexualidade humana
deveria deixar o âmbito da religiosidade para
o da Ciência. Claro, não a inspiração da sexualidade,
que sempre estará carecendo da iluminação espiritual,
mas sim a fonte de conhecimento estrutural da
sexualidade.

Há quem diga: mas a Ciência é materialista.
Ledo engano em se tratanto das escolas
psicológicas que se fortaleceram
e predominam nos últimos tempos em relação à
sexualidade humana.O que temos na
Psicologia é a orientação básica de que a
sexualidade não é algo objetal. A Psicologia é a
primeira a reconhecer que realização sexual implica
em respeito próprio e do outro, na descoberta dos
sentimentos saudáveis no próprio ser.

Ah! A obra "Vida e Sexo", de Emmanuel, é outro
tesouro inaproveitado, quando não lido e
interpretado de forma inviezada ou
mesmo deturpada quase que completamente.
Também, desde o prefácio, já temos um bom
material para reflexão. E a última lição? Quem
sabe haverá até quem considere que foi um
obsessor que escreveu. Sim, porque é um verdadeiro
libelo contra o farisaismo!!! É um texto para situações
limites. E olha que mesmo diante dos limites o
que a Espiritualidade da Luz recomenda é a
fraternidade, a compreensão. E que recado. Vale a
pena prestar muita atenção.

Nossa! Já escrevi muito de novo!

Ah! E esteja à vontade para colocar suas dúvidas,
prezada irmã, seja aqui neste debate ou mesmo
através de pvt.

Abraço fraterno,
Paz e Luz,
Edson Nunes
---
Olá Nelson e Tania.
O Nelson recebeu boas inflências do Plano Espiritual Maior, para nos trazer a orientação correta que faltava para nos esclarecer. Exatamente COMO devemos proceder para dominarmos nossas más tendências, para crescermos na evoluçao espiritual. Tb eu não imagino evolução sem este procedimento:
é lógico e simples; é CONTROLE mental e DISCIPLINA emocional, retirando da CONSCIÊNCIA( nosso espirito) com vontade e determinação os pensamentos que nos despertam desejos e sensações, que sabemos que não estão de acordo com a Lei NATURAL DIVINA.

Liv.Esp.
Origem e conhecimento da Lei Natural.
pergunta 621- Onde está escrita a Lei de DEUS ?
- Na CONSCIÊNCIA.

Paz, AMOR e LUZ.
Manuel
---
Excelente assunto
Pesquisando na internet, encontrei o que precisava, a pagina do CVDEE e
justamente na semanha passada esta pensando

sobre o tema abordado nesta semana.
Bom...confesso que ainda não me encontro reparada para aceitar, caso isso
aconteça comigo ou com alguem de minha

familia. Pelo fato de que: se todos nós temos uma missão, qual é a do
homossexualismo? E se tenho que aceitar a

homossexualidade por que eles não se aceitam,digo, porque não aceitam a
forma de como encarnaram, de como vieram ao

mundo. Porque então não aceitar essa natureza viver conforme a sua
sexualidade?
Acredito que para amar, realmente, não preciso ser especificamente do mesmo
sexo.
Amor é dedicação, é compreenção, é quer bem.
Peço desculpas caso eu esteja sendo muito rude, mas, ainda há coisas que não
consigo entender.
E esse tema é muito forte que requer estudos,e, muitos e muitos fóruns de
discussões.
Deixo aqui, meu desejo de Paz, Amor e Harmonia a todos.
Rosana Lidia
---
Olá Glauber e a todos da sala

