Educar

209a – Tema: Família e educação religiosa - texto

OOis, Gente Linda, tudo joiiinha?! 😉
Coloco, abaixo, um texto para auxiliar nosso estudo dessa semana, tá legal?! 😉
Domingo todinho feliz procês
beijocas mineiras com carinho no coração

Educação Religiosa


Iolanda Húngaro


A educação religiosa é parte fundamental da educação geral do indivíduo e está intimamente ligada à família, pois deve ser iniciada nos primeiros anos de vida.

A importância da infância para o espírito é um tema a ser estudado, discutido e ressaltado com freqüência em nosso meio para que nos conscientizemos da responsabilidade que temos em relação a este período da vida. Dotada de grande sensibilidade, a criança percebe e assimila ensinamentos que a influenciarão por toda a existência. E oportuno recordar a pergunta 383 do Livro dos Espíritos: "Qual é, para o espírito, a utilidade de passar pela infância?"

"- Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o espírito é mais acessível, durante esse tempo, às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de sua educação."

O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO RELIGIOSA DOS FILHOS E SUA PARTICIPAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA

Diante da resposta dada pelos espíritos à pergunta feita por Kardec, não podemos endossar a atitude de comodismo daqueles que não levam as crianças às aulas de Educação Espírita Infantil, dizendo que, depois, com mais idade, poderão optar pela religião que desejarem. Quem não conhece nenhuma, não terá base para escolher. Será facilmente induzido por caminhos tortuosos aquele que não recebeu uma educação baseada em princípios que coloquem à altura para ouvir, julgar e escolher, conscientemente, o que é melhor para si. A Doutrina Espírita possui argumentos suficientes para conscientizar a criança e o jovem em relação aos grandes problemas que estão tirando a tranqüilidade das familias, principalmente aqueles que envolvem os vícios, as drogas. Em O Consolador, Emmanuel nos fala que "as funções religiosas, como exemplificação dos mais altos deveres da vida, constituem a base de toda a educação no sagrado instituto da família."

A História da Educação j á analisou os ideais de educação grega, primeiros da História, que preparavam o homem político, o cidadão, tanto no aspecto civil como bélico. Mais tarde esses ideais buscavam a perfeição do corpo e da alma em beleza, sabedoria e justiça do indivíduo na comunidade pública.

Os ideais de educação romana, no início, buscavam formar também o cidadão, o homem político: tinha grande importância a educação doméstica, a da escola pública que a Grécia não havia conhecido. Nos tempos da República o ideal guerreiro, mais tarde o político, o cívico; depois a influência grega direciona a formação do ser integral - corpo e intelecto, porém, com uma conotação utilitária, prática.

Com o ideal cristão, valoriza-se a individualidade que, na cultura greco-romana, estava subordinada à coletividade, ao Estado. A idéia de salvação da alma estava atrelada aos interesses individuais. A Idade Média leva às últimas conseqüências essa idéia de salvação da alma sem se preocupar com a aquisição de conhecimentos. O homem passa a viver, pensando em salvar-se, desligado dos compromissos maiores do espírito enquanto homem encarnado. Modelo de educação passiva, enclausuramento para fugir do pecado.

Mais ou menos por volta do ano 1500, com o Renascimento, surgem os ideais humanistas de educação, trazendo em si a libertação do espírito dogmático, autoritário de coação. No século XVIII, predominam os ideais da ilustração, predomínio da razão sobre os sentimentos. Nos séculos XIX e XX, fomos conduzidos pelos ideais democráticos que nos levaram a grandes lutas e pequenas conquistas sociais. Estamos hoje às portas do século XXI e os ideais da Educação Espírita ganham espaços em discussões, necessitam de propagação. Estão firmados nos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio à Terra para nos ensinar, trouxe um roteiro de vida - "o Evangelho como fonte de renovação".

O EVANGELHO NO LAR

A família disciplinada tem um horário certo para se reunir, orar, ler o Evangelho e comentá-lo à luz da Doutrina Espírita. Ao mesmo tempo em que está estabelecendo um elo de amor, trocando energias positivas, está se fortalecendo nos ideais cristãos que propiciam a ajuda dos espíritos superiores. Estes bondosos amigos espirituais nos auxiliam nesse processo educativo, ajudando a preservar o bom ambiente doméstico para maior harmonização da família. Os pais estarão, assim, cumprindo seu papel em relação à educação religiosa dos filhos. Daí a importância do Evangelho no Lar.
( Livro: Família e Espiritismo, edições USE)

Conclusão