Educar

220a – Tema: Para cada filho uma educação diferente? - nosso papo

Cada ser tem sua necessidade... Não temos uma linha de produção na espiritualidade onde se forma robôs, assim seria muito mais fácil. Porém temos seres atávicos e suas necessidades frente à nossa ingerência em suas vidas no passado.

Portanto, a cada um o seu quinhão!!!

Antonio Nazareno de Freitas.

---

Eu acredito que em uma educação, onde o respeito ao proximo e a responsabilidade, sem esquecer a religiosidade é tão importante quanto a educação escolar, porque a criança desde o princípio começa a enterder seus limites e respeitar as leis sejam quais forem

Carlos

---

Esta semana vamos falar um pouco sobre a educação dos filhos. Parece
>ser algo normal, algo que o instinto materno sabe direitinho como fazer
>mas, será que educamos cada filho de um modo diferente?
mesmo que não queiramos, educamos, pois cada espirito possui sua
individualidade.

É saudável diferenciar a educação dos filhos? Até que ponto e por que?
Não, temos que dar a mesma educação. Até a idade que coseguimos
controla-los. Então temos que educa-los em casa para que o mundo não leve
por outros caminhos.

O que leva algumas pessoas a educar meninos diferentemente das meninas?
Não sei. Até hoje não entendi porque meu pai nos deu uma educação diferente.
Mas não encuco com isto, pois todos somos bons filhos.

Envio esta mensagem para vocês beijos a todos.
ZILDETE SANTANA

MENSAGEM DA CRIANÇA

DIZES QUE SOU O FUTURO.
NÃO ME DESAMPARES NO PRESENTE.
DIZES QUE SOU A ESPERANÇA DA PAZ.
NÃO ME INDUZAS À GUERRA.
DIZES QUE SOU A PROMESSA DO BEM.
NÃO ME CONFIES AO MAL.
DIZES QUE SOU A LUZ DOS TEUS OLHOS.
NÃO ME ABANDONES NAS TREVAS.
NÃO ESPERO SOMENTE O TEU PÃO.
DÁ-ME LUZ E ENTENDIMENTO.
NÃO DESEJO TÃO SÓ A FESTA DO TEU CARINHO.
SUPLICO-TE AMOR COM QUE ME EDUQUES.
NÃO TE ROGO APENAS BRINQUEDOS.
PEÇO-TE BONS EXEMPLOS E BOAS PALAVRAS.
NÃO SOU SIMPLES ORNAMENTO DO TEU CAMINHO.
SOU ALGUÉM QUE TE BATE À PORTA EM NOME DE DEUS.
ENSINA-ME O TRABALHO E A HUMILDADE, O DEVOTAMENTO E O PERDÃO.
COMPADECE-TE DE MIM E ORIENTA-ME PARA O QUE SEJA BOM E JUSTO...
CORRIGE-ME ENQUANTO É TEMPO, AINDA QUE EU SOFRA...
AJUDA-ME HOJE PARA QUE AMANHÃ EU NÃO TE FAÇA CHORAR.

MEIMEI

Zildete

---

Tenho duas filhas. Uma de 9 anos e outra de 15.
Acho que não deve haver diferenças no afeto, atenção, etc. Entretanto,
percebo respostas diferentes de ambas para situações iguais.
Possivelmente pela própria diferença de idade das duas e também porque
eu era mais inexperiente com a primeira filha e hoje, com a segunda,
procuro não repetir erros que acredito ter cometido.
Mesmo sem querer, tenho que reconhecer que acabei educando de forma um
pouco diferenciada. Mas a educação não esta finalizada. Existem coisas
que estão acontecendo agora. Eu mesma me educo e sou educada pela vida
a cada dia. Tento agir da mesma forma com ambas, mas as vezes a
"técnica" tem que ser diferenciada, tal qual se faz nas salas de aula,
de acordo com a percepção que se tem de como a criança/jovem processa
os ensinamentos.

Gilda Lúcia

---

* É saudável diferenciar a educação dos filhos? Até que ponto e por que?

Não acho saudável diferenciar a educação dos filhos, pois a base da educação me parece igual, quando pensamos em princípios, religiosidade, cultura etc. Nosso modo de pensar e agir somente muda quando nos propomos a mudanças interiores, então enxergaremos novos pontos para a educação dos filhos.