Faço das suas colocações as minhas também Glauber. Tenho acompanhado as posições de cada um e ainda temos muito que aprender sobre o tema e também sobre os sentimentos que o tema trás.
Tenho na minha família um sobrinho que é homossexual. Desde pequeno o corpo masculino não condizia com as atitudes do espírito claramente feminino. Ele sofreu (sofre) muito com a retaliação dos próprios pais, que mandavam (mandam)ele brincar com "coisas de menino", soltar pipa, jogar bola etc...sofre ainda, pois se isola, não tem amigos. Fico pensando na vida que ele vai levar, nos conflitos que vai ter que superar por conta da falta de caridade e compreensão dos que estão mais próximos a ele. Não é fácil. É uma situação muito complexa que envolve três gerações da família, do avô aos primos.
Todas estas posições são muito esclarecedoras, pois é um tema que permeia a vida de quase todo mundo. O Edson Nunes, com suas colocações, baseadas sempre na DE traz também um pouco de luz a esse tema tão ocultado dentro do meio espírita.
Um abraço Glauber e a todos da sala
---
Hola a todos:
Cordial saludo,

Los felicito por este tema , que apabulla a algunos por no entender la complejidad del espíritu, cuando tiene que enfrentarse a situaciones, mal vividas en el pasado, y sobre todo en este aspecto tan complejo. qué buenos consejos han dado, con estos ejemplos que nos hacen reflexionar, como reaccionar ante esta problemática.

muy agradecida,

Susana Corrales
---
Olá Etienne.
Aprendi bastante com as suas colocações e esclarecimentos.
Como vc recomendou a leitura da Questão 200, transcrevo-a para facilitar algum participante, que tenha dificuldade. Como Sexo nos Espíritos contém 3 questões coloco as 3.
Nossa doutrina é fantásticamente consoladora, mas precisa estudar bastante.
Coloco tb mais algumas questões, que me parecem interessantes, para ajudar a esclarecer o tema.
Paz AMOR e LUZ.
Manuel

SEXO NOS ESPÌRITOS.

200- Os Espíritos têm sexo ?
---Não como o entendeis, porque o sexo depende do organismo físico.
Existe entre eles amor e simpatia, mas fundados na identidade dos sentimentos.

201- O Espírito que animou o corpo de um homem pode,em uma nova existência,
animar o de uma mulher e vice-versa ?
---Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.

202- Quando está na erraticidade, o Espírito prefere encarnar no corpo de um homem
ou de uma mulher ?
--- Isso pouco importa ao Espírito. Depende das PROVAS que lhe cabe suportar.
Kardec: Os Espíritos encarnam como homens ou mulheres, porque não têm sexo.
Como devem PROGREDIR em tudo, cada sexo,assim como cada posição social,
lhes oferece provas , deveres especiais e a ocasião de adquirir experiência.
Aquele que encarnasse sempre como homem apenas saberia o que sabem os homens.

ORIGEM E CONHECIMENTO DA LEI NATURAL.

627- Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de DEUS, qual é a utilidade
do ensinamento dado pelos Espíritos? Terão a nos ensinar alguma coisa a mais?
---A palavra de Jesus era, muitas vezes, alegórica e em parábolas, porque falava
de acordo com os tempos e os lugares. É preciso agora que a VERDADE seja INTELÍGIVEL
para todo o mundo. É preciso tb explicar e desenvolver essas leis, uma vez que há tão poucas pessoas que as compreendem e ainda menos as que as praticam.
Nossa missão é de abrir os olhos e os ouvidos para confundir os orgulhosos e desmascarar os hipócritas: aqueles que tomam as aparências da VIRTUDE e da RELIGIÃO para ocultarem suas baixezas. O ensinamento dos Espíritos deve ser claro e inequívoco, a fim de que ninguém possa alegar ignorância e cada um possa julgá-lo e apreciá-lo com a razão. Estamos encarregados
de preparar o Reino do BEM anunciado por JESUS; por isso, não é correto que cada um possa interpretar a lei de DEUS ao capricho de suas paixões nem falsear o sentido de uma lei toda de AMOR e de Caridade.

