Educar

214a – Tema: Fidelidade - nossa conversa sobre

1 – O que vocês entendem como fidelidade?SER COMPANHEIRO, AMIGO ,DESPREYENCIOSO Algo apenas material ou também relacionado ao pensamento?PARA MIM ESTA LIGADO AO SENTIMENTO E AO PENSAMENTO


2 – Nos dias de hoje, onde as pessoas têm "curiosidade", como encaramos a fidelidade?MUITAS DAS VEZES NÃO ESTAMOS SENDO FIEL COM AS PESSOAS, O CONSUMISMO E MUITO GRANDE


3 – Qual a importância em educarmos, a nós e aos nossos filhos, neste tema?NÃO TIVE O PREVILÉGIO DE SER PAI NESTA ENCARNAÇÃO, MAS ESPERO NA PROXIMA SER, E SER COERENTE COM TUDO RELACIONADO A FIDELIDADE.
Adair
---
Estes jovens estao mais "antenados" do a gente.


Mi


Visão Espírita

Leia aqui entrevistas feitas com jovens espíritas de Salvador a respeito da sexualidade:

Ecos: Então o sexo deve ser parte de um relacionamento estável, baseado no respeito mútuo e na afetividade, não é isso? Você acha, então, que o sexo não deve ser exercido fora do relacionamento. Você acha que não é saudável?

André: Não é saudável ser promíscuo. Mas existem casos e casos e eu não posso querer ser a palmatória do mundo. A infidelidade é um caso que ocorre bastante no mundo inteiro. Muitas vezes ela está ligada também a casos reencarnatórios. Vamos supor que eu tive um relacionamento com uma pessoa na reencarnação passada, não muito bem sucedido. Nesta, reencarno, me caso com outra pessoa. Certo dia eu me encontro com aquela pessoa com a qual tive um relacionamento. Eu posso sentir as mesmas atrações, porque ficaram os liames energéticos atraindo um ao outro. Acontece isso. Como acontece também a banalização completa do sexo. Então eu não posso condenar a traição.

Ecos: Então, essa questão da traição é relativa?

André: Não é que seja relativa. No Livro dos Espíritos, os Espíritos dizem que a monogamia foi um avanço para a humanidade, porque a poligamia é uma manifestação da paixão nos seres humanos. Percebe-se, em geral, na poligamia, a satisfação dos desejos, dos prazeres, e pouco sentimento. Enquanto que na monogamia, não. Pressupõe-se que os dois seres possuem sentimentos elevados entre si, se amam. Se não se amam ainda verdadeiramente, estão conquistando, estão galgando este patamar de sentimento. Então a monogamia pressupõe também o respeito. Por essas razões que é valorizada pela Doutrina. Então, traição resulta em poligamia e é recomendável evitá-la. Mas nem por isso deve-se condenar diretamente a traição, porque esta é uma questão pessoal que pode ter diversas causas e efeitos. Cada um deve analisar de acordo com sua consciência. O espiritismo apenas considera que é ideal manter uma relação estável de respeito mútuo, pois o sexo deve ser encarado com responsabilidade
---
Pensamos tao puco nisso que realmente acho que nao sabemos o que é ser fiel, ser fiel há um amor, ser fiel a si mesmo, ser fiel as suas convicções....confundimos fidelidade com falta de visão, ou confundimos nossa amoralidade com liberdade

Esse assunto me pegou de escanteio, e nao sei muito sobre ele, procurei alguma coisa e pouco achei, para ver que nao falamos muito disso...(rs)

Fico no aguardo de quem tem melhores condições do que eu.

MI
---
no meu ver a fidelidade é a base de tudo devemos ser fiel em
nossos proposito não só no casamento mais com nos mesmo com os amigos filhos
nossos pais. A infidelidade causa de muitas desgraça nas familias na
sociedade num geral ela é a culpada de muitas morte passionais e esse
crime se dão pela a infidelidade de parceiros ela deixa muitos orfão por
onde passa temos visto nos jornais muitos crimes relacionado a
infidelidade ;judas foi infiel com Jesus? este tema da infidelidade é muito
grande tem muitas formas de infidelidade tanto fisica como mental devemos
avaliar bem o tema e encontrar a causa da infidelidade por que hoje é
comum as pessoas ser infiel devemos educar nossos filhos mostrando os
valores da lealdade da fidelidade só assim teremos uma atitude correta de
ensino procuro passar para meus filhos e netos o valor moral que hoje ta
muito banalisada temos por obrigação de ensinar para eles esse valores
uma boa tarde a todos
Nilsa
---
1 _ O que vocês entendem como fidelidade?

Fidelidade é antes de tudo o respeito que temos pelo outro e por nós mesmos, é compactuar sem hesitar em nenhum momento.

Algo apenas material ou também relacionado ao pensamento?

A fidelidade não é um sentimento que impomos mas que sentimos interiormente, só é possível ser fiel se realmente acreditamos na pessoa ou em uma ideologia , se hesitamos em crer não somos fiéis, mas se cremos, também seremos fiéis no pensamento, caso contrário seria uma pseudo-fidelidade.

2 _ Nos dias de hoje, onde as pessoas têm _curiosidade_, como encaramos a fidelidade?

É comum hoje em dia conhecermos pessoas volúveis em seus relacionamentos, nos seus ideais, nas suas vontades, e consequentemente infiéis a sí mesmos. Penso que a pessoa que tem essa volubilidade é porque ainda não sabe estabelecer metas e objetivos para suas vidas, geralmente acabam como um barco a deriva, sempre insatisfeitos com sua própria condição, o que gera INFIDELIDADE sempre.

3 _ Qual a importância em educarmos, a nós e aos nossos filhos, neste tema?

Buscar respostas é válido sempre, porém temos que primeiro conhecer a dúvida, assim temos como saber o que estamos buscando. Sabendo o rumo que devemos tomar para conseguir essas respostas se torna mais fácil ser FIEL, ao contrário que se sairmos sem traçar planos de como conseguí-las nos debateremos como mariposas na luz e nunca conseguiremos ser fiéis a nada .

Isso vale também para as questões amorosas, se temos um parceiro, temos que saber o que esperamos desse parceiro, se estivermos satisfeitos então seremos totalmente fiéis, ao contrário que sempre que tiver uma pontinha que seja de insatisfação abrirá portas para a infidelidade, nem que seja pelo pensamento.

Se estamos insatisfeitos nada mais justo e fiel que expormos aos nossos parceiros essa nossa insatisfação, tentando resolver moralmente o problema.

RESPEITO, CONFIANÇA E AMOR PRÓPRIO ACIMA DE TUDO,

Beijos

Paty Bolonha



Conclusão