Educar

218b – TEMA: Amor – Fonte de Vida - nosso papo

1. No seu entendimento, por que o amor seria fonte de vida, como sugere o título do tema?

R: Porque toda Vida é gerada a partir do AMOR, a princípio deveria ser assim; O Amor do Nosso Mestre Jesus nos criou, nos transforma, nos Alimenta, em fim nos dá A VIDA.

2. A caridade anda junto ao amor?

R: Como nos disse Paulo em sua Espístola aos Romanos - V.13: "(...) Sem Amor eu nada seria..." e ainda cita todas e mais algumas qualidades do AMOR, leia-se CARIDADE; Sabemos que sem um ou outro nada pode ser feito de Boa-Vontade, certo!

3. O que seria o amor maternal?

R: O mais próximo que podemos chegar a "imaginar" o tamanho do AMOR DIVINO - é a forma mais pura e sincera de demonstração do Verdadeiro Amor!

4. Por que, afinal, amar aos inimigos?

R: Por que é muito fácil amar aqueles que nos querem bem - que nos são queridos; é a verdadeira prova de que estamos a caminho dos braços do Cristo! Pois quando conseguimos amar nossos inimigos e nos amarmos no mesmo grau, então estaremos aptos a subir mais um degrau na escada da evolução.



"Nosso Deus e nosso Pai, somos tão pequenos para receermos tantas graças, mas o Vosso Amor é Infinito, Senhor, a Vossa Misericórdia não tem limites; amparai-nos para que, desta forma, possamos trabalhar com avidez de espírito, com sentimento intenso do coração, e assim, oh! Deus Bendito, todos os que sofrem sejam amplamente amparados pela ação intensa, bendita, puríssima e sacrossanta do Vosso Amor, que esse mesmo amor seja extensivo a todos os seres, que todos sejam amparados, para que compreendam e sigam a doutrina verdadeiramente sacrossanta e puríssima que nos enviastes a este mundo, através de Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Ele encontre guarida, hoje e sempre, em nossas almas(...)". Irmão Francisco - do Livro "Primeiro Livro de Natal - de Fransciso Luciano - Ed.Espírita Água Viva - São Paulo, 1953".

(Demerval)
--
1. No seu entendimento, por que o amor seria fonte de vida, como sugere o título do tema?

O Amor Incondicional é o sentimento sublime que ninguém consegue descrever, mas quem o tem em seu coração jamais deixará de sentí-lo. Acho que ainda estamos muito distantes de sentir este Amor descrito pelo plano espiritual.

Quando o Mestre nos resumiu os Dez Mandamentos por apenas dois: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo." Ele quiz que amássemos simplesmente, mas também tinha a certa noção que estamos muito longe de amar a Deus de todo o nosso coração e todo nosso entendimento uma vez que não conseguimos amar nem a nós mesmos e que nem mesmo temos noção do que é esse amor...

A fonte da vida de todas as formas nos leva a refletir em nossas ações diariamente. Quantas demonstrações de amor damos durante o nosso dia? Todas as ações são contadas, mas tenhamos em mente que ainda é pouquíssimo e que devemos e podemos amar muito mais.

Quem verdadeiramente ama não destrói, não humilha, não magoa, não mata... auxilia, ampara, compreende... por isso que amor é a fonte de vida. Da nossa vida e das que nos cerca. No ambiente fundamentado no Amor, encontramos alegria, força, energias que revigoram, ânimos, pensamentos positivos, apoio... Tudo de bom...



2. A caridade anda junto ao amor?

Cheguei em uma conclusão que o Amor é o sentimento, a Caridade é a ação.

Uma não pode andar sem a outra. Não podemos praticar a Caridade sem o Amor e nem o Amor sem a Caridade.

O bem só gera frutos quando deixamos a sementinha do Amor germinar. Assim como em qq árvore, cada elemento tem a sua função. As raízes, as folhas, os frutos... Os elementos do Amor são a humildade, a benevolência, a generosidade, a emoção.. Quando não deixamos a semente do amor germinar, damos lugar sentimentos oriundos do egoísmo e do orgulho. Vejam: AmorxEgoísmo e CaridadeXOrgulho. Daí teremos vaidade, inveja, maldade, frieza...