O BEM e o MAL.
633- A regra do bem e do mal, que se poderia chamar de reciprocidade ou de solidariedade, não pode se aplicar á conduta pessoal do homem para consigo mesmo.
Ele encontra na lei natural a regra dessa conduta e um guia seguro ?
--- Quando comeis em excesso, isso vos faz mal. Pois bem! DEUS dá a medida daquilo que precisais. Quando a ultrapassais, sois punidos. Ocorre o mesmo com TUDO. A lei natural traça para o homem o LIMITE de suas necessidades; quando o ultrapassa é punido com sofrimento.
Se o homem escutasse, em todas as coisas, a voz que diz basta, evitaria a maior parte dos males que acusa a natureza.

POLIGAMIA
700- A igualdade numérica aproximada que existe entre homens e mulheres é um indício da proporção em que se devem UNIR ?
---Sim, porque TUDO tem uma FINALIDADE na natureza.

UMA questão interessante : Se TUDO tem uma FINALIDADE na natureza, qual será a verdadeira FINALIDADE do HOMOSSEXUALISMO ?

LAÇOS de FAMÌLIA.
774- Há pessoas que deduzem, do abandono dos pequenos animais por seus pais, que entre os homens os laços de família são apenas resultado dos costumes sociais e não uma lei NATURAL; que devemos pensar disso ?
--- O homem tem destinação diferente dos animais; por que, então, querer se parecer com eles? Para o homem, há outra coisa além das necessidades físicas: a necessidade do PROGRESSO. Os laços sociais são necessários ao progresso e os de família estreitam os socias: eis porque fazem parte da lei natural. DEUS quis que os homens aprendessem assim a se amar como irmãos.

MARCHA DO PROGRESSO.
780 a- Como o avanço intelectual pode gerar o progresso moral ?
--- Ao fazer compreender o bem e o mal; o homem, então, pode escolher. O desenvolvimento
do livre - arbítrio segue o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos seus atos.
---
Prezado Manuel, vejamos:

1) Fica claro que quando a Codificação esclarece que
espíritos não têm sexo, a referência é a gênero, ou seja,
espírito não é exclusivamente homem ou mulher, o
que por outro lado implica em que, desde que
passa tanto por reencarnações neste ou naquele gênero,
potencial e essencialmente o espírito guarda
as caracteristicas de ambos. Habitualmente, muitos
interpretam não ter sexo como não ter sexualidade, o que
sem dúvida não corresponde à realidade.

2) O conhecimento das leis naturais é progressivo. No passado,
pelo condicionamento que havia de sexualidade exclusivamente
voltada para reprodução, criou-se a equivocada idéia de que
a homossexualidade não fosse natural.

Estudos e pesquisas antropológicas localizam a homossexualidade
como presente na face da terra antes do que chamamos de
civilização, nas culturas mais primitivas da África e nas tribos
indígenas, inclusive com a sua ampla aceitação naqueles
recuados tempos. Na África, por exemplo, ainda no remoto
matriarcado, os seres homossexuais eram distinguidos desde
a infância e conduzidos a funções especiais como a do
xamanismo. Ainda há tribos indigenas na América do Sul
que fazem essa distinção desde a infância. E assim o menino,
ao invés de ir para a caça, fica na tribo na confecção de
cestos(no que é óbvio que ai houve e há fatores
interveninentes de uma intuição comum a esses povos,
não aplicável aos povos chamados civilizados).

A Medicina e a Psicologia, após décadas e décadas de
estudos e pesquisas, concluiram que de fato parte da população
manifesta a identidade homossexual (homens e mulheres),
no que resultou que a OMS - Organização Mundial de Saúde
retirou a homossexualidade do Código Internacional de
Doenças.
No Brasil, assim como no resto do mundo livre, a Psicologia
não admite que seus profissionais anunciem terapias
reversivas para a homossexualidade. O Conselho Federal de
Psicologia normatizou instrução pela qual, qualquer profissional
da área que anuncie terapias reversas deve ser denunciado e
processado no Conselho Regional da sua jurisdição.