* O que leva algumas pessoas a educar meninos diferentemente das meninas?

Acho que, quando falamos de maneiras rígidas de diferenciação, estamos diante de pais ou responsáveis que limitam o modo de agir dos filhos conforme seus conceitos e educação recebida, não levando em conta as mudanças do mundo.

No meu modo de pensar a educação de ambos os sexos, em algum momento, diferencia por si só. Penso em questões de higiêne pessoal, algumas situações de postura perante os conceitos da sociedade e aprendizado dos papéis dentro da família que poderão formar no futuro.

Boa semana a todos,

Cleonice

---

Oi pessoal

Parece ser algo normal, algo que o instinto materno sabe direitinho como fazer mas, será que educamos cada filho de um modo diferente?

R. Eu acho que realmente cada filho deva ser educado diferente uma vez que cada um é mesmo "diferente", não temos filhos iguais, com capacidades iguais, de personalidades iguais, de pensamentos iguais, ou de moral igual. Então porque devemos educá-los igualmente ?

A melhor frase que ouví sobre isso foi da nossa própria Lu (CVDEE) que me perguntou na ocasião em que nos conhecemos pessoalmente, se eu tinha três filhos únicos ? E eu respondi : - Com certeza ...para mim são.

Vejo os meus filhos dessa forma e ajo com eles dessa forma, não significa que não os amo igualmente...e que não os oriente para as mesmas virtudes, pelo contrário essa maneira de ver cada um com seu próprio jeito de ser e de pensar, permite que eu respeite as suas limitações e seus desejos que podem ser diferentes dos meus.

É saudável diferenciar a educação dos filhos? Até que ponto e por que?

R. Conhecendo cada um com suas personalidades únicas, aprendemos como alcançar os seus "coraçõeszinhos" e suas consciências, cada um a sua maneira, e assim assimilarem melhor as nossas orientações.

O que leva algumas pessoas a educar meninos diferentemente das meninas?

R. Não há como negar que meninos e meninas são diferentes não só na constituição física, talvez por isso a educação deva ser diferenciada, mas o que devemos mesmo levar em conta é o "ser individual" de cada um. Ainda existe um certo preconceito em relação a educação masculina e feminina ser "igual" em questões como : tarefas domésticas, educação sexual, força física, etc. Mas acredito que isso já vem melhorando com o tempo...



Case Pessoal .

Tenho três filhos como já disse, cada um com uma personalidade muito diferente da do outro, não vejo nenhum problema e me sinto privilegiada em poder conviver com três seres tão diferentes e tão especiais com suas peculiaridades.

Uma, super determinada, obediente, disciplinada, inteligente, estudiosa, independente, porém extremamente dura e exigente consigo mesma. Não gosta de muito chamego, de muito nhenhenhém ...é dona do próprio nariz desde muito pequena.

Um, muito doce, muito sentimental, muito emotivo, muito amoroso, muito especial, de um senso humanitário fabuloso, afável , porém nada disciplinado em questões de organização pessoal, e apesar de ter boas notas na escola não é muito dado aos estudos...

A pequena, é individualista, ciumenta, consumista, mas também muito amorosa, e apesar de pequena (4 anos) é bastante religiosa e cobra muito da família questões como o Evangelho no lar, rezar na hora das refeições e na hora de dormir , e nunca esquece de todas as noites passar de quarto em quarto dizendo : - Boa noite, eu te amo.

Diante dessas três oportunidades maravilhosas que Deus me deu de aprender com cada um um pouquinho, e uma virtude diferente como eu poderia agir igual ?

Abraços

Paty Bolonha

---

Oi pessoal, boa tarde!



Tenho acompanhado os estudos do grupo a uns dois meses e esta é a primeira vez que escrevo para expor minha opinião, antes dela gostaria de dizer que tenho aprendido muito e tem sido muito interessante e proveitoso este nosso convívio virtual.



Parece ser algo normal, algo que o instinto materno sabe direitinho como fazer mas, será que educamos cada filho de um modo diferente?

