Educar

206a – Tema: Família e Exemplo - nossa conversa sobre

Questões para estudo:
1 _ O que é mais importante: a teoria ou a prática? Por quê?

R. Os dois são importantes, mas a teoria só se valida se houver a prática lhe acompanhando. Não existe o " faça o que eu digo e não faça o que faço " em termos de educação, a criança ou jovem pode acatar em um primeiro momento por medo dos pais ou educadores, mas no futuro prevalecerá o exemplo.

2 _ O que seriam, em sua opinião, bons exemplos que poderíamos dar aos nossos filhos?

Hábitos morais, respeito ao ser humano, religiosidade, educação ambiental, cidadania, etc

3 _ Vocês costumam dar exemplos sempre que possível?

Sempre, pois sei que isso auxiliará muito na formação da personalidade daqueles "filhos" e alunos que nos compartilham a jornada, claro que muitas vezes nos flagramos pela falta de vigilia em atitudes não muito legais, mas imediatamente devemos nestes casos nos recompormos e explicarmos as crianças que também estamos aprendendo ainda e estamos tentando nos corrigir.

4 _ Algum relato, ou texto, dentro do tema? Poste aqui!

Em minha casa quando isso acontece conversamos com as crianças e pedimos que também nos auxiliem a abandonar estes hábitos

.Lembrando que não são necessários grandes atos para que eles aprendam coisas "erradas" , exemplos de pequenas atitudes que devemos nos policiar quando estamos diante das crianças e adolescentes são :

- Falar palavrõezinhos, são aqueles bem "corriqueiros" que nos levam a prática de falar aqueles bem terríveis. Hoje vemos palavrões de toda ordem na boca de crianças e adolescentes , e muitas vezes os pais não corrigem e também falam, achando normal .

- Pequenas mentiras para esconder fatos errados, como atestados médicos falsos, desculpas mentirosas para justificar faltas, etc

- Beber pouco ou muito, a visão dos jovens nesse caso é a mesma e aumentará o desejo de experimentar. ( Já ví pais que insistem para que os filhos ainda crianças provem bebidas alcoolicas, eu mesmo me lembro que meu próprio pai me fez tomar uma caipirinha com 10 anos de idade , e não raro nas casas de meus tios e primos tomavamos vinho com um pouco de água e açucar como refresco desde que éramos muito pequenos até na mamadeira)

- Aplicar o jeitinho para se dar bem, como: furar fila de cinema, copiar músicas, filmes, jogos, livros e softwares com direitos autorais reservados,

- Dirigir inconsequentemente, passar sinal fechado, ultrapassar a velocidade permitida para a via, estacionar em vaga para deficientes, parar na faixa de pedestres, xingar,

- Jogar lixo nas ruas e terrenos baldios, rios, etc

- Dizer que pode fazer xixi no mar ou na piscina.

- Falar mal do outro familiar na sua ausência.

Beijos

Paty Bolonha

---
Olá Amigos da Sala

Estava pensando no nosso estudo e associando a uma questão que me ocorreu que é a seguinte :

Estavamos falando sobre exemplos não é mesmo, então estava observando que dentro desse tamanho caos na política brasileira em questão de honestidade e ética , percebi que muitos de nossos candidatos são filhos, netos de políticos, e a coisa vem passando familiarmente há anos.
Será que na hora das eleições não seria interessante que todos nós avaliassemos o histórico não só do candidato mas também de seus antecessores familiares.
Uma daquelas questões falava sobre o que poderiamos dar aos nossos filhos como exemplo, acho que uma das coisas principais que lhes podemos passar é realmente a ética e a honestidade.

Abraços

Paty Bolonha
---
1 _ O que é mais importante: a teoria ou a prática? Por quê?
>Sem duvida, a prática pois muinta vezes falamos uma coisa e fazemos outra.
>2 _ O que seriam, em sua opinião, bons exemplos que poderíamos dar aos
>nossos filhos?
>Amando nossos semelhantes,como a nós mesmo.
>3 _ Vocês costumam dar exemplos sempre que possível?
>Sempre que posso.
>4 _ Algum relato, ou texto, dentro do tema? Poste aqui!
>Eu tenho um casal de filhos ,nunca minto p/eles.Para que posam aprender a
>senpre falar a verdade.
Glecimaria
---
1 _ O que é mais importante: a teoria ou a prática? Por quê?

Certa vez ouvi dizer "as palavras convidam, mas o exmplo arrasta". Desta forma a teoria(moral) tem que ser vivida e logicamente os estudo teorico tambem tem que ser particado para que tenhamos um norte em nossas ações.

2 _ O que seriam, em sua opinião, bons exemplos que poderíamos dar aos nossos filhos?

Evangelho de Cristo.

3 _ Vocês costumam dar exemplos sempre que possível?

Sim,entretanto...É difícil.

4 _ Algum relato, ou texto, dentro do tema? Poste aqui!

Sem comentarios, meus caros irmãos.

samir
---
1 _ O que é mais importante: a teoria ou a prática? Por quê?

No caso da educação acho que a teoria e práticas são igualmente importantes. E o que realmente imprime é vc acreditar no que fala, tentar provar e dar seus exemplos de vivência. Com isto além de ensinarmos estaremos nos reavaliando.

2 _ O que seriam, em sua opinião, bons exemplos que poderíamos dar aos nossos filhos?

Como na questão anterior, bons exemplos são expressões da nossa verdade. Verdade esta que deverá ser avaliada por nós e ditas do fundo do coração.

3 _ Vocês costumam dar exemplos sempre que possível?

Sim, acho que na informação ou no pate-papo, exemplo constroi.



Abraços Cleonice

---
Sabem, uma vez li um pensamento da antroposofia que diz assim "você não educa pelo que você faz, mas sim pelo que você é". Por isso precisamos ser hoje melhores do que ontem na certeza de que amanhã seremos melhores do que hoje. E por aí vai. Abraços. Claudia


Conclusão