3) Quanto ao bem e ao mal, em toda a sua passagem
pela humanidade, nem uma vez sequer Jesus fez
referência à homossexualidade. Ora, fosse ela um mal,
sem dúvida que Jesus teria alertado. Allan Kardec e os
espíritos da Codificação, que trataram de todas as questões
que implicam no cumprimento ou não do sentido da
reencarnação,em nenhum momento fizeram menção à
homossexualidade nas obras básicas. Fosse ela uma
caracteristica negativa ou um mal a ser evitado, sem dúvida
que o tema seria obrigatório, ainda mais levando-se em
conta que ao tempo da Codificação, em toda a Europa,
a homossexualidade ainda era um caso de polícia e
condenação em tribunais. Ora, mesmo diante da
configuração legal da homossexualidade como crime,
nem assim Kardec e os espíritos a condenaram. E sequer
mencionaram na Codificação, por motivos que a gente
pode bem compreender, ainda mais que, na Revista
Espírita, chegou a fazer breve comentário, e nesse
caso tendo-a como natural, conforme será possível
constatar em texto que ainda será enviado à lista.

4) Quanto à "finalidade do homossexualismo", primeiro cabe
revisar para homossexualidade, desde que a expressão
homossexualismo já foi oficialmente abolida pela
Medicina e a Psicologia.
E voltando à finalidade: circunstancialmente, em muitos
casos, ela já foi uma oportunidade de prova e resgate, como
nos mostra André Luiz e Emmanuel nas obras
"Sexo e Destino" e "Vida e Sexo", que datam das décadas
de 60 e 70, quando era enorme o preconceito e nascer
homossexual, sem dúvida, constituia-se em muitos
casos em prova ou resgate. Isto mudou. E mudou muito.
Podemos fazer uma analogia com as pessoas que
nasceram negras no tempo da escravidão. Ora, ser negro
em si mesmo é algo perfeitamente natural, mas nascer
negro naquela época foi um resgate até maior que o
nascer homossexual até a década de 70.

Mas, a homossexualidade não se resume a prova ou
resgate. A Ciência já encontrou a homossexualidade nas
diversas espécies animais pesquisadas. E há uma
proporção de homossexualidade como manifestação
natural. Será que leões, gansos e mosquitos
homossexuais estarão resgatando abusos sexuais
de outras vidas? Isso nos dá a possibilidade de ampliar
nossas reflexões.

Quanto aos espiritos terem lembrado a proporção
populacional entre homens e mulheres, sem duvida que
se trata de um enfoque temporal em termos da
conclusão, desde que naquela época a ilação imediata
entre gêneros era visando procriação. Lembremo-nos
de que Kardec alertou que a Doutrina Espirita deveria
acompanhar o avanço do conhecimento humano. Tanto,
que ele propôs revisões doutrinárias da Codificação
de 25 em 25 anos, o que aliás os sucessores no
tempo em relação à orientação humana na Doutrina
Espírita descuidaram de fazer. Inclusive, nesse
aspecto, há enfoques por exemplo relativos a raças
e em especial à raça negra, nos tempos da Codificação, que
já foram superados pelo avanço da Ciência, que hoje
chegou à conclusão da não existência de raças.

5) Sobre laços de familia, importante saber que em
todo o mundo já são milhares os casais homossexuais
ou homossexuais isoladamente que constituem
lares e adoções. A ICM - Igreja da Comunidade Metropolitana,
fundada há 40 anos EUA por um pastor gay, atualmente
em muitos países e inclusive em diversas cidades
brasileiras, é uma instituição que tem convênio com a ONU
e recebe crianças orfãs oriundas de zonas de guerra ou
assoladas por catástrofes. Estatísticas oficiais mostram
que 27% dos membros gays da ICM adotam filhos.
Então, veja você, até internacionalmente homossexuais
são reconhecidos como seres que podem colocar
suas vidas em função da solidariedade humana até mesmo
em relação às crianças órfãs.