R. Concordo com o disse a Paty Bolonha, cada filho antes de qualquer coisa é um individuo e como tal precisa de experiências únicas. Tenho dois filhos pequenos (1 e 5 anos) a base é a mesma, quanto a comportamento para convívio em sociedade, honestidade, respeito, enfim, a base. Já a forma como passo isso é diferente de um para o outro.

Costumo dizer que filhos não têm manual porque não são iguais, são igualmente amados, igualmente educados apenas de maneiras diferentes e o melhor é que eles mesmos nos ensinam qual é a melhor.

É saudável diferenciar a educação dos filhos? Até que ponto e por que?

R. Acho que é uma forma de respeito tratar cada um da melhor maneira, existem regras que vivemos que não podemos mudar, mas podemos exercer dentro da nossa família a regra do conforto e do respeito o que trás muitos beneficio para toda família.

O que leva algumas pessoas a educar meninos diferentemente das meninas?

R. Acredito que esta diferenciação é desnecessária e que está realmente mudando, acredito que vá evoluir ainda mais o que será um grande benefício para nossos meninos e meninas se livrarem dos rótulos por muito tempo tivemos que exercer.

Tenho dois maravilhosos presentes que Deus me confiou a Giovanna há 5 anos e o Cauã há 1 ano, procuro fazer por eles o meu melhor (estou evoluindo muito graças a contribuição deles) desde a brincadeira sentada no tapete até o meu empenho no trabalho, então além de educá-los como filhos também sou educada por eles como mãe e essa troca tem me feito muito bem o me proporcionado um crescimento grandioso e em todos estes momentos fica muito claro que cada um é um e que a atitude precisa ser diferenciada para que seja proveitosa o que deve ser sempre igual é o carinho e amor e isso Graças a Deus temos

Um grande abraço a todos e estou muito feliz por fazer parte deste grupo.

Jussara M. Oliveira


---

Parece ser algo normal, algo que o instinto materno sabe direitinho como fazer mas, será que educamos cada filho de um modo diferente?

Como a própria questão nos fala, instintivamente educamos de maneira diferente sim cada filho, mesmo que não percebamos. Mesmo naquelas famílias que os filhos têm idade muito próxima há um tratamento diferenciado. Isso é simplesmente inevitável. Sabemos que cada um vem com uma carga de conhecimento, de defeitos e virtudes diferentes. Há aqueles que vêm como o centro do reajuste familiar. Quantas famílias conhecemos que de três filhos tem uma "ovelha negra"?! E como tratar igualmente a todos se todos são diferentes entre si?!



É saudável diferenciar a educação dos filhos? Até que ponto e por que?

Entendo que é saudável desde que haja co-participação de todos na educação. Os filhos/irmãos quando têm desde cedo a concepção do cuidado, tarefas, direitos e deveres mútuos, não se terá problemas de educação diferenciadas, pq eles mesmo começam a perceber a diferença entre si e passam a ajudar nesta educação.

Nas famílias em que os filhos têm espaço maior de idade entre eles é que eu acho um pouco mais difícil o trabalho de uma educação diferenciada, embora depende de cada um, claro.



O que leva algumas pessoas a educar meninos diferentemente das meninas?

A palavra educação significa o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de aptidões morais, físicas e intelectuais/Preparo.

Se meninos são diferentes fisicamente devem receber educação física e sexual diferente, mas quanto ao moral, depende de que defeito mais sobressalta em um ou em outro.

O que eu observo é em questão da educação sexual. Os meninos são sempre incentivados a prática sexual desde cedo e as meninas são proibidas de iniciar-se cedo. Os meninos são ensinados a não se resguardar, tem mais liberdade de ação, começa a sair pras baladas mais cedo, tudo em questão de que se ele perder a virgindade é questão de virilidade. As meninas são "obrigadas" a serem mais comportadas, demora mais para ser liberada pras "baladas", e quanto a virgindade se "se perder logo" fica mal falada e outras coisas mais.

Isso ao meu ver é um grande erro. Todos têm de estar cientes de suas responsabilidades e consequências. Tudo deve ter o seu peso e a sua medida. Adolescentes de mesmo sexo e mesma idade tem grau de maturidade diferente, o que deveria ser levado em conta...



Não existe manual pra educação de filhos. Quando deixamos a condição de filhos para sermos pais deveríamos rever quanto a educação que tivemos, como vemos a vida e que tipo de educação queremos para os nossos filhos. Aplicar o que achamos que é certo, mas com consciência e não simplesmente por que tem de ser assim e pronto. A reciclagem dos pais deve ser uma constante. Educação é contínua e os frutos só vemos com o passar dos anos.

Quando passamos a ser educadores, passamos automaticamente a sermos novos aprendizes. Você ensina o seu filho a ser filho, mas vc está aprendendo a ser pai/mãe de seu filho.



A D.E me ajudou e me ajuda a entender e principalmente a aceitar as diferenças que há entre o meu filho e eu. Até com os meus pais tive se usar de psicologia cristã para modificar algumas atitudes referentes a educação do meu filho.

É difícil? É claro que sim

Tem horas que dá vontade de desistir? E como dá...

E o que fazer?

Procuro a reciclagem moral, a reforma íntima, como posso ajudar meu filho a ser melhor se eu não me melhorar? Procuro seguir os conselhos do Evangelho Segundo o Espiritismo;



Capítulo XIV - Item - A INGRATIDÃO DOS FILHOS E OS LAÇOS DE FAMÍLIA

9...Ó espíritas! Compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro.

Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda? Se por culpa vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. Então, vós mesmos, assediados de remorsos, pedireis vos seja concedido reparar a vossa falta; solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento, vos retribuirá com o seu amor.

Não escorraceis, pois, a criancinha que repele sua mãe, nem a que vos paga com a ingratidão; não foi o acaso que a fez assim e que vo-la deu. Imperfeita intuição do passado se revela, do qual podeis deduzir que um ou outro já odiou muito, ou foi muito ofendido; que um ou outro veio para perdoar ou para expiar. Mães! Abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei convosco mesmas: Um de nós dois é culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos divinos que Deus conjugou à maternidade, ensinando aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, amar e bendizer. Mas, oh! muitas dentre vós, em vez de eliminar por meio da educação os maus princípios inatos de existências anteriores, entretêm e desenvolvem esses princípios, por uma culposa fraqueza, ou por descuido, e, mais tarde, o vosso coração, ulcerado pela ingratidão dos vossos filhos, será para vós, já nesta vida, um começo de expiação.

A tarefa não é tão difícil quanto vos possa parecer. Não exige o saber do mundo. Podem desempenhá-la assim o ignorante como o sábio, e o Espiritismo lhe facilita o desempenho, dando a conhecer a causa das imperfeições da alma humana.

Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho. Espreitem, pois, os pais os menores indícios reveladores do gérmen de tais vícios e cuidem de combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas. Façam como o bom jardineiro, que corta os rebentos defeituosos à medida que os vê apontar na árvore. Se deixarem se desenvolvam o egoísmo e o orgulho, não se espantem de serem mais tarde pagos com a ingratidão. Quando os pais hão feito tudo o que devem pelo adiantamento moral de seus filhos, se não alcançam êxito, não têm de que se inculpar a si mesmos e podem conservar tranqüila a consciência. À amargura muito natural que então lhes advém da improdutividade de seus esforços, Deus reserva grande e imensa consolação, na certeza de que se trata apenas de um retardamento, que concedido lhes será concluir noutra existência a obra agora começada e que um dia o filho ingrato os recompensará com seu amor. (Cap. XIII, nº 19.)





Questão 889 do L.E. Não há homens que se vêem condenados a mendigar por culpa sua?

_Sem dúvida; mas, se uma boa educação moral lhes houvera ensinado a praticar a lei de Deus, não teriam caído nos excessos causadores da sua perdição. Disso, sobretudo, é que depende a melhoria do vosso planeta._

O que falta ao mundo hoje é uma boa educação.

É assim que eu encaro os problemas que vemos todos os dias ao nosso redor. Irmãos, abracemos com amor esta divina graça que a de educarmos os nossos filhos/irmãos para que sejam e tenham um mundo melhor. Não podemos simplesmente fechar os nossos olhos para o que acontece dentro de nossas casas, sabendo que o mundo lá fora é reflexo de todos os lares do mundo...

Cida - Setor de Benefícios



Conclusão