Por isso que sou a favor da tese de que o bem está para o mal, assim como o amor está para o egoismo e como a luz está para escuridão. Um só vai aparecer na falta do outro. O mal só triunfa se o bem nada fizer. O egoísmo só é maior quando não aprendemos a amar. A escuridão só existe quando não ascendemos a luz...




3. O que seria o amor maternal?

O amor maternal a amostra mais próxima do Amor Divino. Claro que quando existe o exagero, deixa de ser Amor. Maria é o exemplo mais seguro de Amor verdadeiramente Maternal.



4. Por que, afinal, amar aos inimigos?

Por que na verdade não temos inimigos. Somos na verdade filhos de um mesmo Pai, portanto somos todos irmãos.

A nossa função é a de nos ajudarmos. Quando passamos a ver naquele que nos quer o mal que ele é o nosso irmão que Deus colocou em nosso caminho para que acertemos os nossos débitos com ele, deixaremos de ver inimigos ao nosso redor.

Se não foi para que acertemos débitos anteriores é pq Deus sabe que poderemos auxiliar no trabalho de recuperação deste.

Claro que ainda não conseguimos amadurecer este pensamento. Ainda temos a visão do inimigo a nossa frente, mas na verdade o Amor desfaz toda esta névoa que nos impede de ver o outro como ele realmente é.

Quando passamos a acreditar na reencarnação, devemos ter em mente que um dia fomos assim como estes que nos quer mal... se não com este com outros...

O que seria de nós se o Pai deixasse de ser misericordioso conosco todas as vezes que erramos? Pq será que Jesus disse a Pedro que devemos perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete? Porque o perdão é uma das demonstrações mais sublimes que podemos dar de que o amor está germinando em nossos corações...

Um beijo a todos.
Cida
---
1. No seu entendimento, por que o amor seria fonte de vida, como sugere o título do tema?



R: Penso que estamos aqui por amor, acordamos todas as manhas com a possibilidade de progredir, por amor, chegamos ao fim do dia, por amor, e acima de tudo existimos pelo amor de Deus por nos. Que nos ensina e nos pede que amemos. O exemplo nos é dado por Deus, quando aprendermos a amar verdadeiramente tudo ao nosso redor se tranformara, pois a força do amor muda todo o campo vibratorio ao nosso redor.



2. A caridade anda junto ao amor?



R: Certamente. Não se pode fazer caridade sem amor, seria o mesmo que dar migalhas. E não podemos amar e não fazer o melhor por esta pessoa.



3. O que seria o amor maternal?



R: um amor puro, o melhor exemplo de como deveriamos amar todos ao nosso redor.



4. Por que, afinal, amar aos inimigos?



Na realidade não deveriamos ver ninguem como inimigos, e sim como pessoas que nos ensinam muito e nos ajudam no nosso caminho rumo ao progresso, que nos ajudam a resgatar nossas dividas, são seres que merecem nosso amor, estamos muito longe ainda de enchergar isso com clareza, mas com bom animo conseguiremos, pois todos aqui estamos para aprender.

Elaine
---
Bom, eu acredito que amor é tudo e sou uma pessoa que procuro amar a tudo e
a todos, e procuro também colocar me no lugar das pessoas para ver o que eu
sentiria se estivesse na condição
das pessoas. Acredito que a unica saida da humanidade realmente é o amor, o
amor universal que une raças,religiões,e todos os seres sem distinção.E
quanto a pergunta sobre a caridade e o amor acredito que o amor e a caridade
devam andar juntas pois o que adianta fazermos caridade se não amamos os
nossos irmãos?
E sobre amarmos os nossos inimigos... Bem isto realmente n é fácil se
pensarmos neles realmente como "inimigos" mas antes de tudo devemos pensar
porque somos inimigos? Alguma razão tem por termos inimigos, devemos então
procurarmos nos reconciliar seja nesta vida ou em outras e enquanto isto n
acontece porque n procurar mandar vibrações de amor aos nosso inimigos?
Fátima

Conclusão