6) Sobre a "Marcha do Progresso", consultemos o capítulo
VIII de "O Livro dos Espíritos", nos itens "Progresso da
Legislação Humana" e "Influência do Espiritismo no Progresso",
e constatemos que a Doutrina Espirita, através de suas
representações, na atualidade, carece de urgente reconhecimento
e mais que isso, efetiva participação na inclusão social e
doutrinária da população homossexual.

Paz e Luz,
Edson Nunes
---
Olá, pessoal! Bom dia!

Observei algumas posições sobre homossexualismo. Trabalho em escola e observo os comportamentos sem críticas.
Posiciono-me da seguinte maneira: Pais oferecem briquedos masculinos aos meninos; mâes oferecem briquedos femininos as meninas. As propagandas diferenciam bem meninos e meninas para venderem seus produtos. Induzem ao consumo de bebidas e comidas que têm sabores de água de carvão e bucha de prato, todos consumimos. Os hábitos que são modas no EU são impostas ou nós mesmos tomamo-as como maravlhosas e chique. Porque o homosexualismo em parte não pode ser vidas passadas e presentes induzidas. Nossas televisões, ou seus programas, mostram padrões de comportamentos de um punhado de pessoas e nos mostram com a seguinte frase: A população, e ou a classe x, está se posicionando sobre: prefiro que minha filha ou filho traga seus namorados para casa e durma com ele. É seguro e está fácil de educar. è apenas um punhado de gente. não é pensamento coletivo. Acredito que uma boa parcela dos irmãos homosexuais está induzida pela mídia. "Veja asigla GLS" Muita paz para todos.
Walter Nunes
---
Olá pessoal,

Li todas as respostas encaminhadas.
Este assunto mexe comigo, pois tenho um filho de 12 anos.
Como a Paty, eu também "enxergo" energia e luzes não só no ato sexual, mas em outras situações. Quando estou em sintonia com o meu marido, percebo fios de energias sendo trocados entre nossos corpos, mais precisamente nos ligando nos chácras, outras vezes vejo luzes, e quando não estamos em sintonia não consigo ver esta troca e então ficamos incompletos...
Já li alguns artigos sobre homossexualidade, mas o assunto é muito complexo...
Já li sobre a energia que se acumula nos órgãos sexuais devido a utilização de maneira indevida não só pelos homos, mas pelos heteros tbm. Sobre os diversos motivos que levam a um espírito a vir como homossexual.
Sobre tudo lembro-me que Jesus disse pra que façamos ao próximo o que gostaria que fizéssemos a nós mesmos.
Penso tbm sobre o que a Paty disse dos casais heteros e sobre as pessoas maus resolvidas sexualmente sobre as diversas doenças psicossomáticas. Freud falava sobre a Libido e a D.E nos ensina que a energia que rege os nossos corpos é a energia da criação, ou seja, a energia sexual.
Penso que desde que o mundo é mundo esse assunto é um tabu.
E ainda é aos nossos olhos e a nossa compreensão.
Estamos em estágio de evolução e ainda precisamos trabalhar a nossa reforma íntima acima de qq outro assunto.

No meu entender a hipocrisia, a falta de caridade é um problema geral e isso faz com que carreguemos dentro de nós ainda muito preconceito principalmente do que mal conhecemos ou do que nem estamos querendo conhecer.

Quantos de nós quando adolescentes não teve curiosidade com o mesmo sexo? Isso faz parte do ser humano? São muitas as icógnitas...

Tenho vários amigos casados homos, outros são solteiros e vejo que há diversidades entre eles assim como entre os ditos heteros. Quantos casais homos levam vida digna e mesmo assim são escrachados (é assim que se escreve?!), quantos ditos heteros levam uma vida libertiginosa?
Quantos trazem consigo a Bissexualidade? E particularmente acho muito pior do que ser homo?
Quantos entre nós não são felizes com a pessoa que vivem por conta de não terem um bom relacionamento principalmente sexual?
Quantas mulheres e homens deixam de viver uma vida "hetero" e assumem a sua homossexualidade e assim descobrem que podem ser mais felizes?

Cida
---

Conclusão