Educar

203_ – TEMA: Relacionamento familiar: Pais e Filhos - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


TEMA: Relacionamento familiar: Pais e Filhos
Período: 26/08 à 02/09

Quando falamos em relação entre pais e filhos, se esta relação não é muito boa, nós espíritas costumamos logo buscar motivos nas reencarnações passadas.
E de fato muitas dessas incompatibilidades estão diretamente relacionadas com encarnações passadas.
Mas existem certos casos onde pai e filho nunca tiveram encarnações próximas (correlacionadas), nisso algum motivo desde o nascimento até os dias de hoje podem ter desencadeado aversões.

Quem já foi ou é filho e hoje é pai, sabe muito bem o dois lados da mesma moeda. Quem não lembra o trabalho que demos aos nossos pais e hoje temos que administrar nossos filhos.
Se você não foi um bom filho, ou não assimilou os métodos utilizados pelos seus pais, você terá sem dúvida problemas na aplicação de métodos de uma educação eficaz e positiva.

Em resumo se temos este tipo de problema, com o estudo e a prática dos ensinamentos Espíritas, temos em mãos uma grande ferramenta, obviamente que conta bastante a nossa força de vontade em melhorar esse inter-relacionamento entre pais e filhos.

Questões para estudo:
01 - O que o cônjuge pode fazer para ajudar no relacionamento entre pai e filho?
02 - Promover passeios, eventos externos ajuda no estreitamento de laços entre pais e filhos?
03 - A aplicação de uma educação deficitária e com autoritarismo atrapalha o relacionamento familiar entre pais e filhos?
04 - Uma situação: Um filho que tem mais afinidade com a mãe e a mãe com ele, pode influenciar no mal relacionamento entre o pai e o filho, justamente por estar sempre se compatibilizando com a mãe?
05 - Alguns problemas que os pais possam vir a ter (alcoolismo), pode agravar questões reencarnatórias quanto ao relacionamento entre entre pais e filhos?


Quem tiver algum relato "dentro do tema" ou algo mais a acrescentar além das "questões para estudo", que fiquem a vontade para aqui descrever.


Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão